Destaques

Lenovo Thinkplus GM2 Pro: unboxing e primeiras impressões

Imagem
Olá pessoal! O Lenovo Thinkplus Livepods GM2 Pro são fones de ouvido intra auriculares exclusivos do mercado chinês que possuem tecnologia TWS, conexão Bluetooth 5.3, modo gamer, proteção IPX5 e bateria de até 5 horas de duração. Ele aparece com certa frequência em promoções no AliExpress, Mercado Livre ou mesmo na Shopee, por isso eles despertaram o meu interesse em adquirí-los. Nesse vídeo eu gostaria de deixar registrado o meu unboxing e quais foram as primeiras impressões que eu tive com esses fones de ouvido da Lenovo. Link para compra do Lenovo Thinkplus GM2 Pro: https://shope.ee/5fRQbLfNol

Dell S2421HN: é um bom monitor ou apenas uma "Dellcepção"?


Olá pessoal! Recentemente adquiri este monitor depois de um longo tempo pensando em substituir o meu antigo monitor da LG que começou a apresentar alguns sinais de velhice, digamos assim. Logo que ele chegou em casa eu decidi fazer um unboxing rápido para deixar minhas primeiras impressões depois de montar e utilizar o monitor durante algumas horas. Pois bem, faz quase uma semana que estou com ele em mãos e durante esses dias foi possível extrair mais detalhes a respeito dele, destacando alguns pontos positivos e negativos e finalmente concluindo se ele vale a pena ou não, de acordo com a minha experiência de uso e opinião sincera.


Introdução

Atualmente, o Dell S2421HN é um monitor que está situado em uma faixa de preço muito próxima de outros modelos gamers de entrada, como o Samsung 24T350, o LG 25UM58G, o MSI Optix G241V E2, o AOC Speed G2HE5, entre outos. Todos eles custam em média o mesmo preço, e por isso é possível que algumas pessoas acabem considerando também este modelo da Dell como opção de monitor para jogos e outras atividades. 

Neste post eu gostaria de deixar um pouco da experiência que eu tive com este monitor no quesito qualidade e custo-benefício, além de tratar alguns pontos importantes que muitas pessoas não levaram em consideração durante as análises e reviews no YouTube, por exemplo. Vou partilhar quais foram os pontos positivos e negativos que eu identifiquei nesse modelo, além de explicar cada um deles detalhadamente. Para não ficar redundante, você pode conferir as principais características e a ficha técnica do Dell S2421HN aqui.


✅ Pontos positivos

Construção e acabamento

Certamente um dos pontos que me chamaram a atenção, ainda mais por tratar-se de um monitor de baixo custo, é a qualidade da construção e o acabamento, pois eles são realmente bons. Não existem rebarbas, os botões de menu são pequenos, porém com a pressão de aperto corretas e as peças são muito bem encaixadas. A base de apoio é construída em metal com acabamento em plástico e possui um sistema de encaixe simples e prático, onde não é necessário nenhuma ferramenta para encaixá-la ao monitor. No meio ainda temos um orifício para organizar os cabos do monitor, com destaque para os conectores HDMI, de energia e saída de som, que são bastante firmes.

A base é bastante sólida e firme, com conectores bem encaixados

Dell Display Manager

O Dell Display Manager é um software compatível que permite acessar alguns dos ajustes do menu OSD no próprio Windows, tornando a experiência bastante simples e rápida. Basicamente ele permite alterar o brilho, contraste, modo de cores e resolução da tela, além de dividir a tela em várias formas sem a necessidade de acessar qualquer menu OSD. Chamado de Easy Arrange, o Dell Display Manager permite criar divisões de tela bastante interessantes e úteis, melhorando a produtividade e o aproveitamento de tela.

É possível escolher uma entre 38 modos de divisão de tela


Design

É um detalhe que pode não agradar a todos, é verdade, mas confesso que gostei bastante do design desse modelo. Ele é bem bonito e elegante, as bordas são muito finas, medindo apenas 5 milímetros, a traseira é bonita e texturizada e ele não é exageradamente largo, dando um aspecto de elegância ao equipamento. As cores são capazes de combinarem entre si, de modo que este monitor é capaz de harmonizar com qualquer ambiente com equipamentos de cor preto, prata ou branco. O design dos conectores dificulta um pouco o encaixe ao mesmo tempo que evita a torção dos cabos e permite até mesmo prender o monitor na parede através da conexão VESA.

