Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados


Recentemente me deparei com uma situação inusitada e confesso que ela me rendeu um pequeno susto. O leitor biométrico do Samsung Galaxy A30 simplesmente parou de funcionar! Ao tentar desbloquear a tela com o sensor, surgia a mensagem "Sem correspondência" em todas as tentativas. O problema a princípio parece físico, mas é possível notar que o sensor responde aos toques, portanto nesse caso trata-se de um problema de reconhecimento do sistema. E agora o que fazer?


Existe uma maneira bem simples de tentar solucionar este "bug" a qual acabou funcionando para mim, então eu gostaria de compartilhar a vocês como fazer. Esta falha se aplica ao modelo em questão, mas este problema pode ocorrer em em outros modelos, como é o caso do Galaxy A10, A20 ou mesmo o A50. Vamos lá?

Execute os passos a seguir nessa ordem:

1. Acesse o menu Configurações:

2. Acesse a opção Biometria e segurança:

3. Acesse a opção Impressões digitais:

4. Desmarque a opção Desbloquear com digitais:

5. Remova todas as impressões digitais cadastradas:

6. Adicione novamente as impressões digitais

Pronto! Agora é só testar. Para isso, toque na opção Verif. impress. dig. adicionadas para verificar se a(s) nova(s) impressão(ões) digital(ais) está(ão) funcionando.

Comentários

  1. Obrigada! Solucionou o meu problema !!!

    ResponderExcluir
  2. JÁ TENTEI ESTA DICA E NÃO FUNCIONOU QUE FAÇO, ME AJUDEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo aconteceu de algumas vezes não dar certo de primeira, sendo necessário remover todas as impressões cadastradas, reiniciar o aparelho e tentar novamente. Recentemente saiu a atualização para o Android 11 (One UI 3.1) no A30 e aparentemente o problema parou de ocorrer.

      Excluir
    2. Tenho o A30 há um bom tempo, nunca tive problema com absolutamente nada. Após a atualização para o android 11, ficou terrível. O celular não reconhece a biometria, já tentei excluir e configurar várias vezes, e fica dando um Bug na tela, em alguns momentos.

      Excluir
    3. Olá! Também recebi a atualização para o Android 11 semana passada e confesso que fiquei com este medo. A primeiro momento eu apenas aceitei a atualização, e isso foi um erro, pois eu percebi que ele manteve alguns elementos do Android 10, então aconselho fortemente a restaurar todas as configurações de fábrica assim que possível.

      Excluir
  3. Meu celular nao quer desbloquear pela digital tento resolver o problema mas nao tem como entrar para tirar as digitais nem entra teria como fazer de outra maneira já tentei de tudo só falta trocar a digital

    ResponderExcluir
  4. Já fiz isso ja tentei de tudo mas não entra uma nova biometria não 👎👎

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se mesmo removendo todas as impressões, reiniciando o aparelho e repetindo o processo não resolver, excluindo a hipótese de sensor sujo ou dedos sem digital, então pode ser que o sensor está com problemas.

      Excluir

  5. Meu celular nao quer desbloquear pela digital tento resolver o problema mas nao tem como entrar para tirar as digitais nem entra teria como fazer de outra maneira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não entendi muito bem sua pergunta, você não consegue desbloquear a tela com um PIN ou um padrão? Uma alternativa seria fazer um hard reset no aparelho (Link: https://loucoporandroid.com/como-formatar-a-galaxy-a30-hard-reset/). Mas esteja ciente de que ao fazer isso todos os dados do celular serão apagados.

      Excluir
  6. Eu já fiz, isso mas continua dando erro, não tem mais nada que possa resolver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Uma coisa que eu percebi é que às vezes foi necessário reiniciar o aparelho depois de remover todas as impressões digitais para então repetir o processo. Em último caso considere restaurar as configurações de fábrica.

      Excluir
    2. O meu eu reiniciei d fabrica e não tá adiantando, continua não funcionando a Biometria
      Sendo q tava funcionando de boas até ontem, do nada ele fica dando informação d erro e pedindo pra caso continue pra eu reiniciar o telefone, já reiniciei, desliguei e liguei, reiniciei ele d fabrica, e nada....
      Não quer funcionar e agr não consigo usar alguns apps como o pay pal e pix pq fica pedindo biometria mas nao ta funcionando

      Excluir
  7. Excelente, resolvi o meu problema , continua aparecendo escrito sem correspondência porém esta funcionando , muito eficiente este vídeo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! kkk É muito estranho continuar aparecendo o aviso, certamente é algum bug, mas que bom que deu certo!

      Excluir
  8. Não consegui. Qdo clico em impressões Digitais ... aparece uma tela onde diz q o sensor não tá funcionando.. orienta de reiniciar .. mas não deu certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu reiniciei ja e tbm nao funcionou
      Ja reiniciei d fabrica e nada
      Isso é um bug recente e eu aguardo ansioso pela solução

      Excluir
    2. Olá. Você atualizou ele pro Android 11 e depois restaurou as configurações de fábrica? Digo isso porque depois que eu fiz isso ele não teve mais esse problema.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares

Como recolocar uma película de Smartphone/Tablet sem deixar resíduos

Como obter as imagens em destaque da tela de bloqueio do Windows 10

Como transformar o cartão SD em memória interna

Instalando o Zorin OS no PC

Como fazer dual boot com o Zorin OS 16

Como obter o Packet Tracer gratuitamente

Como corrigir a falha do dual boot do Manjaro após a atualização do Windows

Melhores Apps para Escrita