Destaques

Lenovo Thinkplus GM2 Pro: unboxing e primeiras impressões

Imagem
Olá pessoal! O Lenovo Thinkplus Livepods GM2 Pro são fones de ouvido intra auriculares exclusivos do mercado chinês que possuem tecnologia TWS, conexão Bluetooth 5.3, modo gamer, proteção IPX5 e bateria de até 5 horas de duração. Ele aparece com certa frequência em promoções no AliExpress, Mercado Livre ou mesmo na Shopee, por isso eles despertaram o meu interesse em adquirí-los. Nesse vídeo eu gostaria de deixar registrado o meu unboxing e quais foram as primeiras impressões que eu tive com esses fones de ouvido da Lenovo. Link para compra do Lenovo Thinkplus GM2 Pro: https://shope.ee/5fRQbLfNol

Bateu arrependimento? Saiba como fazer o downgrade do Android no Samsung Galaxy S10/S10+/S10e


Olá pessoal! Pois é, a promessa se concretizou há alguns meses quando a linha Galaxy S10 começou a receber o Android 12 juntamente com a OneUI 4.0, trazendo uma série de melhorias e novidades da nova versão (você pode conferir a lista completa aqui). Porém, pode ser que isso não tenha sido motivo suficiente para permanecer nessa versão, como foi o meu caso com o Samsung Galaxy S10e, o qual após alguns meses de uso notei uma queda perceptível no desempenho geral e no consumo de bateria. Por isso eu gostaria de mostrar a vocês como é possível retornar ao Android 11 de uma forma bem simples e rápida. Vamos lá?



Antes de começar
- Os dados do telefone poderão ser excluídos. Portanto, certifique-se de fazer um backup antes de prosseguir;
- É recomendado carregar a bateria em pelo menos 50 por cento antes de continuar;
- Por fim, não me responsabilizo por quaisquer danos que possam ocorrer com o dispositivo.


Primeiro passo

Faça o download da ferramenta Samsung Odin, em seguida faça o download do firmware do Android 11 que seja adequado para o seu aparelho. Para saber qual firmware é o correto, é necessário identificar qual é a versão do binário do seu aparelho.

IMPORTANTE
- É necessário baixar APENAS a versão compatível com os binários do seu aparelho. A instalação incorreta poderá acarretar em corrupção de dados e/ou falhas durante a instalação.

Para identificar a versão dos binários é muito simples. Basta acessar Configurações/Sobre o telefone/Informações do software e finalmente Versão de banda de base. Esse código informa qual é a versão dos bináros da seguinte forma:

Vamos tomar como exemplo o meu aparelho. A versão da banda base é G970FXXSEFUJ2 conforme a imagem a seguir:

O código dos binários está localizado no quinto dígito em ordem inversa, ou seja, nesse caso o código da versão vale E. De acordo com a tabela de códigos de versão, a letra E nesse caso está associada à versão 14 dos binários:

Da mesma forma é possível baixar a versão adequada para o seu telefone, seja ele o Galaxy S10, S10+, S10e ou mesmo outros modelos, como o S20. O metódo se aplica de forma semelhante.


Segundo passo

Com a firmware correta em mãos, é hora de gravá-la no aparelho através do Samsung Odin. A ferramenta recomenda restaurar para as configurações de fábrica ou remover a conta do Google antes de realizar o procedimento, de modo a evitar que a mesma bloqueie o aparelho após a instalação. Após essa etapa, vamos extrair a firmware em uma pasta qualquer. Haverão cinco arquivos conforme a imagem a seguir:


Execute o Samsung Odin e adicione cada arquivo em seu respectivo local de acordo com suas iniciais. Por exemplo, o arquivo com a inicial AP deve ser adicionado no local AP do Odin, enquanto que o arquivo com a inicial BL deve ser adicionado no local com o botão BL, HOME em USERDATA e assim por diante:



Terceiro passo

Agora vamos conectar o Smartphone ao computador em modo Download. Para isso, desligue o aparelho, pressione os botões Volume - e o botão do assistente Bixby juntos e então conecte o aparelho ao computador através de um cabo USB. Deverá aparecer uma tela como essa a seguir:


Pressione o botão Volume + para prosseguir. Se tudo correu bem até aqui, o telefone estará em modo Download:


Agora basta voltar no Odin, clicar em Start e aguardar o processo que é bastante rápido e normalmente não leva mais do que 2 ou 3 minutos para concluir:


Se tudo ocorreu bem, o Samsung exibirá a mensagem Pass! e o telefone reiniciará:


Mas pode ser que surja um erro desse tipo:


Não se preocupe! Quando isso acontece, significa que os dados pessoais do aparelho não estão acessíveis (por isso é importante efetuar um backup antes de começar). Pressione o botão Volume - para escolher a opção Factory data reset. Em seguida pressione o botão Power, confirme novamente pressionando Volume - e Power e aguarde...


Se não ocorreu nenhum problema até aqui, parabéns! O seu aparelho voltou a funcionar com o Android 11. Para finalizar, deixo uma dica importante: se você não tiver mais pretensões de atualizar o sistema para o Android 12, recomenda-se desativar o download autmático das atualizações, ou caso contrário o aparelho voltará a atualizar para a última versão do sistema operacional.



E é isso! Espero que tenha ajudado.

Até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares