Destaques

Google Pixel 4A: como é utilizá-lo em 2024?

Imagem
Depois de experimentar o LG Nexus 5X durante algum tempo, um dos últimos telefones que recebeu este nome, diga-se de passagem (o último Nexus foi o 6P), chegou a vez de voltar a ter em mãos mais um telefone da Google bastante interessante, que é o Pixel 4A. Nesse pequeno artigo, eu gostaria de compartilhar a vocês um pouco da experiência que eu tive em utilizar o Pixel 4A em pleno 2024, contando seus prós e contras e se ainda vale a pena comprar este aparelho tão peculiar que herda características que lembram bastante o iPhone SE. Introdução Para quem não sabe, o Google Pixel 4A é um aparelho desenvolvido pela Google, lançado em 2020 e fabricado pela Foxconn e HTC. Assim como na geração anterior, o Pixel 4A representa uma variação mais acessível da linha Pixel, com menos recursos em relação ao Pixel 4, tais como uma tela menor, uma única câmera principal, um processador mais modesto e um design mais simples, somados a um preço reduzido. É bem provável que a letra A significa "Ace

Bateu arrependimento? Saiba como fazer o downgrade do Android no Samsung Galaxy S10/S10+/S10e


Olá pessoal! Pois é, a promessa se concretizou há alguns meses quando a linha Galaxy S10 começou a receber o Android 12 juntamente com a OneUI 4.0, trazendo uma série de melhorias e novidades da nova versão (você pode conferir a lista completa aqui). Porém, pode ser que isso não tenha sido motivo suficiente para permanecer nessa versão, como foi o meu caso com o Samsung Galaxy S10e, o qual após alguns meses de uso notei uma queda perceptível no desempenho geral e no consumo de bateria. Por isso eu gostaria de mostrar a vocês como é possível retornar ao Android 11 de uma forma bem simples e rápida. Vamos lá?



Antes de começar
- Os dados do telefone poderão ser excluídos. Portanto, certifique-se de fazer um backup antes de prosseguir;
- É recomendado carregar a bateria em pelo menos 50 por cento antes de continuar;
- Por fim, não me responsabilizo por quaisquer danos que possam ocorrer com o dispositivo.


Primeiro passo

Faça o download da ferramenta Samsung Odin, em seguida faça o download do firmware do Android 11 que seja adequado para o seu aparelho. Para saber qual firmware é o correto, é necessário identificar qual é a versão do binário do seu aparelho.

IMPORTANTE
- É necessário baixar APENAS a versão compatível com os binários do seu aparelho. A instalação incorreta poderá acarretar em corrupção de dados e/ou falhas durante a instalação.

Para identificar a versão dos binários é muito simples. Basta acessar Configurações/Sobre o telefone/Informações do software e finalmente Versão de banda de base. Esse código informa qual é a versão dos bináros da seguinte forma:

Vamos tomar como exemplo o meu aparelho. A versão da banda base é G970FXXSEFUJ2 conforme a imagem a seguir:

O código dos binários está localizado no quinto dígito em ordem inversa, ou seja, nesse caso o código da versão vale E. De acordo com a tabela de códigos de versão, a letra E nesse caso está associada à versão 14 dos binários:

Da mesma forma é possível baixar a versão adequada para o seu telefone, seja ele o Galaxy S10, S10+, S10e ou mesmo outros modelos, como o S20. O metódo se aplica de forma semelhante.


Segundo passo

Com a firmware correta em mãos, é hora de gravá-la no aparelho através do Samsung Odin. A ferramenta recomenda restaurar para as configurações de fábrica ou remover a conta do Google antes de realizar o procedimento, de modo a evitar que a mesma bloqueie o aparelho após a instalação. Após essa etapa, vamos extrair a firmware em uma pasta qualquer. Haverão cinco arquivos conforme a imagem a seguir:


Execute o Samsung Odin e adicione cada arquivo em seu respectivo local de acordo com suas iniciais. Por exemplo, o arquivo com a inicial AP deve ser adicionado no local AP do Odin, enquanto que o arquivo com a inicial BL deve ser adicionado no local com o botão BL, HOME em USERDATA e assim por diante:



Terceiro passo

Agora vamos conectar o Smartphone ao computador em modo Download. Para isso, desligue o aparelho, pressione os botões Volume - e o botão do assistente Bixby juntos e então conecte o aparelho ao computador através de um cabo USB. Deverá aparecer uma tela como essa a seguir:


Pressione o botão Volume + para prosseguir. Se tudo correu bem até aqui, o telefone estará em modo Download:


Agora basta voltar no Odin, clicar em Start e aguardar o processo que é bastante rápido e normalmente não leva mais do que 2 ou 3 minutos para concluir:


Se tudo ocorreu bem, o Samsung exibirá a mensagem Pass! e o telefone reiniciará:


Mas pode ser que surja um erro desse tipo:


Não se preocupe! Quando isso acontece, significa que os dados pessoais do aparelho não estão acessíveis (por isso é importante efetuar um backup antes de começar). Pressione o botão Volume - para escolher a opção Factory data reset. Em seguida pressione o botão Power, confirme novamente pressionando Volume - e Power e aguarde...


Se não ocorreu nenhum problema até aqui, parabéns! O seu aparelho voltou a funcionar com o Android 11. Para finalizar, deixo uma dica importante: se você não tiver mais pretensões de atualizar o sistema para o Android 12, recomenda-se desativar o download autmático das atualizações, ou caso contrário o aparelho voltará a atualizar para a última versão do sistema operacional.



E é isso! Espero que tenha ajudado.

Até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares