Destaques

Google Pixel 4A: como é utilizá-lo em 2024?

Imagem
Depois de experimentar o LG Nexus 5X durante algum tempo, um dos últimos telefones que recebeu este nome, diga-se de passagem (o último Nexus foi o 6P), chegou a vez de voltar a ter em mãos mais um telefone da Google bastante interessante, que é o Pixel 4A. Nesse pequeno artigo, eu gostaria de compartilhar a vocês um pouco da experiência que eu tive em utilizar o Pixel 4A em pleno 2024, contando seus prós e contras e se ainda vale a pena comprar este aparelho tão peculiar que herda características que lembram bastante o iPhone SE. Introdução Para quem não sabe, o Google Pixel 4A é um aparelho desenvolvido pela Google, lançado em 2020 e fabricado pela Foxconn e HTC. Assim como na geração anterior, o Pixel 4A representa uma variação mais acessível da linha Pixel, com menos recursos em relação ao Pixel 4, tais como uma tela menor, uma única câmera principal, um processador mais modesto e um design mais simples, somados a um preço reduzido. É bem provável que a letra A significa "Ace

Samsung Galaxy S10e começa a receber o Android 12 (Primeiras impressões)


Pois é galera! Realmente aconteceu o que estávamos esperando. O Samsung Galaxy S10e, assim como o S10, o S10+ e outros modelos mais novos da marca sul coreana que estavam na lista dos aparelhos candidatos a receber a nova versão do sistema operacional da Google, começaram a receber ainda essa semana o Android 12 que entrega a quarta versão do sistema OneUI. A nova versão está recheada de novos recursos e melhorias em relação à versão anterior os quais você pode conferir aqui e aqui. Mas e o desempenho geral, será que aumentou? Bom, eu executei uma ferramenta de teste geral com o Galaxy S10e rodando tanto o Android 11 quanto o 12 e os resultados vocês acompanharão nesse post!

Faz poucos dias que recebi a atualização no meu Galaxy S10e e o que eu posso dizer até o momento é que não senti nenhuma diferença considerável de desempenho durante o uso diário. O sistema ainda continua fluído e funcionando bem, embora a pontuação exibida pelo Geekbench mostra o contrário:

 


À esquerda podemos ver a pontuação alcançada pelo Galaxy S10e rodando o Android 11 enquanto que à direita temos o resultado obtido pelo Android 12. Ambos os testes foram executados com a bateria em 100 por cento e nenhum processo rodando em segundo plano. Apesar da diferença pontual, não dá para afirmar que o desempenho realmente piorou, pois existem outros fatores que influenciam no desempenho da CPU como temperatura ambiente, temperatura do aparelho, intensidade do sinal de rede, versão do aplicativo entre outros.

Tela inicial da OneUI 4

Mas tem uma coisa que eu percebi em relação à experiência de uso. Seja apenas impressão ou não, eu percebi que o gesto de arrastar para a próxima grade de apps não está funcionando muito bem. Após a atualização tornou-se comum o sistema "confundir" o gesto horizontal com o vertical, fazendo com que a grade minimize ao invés de seguir para a próxima tela. O mesmo ocorre com a tela de aplicativos recentes, onde algumas vezes ele é minimizado quando deveria deslizar entre os cards.

Para quem utiliza gestos de navegação ao invés da barra de navegação tradicional também poderá presenciar falhas de gesto em alguns aplicativos onde o gesto de voltar é "confundido" com os gestos do próprio aplicativo. É como se a área de gestos da tela tivesse sofrido um pequeno ajuste fino que está causando um comportamento um pouco estranho às vezes.

Depois de quase três anos de vida, é muito legal o Samsung Galaxy S10e ainda receber a última atualização do sistema. Apesar da nova versão incorporar uma série de melhorias e recursos, sem comprometer o desempenho geral que continua muito bom, nem tudo são flores, pelo menos para mim. O sistema logo de início apresentou problemas de gestos na tela, por mais que sejam detalhes mínimos, o que me incomodou bastante. E a bateria está um tanto quanto questionável, uma vez que no meu uso geral ela caiu de 4 a 5 horas de uso de tela para menos de 3.

E aí, atualizou seu aparelho para a nova versão do Android? Conte para nós o que está achando da nova experiência aqui nos comentários.

Até a próxima!


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares