Destaques

Google Pixel 4A: como é utilizá-lo em 2024?

Imagem
Depois de experimentar o LG Nexus 5X durante algum tempo, um dos últimos telefones que recebeu este nome, diga-se de passagem (o último Nexus foi o 6P), chegou a vez de voltar a ter em mãos mais um telefone da Google bastante interessante, que é o Pixel 4A. Nesse pequeno artigo, eu gostaria de compartilhar a vocês um pouco da experiência que eu tive em utilizar o Pixel 4A em pleno 2024, contando seus prós e contras e se ainda vale a pena comprar este aparelho tão peculiar que herda características que lembram bastante o iPhone SE. Introdução Para quem não sabe, o Google Pixel 4A é um aparelho desenvolvido pela Google, lançado em 2020 e fabricado pela Foxconn e HTC. Assim como na geração anterior, o Pixel 4A representa uma variação mais acessível da linha Pixel, com menos recursos em relação ao Pixel 4, tais como uma tela menor, uma única câmera principal, um processador mais modesto e um design mais simples, somados a um preço reduzido. É bem provável que a letra A significa "Ace

Como publicar um projeto em Expo na Play Store

 

Depois de várias semanas, meses ou mesmo anos desenvolvendo e testando o novo aplicativo, finalmente chega o momento de publicá-lo na PlayStore! Quem utiliza o Expo CLI para o desenvolvimento em React Native sabe que é possível se beneficiar de muitas facilidades que ele proporciona durante o processo de publicação, sendo uma delas a geração dos artefatos necessários para a publicação na Play Store. Por isso, eu gostaria de mostrar a vocês como fazemos para gerar os famosos arquivos APK e AAB para publicarmos na loja da Google. Vamos lá?


Primeiro passo

Para começarmos a gerar esses artefatos, é necessário termos instalado o EAS ou Expo Application Services. Caso você nunca tenha executado o EAS, é possível instalá-lo, se necessário, via NPM através do comando abaixo dentro de um terminal:

npm install -g eas-cli

E caso ainda não possua, também será necessário criar uma conta na página do Expo.

Segundo passo

Com o EAS instalado no computador, agora temos condições de gerar os artefatos para publicarmos nosso app na PlayStore. Vamos começar gerando o arquivo .aab, pois assim o Expo vai criar um arquivo chamado eas.json, que contém um objeto do tipo JSON com as configurações do EAS.


Gerando o arquivo AAB

Com o diretório do projeto aberto em um terminal, vamos digitar o comando a seguir:

eas build -p android

Ele perguntará se desejamos criar um projeto EAS para o projeto que desejamos publicar. Pressionamos e teclamos Enter para continuar.


Em seguida ele pergunta qual será o nome do pacote da nossa aplicação. Digite o nome desejado ou  simplesmente pressione Enter para confirmar o nome sugerido.


Por fim, ele pergunta se desejamos criar uma nova chave ao nosso aplicativo. Pressione Y caso o processo automatico seja mais conveniente ou N se deseja adicionar uma chave existente mais tarde.


Após essas etapas, basta aguardar até que o processo esteja concluído. Isso pode demorar um pouco dependendo da concorrência dos servidores. Se tudo correr bem, ele informará um link de acesso ao arquivo .aab gerado. Basta então baixá-lo e ele estará pronto para ser publicado na Play Store!


Perceba no Expo todo o processo é bastante simples e automatizado. Esse é o ponto forte desse SDK, a facilidade que ele proporciona durante as configurações de projeto, ganhando tempo e permitindo que mantemos maior foco no código do que nas configurações em si, como ocorre no React Native em código nativo.



Gerando o arquivo APK

Para gerar o APK, basta editarmos o arquivo eas.json adicionando uma chave JSON com a propriedade buildType. Normalmente um arquivo eas.json possui esse conteúdo:


Vamos incluir uma chave chamada preview2, mas pode ser qualquer nome desejado. Nela adicionaremos a propriedade que permite ao EAS gerar o arquivo apk. Ao final ficará assim:


Com o arquivo modificado, basta digitarmos o comando a seguir no mesmo terminal e aguardar que o processo esteja concluído:

eas build -p android --profile preview2


Se tudo correr bem, ao final do procedimento teremos acesso a um link que nos redirecionará à dashboard do nosso projeto. Também é possível instalar no celular através do QR code ou mesmo em um emulador Android em execução no computador. 


Com o link aberto poderemos fazer o download do arquivo APK clicando em Options e Download build:


Viu como é mais simples com o Expo?

Dessa forma teremos os dois artefatos principais para teste ou distribuição na Play Store.

Espero que essa dica tenha ajudado

Até mais!


Fonte: Expo Build.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares