Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados


Recentemente me deparei com uma situação inusitada e confesso que ela me rendeu um pequeno susto. O leitor biométrico do Samsung Galaxy A30 simplesmente parou de funcionar! Ao tentar desbloquear a tela com o sensor, surgia a mensagem "Sem correspondência" em todas as tentativas. O problema a princípio parece físico, mas é possível notar que o sensor responde aos toques, portanto nesse caso trata-se de um problema de reconhecimento do sistema. E agora o que fazer?


Existe uma maneira bem simples de tentar solucionar este "bug" a qual acabou funcionando para mim, então eu gostaria de compartilhar a vocês como fazer. Esta falha se aplica ao modelo em questão, mas este problema pode ocorrer em em outros modelos, como é o caso do Galaxy A10, A20 ou mesmo o A50. Vamos lá?

Execute os passos a seguir nessa ordem:

1. Acesse o menu Configurações:

2. Acesse a opção Biometria e segurança:

3. Acesse a opção Impressões digitais:

4. Desmarque a opção Desbloquear com digitais:

5. Remova todas as impressões digitais cadastradas:

6. Adicione novamente as impressões digitais

Pronto! Agora é só testar. Para isso, toque na opção Verif. impress. dig. adicionadas para verificar se a(s) nova(s) impressão(ões) digital(ais) está(ão) funcionando.

Comentários

  1. Obrigada! Solucionou o meu problema !!!

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  2. JÁ TENTEI ESTA DICA E NÃO FUNCIONOU QUE FAÇO, ME AJUDEM

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    1. Comigo aconteceu de algumas vezes não dar certo de primeira, sendo necessário remover todas as impressões cadastradas, reiniciar o aparelho e tentar novamente. Recentemente saiu a atualização para o Android 11 (One UI 3.1) no A30 e aparentemente o problema parou de ocorrer.

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    2. Tenho o A30 há um bom tempo, nunca tive problema com absolutamente nada. Após a atualização para o android 11, ficou terrível. O celular não reconhece a biometria, já tentei excluir e configurar várias vezes, e fica dando um Bug na tela, em alguns momentos.

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    3. Olá! Também recebi a atualização para o Android 11 semana passada e confesso que fiquei com este medo. A primeiro momento eu apenas aceitei a atualização, e isso foi um erro, pois eu percebi que ele manteve alguns elementos do Android 10, então aconselho fortemente a restaurar todas as configurações de fábrica assim que possível.

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  3. Meu celular nao quer desbloquear pela digital tento resolver o problema mas nao tem como entrar para tirar as digitais nem entra teria como fazer de outra maneira já tentei de tudo só falta trocar a digital

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  4. Já fiz isso ja tentei de tudo mas não entra uma nova biometria não 👎👎

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    1. Se mesmo removendo todas as impressões, reiniciando o aparelho e repetindo o processo não resolver, excluindo a hipótese de sensor sujo ou dedos sem digital, então pode ser que o sensor está com problemas.

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  5. Meu celular nao quer desbloquear pela digital tento resolver o problema mas nao tem como entrar para tirar as digitais nem entra teria como fazer de outra maneira?

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    1. Olá. Não entendi muito bem sua pergunta, você não consegue desbloquear a tela com um PIN ou um padrão? Uma alternativa seria fazer um hard reset no aparelho (Link: https://loucoporandroid.com/como-formatar-a-galaxy-a30-hard-reset/). Mas esteja ciente de que ao fazer isso todos os dados do celular serão apagados.

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  6. Eu já fiz, isso mas continua dando erro, não tem mais nada que possa resolver?

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    1. Olá. Uma coisa que eu percebi é que às vezes foi necessário reiniciar o aparelho depois de remover todas as impressões digitais para então repetir o processo. Em último caso considere restaurar as configurações de fábrica.

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    2. O meu eu reiniciei d fabrica e não tá adiantando, continua não funcionando a Biometria
      Sendo q tava funcionando de boas até ontem, do nada ele fica dando informação d erro e pedindo pra caso continue pra eu reiniciar o telefone, já reiniciei, desliguei e liguei, reiniciei ele d fabrica, e nada....
      Não quer funcionar e agr não consigo usar alguns apps como o pay pal e pix pq fica pedindo biometria mas nao ta funcionando

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  7. Excelente, resolvi o meu problema , continua aparecendo escrito sem correspondência porém esta funcionando , muito eficiente este vídeo

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    1. Nossa! kkk É muito estranho continuar aparecendo o aviso, certamente é algum bug, mas que bom que deu certo!

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  8. Não consegui. Qdo clico em impressões Digitais ... aparece uma tela onde diz q o sensor não tá funcionando.. orienta de reiniciar .. mas não deu certo.

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    1. Eu reiniciei ja e tbm nao funcionou
      Ja reiniciei d fabrica e nada
      Isso é um bug recente e eu aguardo ansioso pela solução

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    2. Olá. Você atualizou ele pro Android 11 e depois restaurou as configurações de fábrica? Digo isso porque depois que eu fiz isso ele não teve mais esse problema.

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  9. Boa tarde!
    Troquei a minha placa e não consigo usar a digital. Pede para calibrar. Alguma ajuda? Já fiz reset. Obg

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  10. A71 deu certo, muito grato pela dica!

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  11. Meu celular é o Samsung A12 a biometria nao funciona nem entra na opção de apagar as digitais da sensor de impressão digital não funcionando já troquei onde coloca a digital e nada não sei oq fazer

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  12. Olá, a minha tela não apaga, não bloqueia com a digital, apenas desbloqueia!
    Isso é normal? Tenho o Samsung A12

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    1. Olá! Sim, é normal. O sensor de digitais apenas desbloqueia a tela, ele não bloqueia ela.

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  13. Resolvi o meu problema! Valeu pela as dicas!!!

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  14. Tenho o A11 e hj ele parou de reconhecer a digital,e não consigo desativa pra pode cadastrar novamente aparece uma msg dizendo pra reiniciar o aparelho já fiz isso e não voltou.o que faço?

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    1. Limpe bem o sensor de digitais e tente cadastrar uma nova sem remover a atual. Caso ainda não resolva, realize um backup do aparelho e restaure as configurações de fábrica. Se mesmo assim não funcionar, pode haver um problema no sensor.

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