O acabemento é bonito, as bordas são finas e o corpo é relativamente elegante


❌ Pontos negativos

Fonte interna

Por um lado, a fonte interna torna o ambiente mais limpo e sem aparatos externos pendurados por aí como presenciamos com as fontes de notebooks. Por outro, caso ela queime é necessário encaminhar a unidade a uma assistência técnica para efetuar o reparo, algo que poderia ser evitado se a fonte fosse externa, pois nesse caso seria necessário apenas comprar outra igual ou compatível, eliminando a necessidade de esperar dias ou semanas para realizar um reparo desse tipo. Bom, pelo menos a queima da fonte interna é um problema relativamente incomum de acontecer.

Acabamento anti-reflexo

O Dell S2421HN utiliza um revestimento anti-reflexo que a Dell chama de anti-glare 3H hardness, que no geral cumpre bem seu papel de evitar os reflexos provenientes da iluminação ambiente. Entretanto, ele não é tão bom assim, pois ele protege até demais, ao ponto de escurecer os cantos da tela quando visualizamos o monitor pelas laterais, principalmente quando deixamos o brilho baixo e olhamos para a tela em ângulos maiores que 60 graus, chegando a até mesmo comprometer os bons ângulos de visão que o painel IPS poderia proporcionar.

O acabamento anti-reflexo interfere nos ângulos de visão em brilho reduzido

 

Tempo de resposta

De todos os detalhes que não me agradaram tanto assim, certamente o pior deles foi a questão do tempo de resposta. Aqui acontece algo muito estranho quando ajustamos ele para os modos rápido ou extremo. A tela começa a exibir rastros de movimento totalmente percetíveis a olho nu, podendo até mesmo causar cansaço visual, dores de cabeça e vertigens. O efeito ganha potencial quando a tela exibe grande diferença de contraste, como por exemplo quando as imagens possuem fundo claro com elementos escuros em primeiro plano ou vice versa.

Na primeira imagem o tempo de resposta foi definido para rápido (5ms), enquanto que na segunda foi definido para normal (8ms). Perceba que na primeira imagem podemos observar um arrasto branco durante o movimento da tela, enquanto que na segunda imagem isso não ocorre. Esse fenômeno é chamado de overshooting, ou ghosting reverso, e todos os monitores estão suscetíveis a isso. Acontece que no Dell S2421HN o efeito é bastante perceptível, tornando os modos rápido e extremo inutilizáveis. Você pode conferir o efeito em vídeo logo abaixo.


Cores um pouco desequilibradas

O painel IPS desse modelo exibe boas cores com brilho mais que suficiente para uma ampla variedade de iluminação ambiente. Porém, algumas vezes temos a impressão de que algo não está legal. As cores parecem estar levemente "estouradas" ou o brilho e o gama parecem estar altos demais em algumas situações, como durante uma leitura ou visualização de elementos na tela com tons semelhantes. Isso não significa que a tela seja ruim, mas sim que em alguns momentos ela poderá desagradar algumas pessoas com uma visão mais sensível ou que exigem precisão cromática, como designers por exemplo. Felizmente é possível minimizar os efeitos com alguns dos modos de cor predefinidos.

Áté mesmo um painel VA (direita) consegue exibir cores mais suaves


Conclusão

Sinceramente, é difícil recomendar este monitor para determinados tipos de usuários. Para quem deseja economizar e adquirí-lo para jogar, este definitivamente não é um monitor para games. O painel IPS, apesar de ser ok, peca um pouco nas cores e muito no tempo de resposta, obrigando utilizar confortavelmente somente o modo mais lento, o que poderá incomodar bastante jogadores mais competitivos. Para quem utiliza o monitor para fotografia, design e edição de imagens, este também não é uma boa opção, uma vez que ele exibe cores levemente saturadas e que muitas vezes levanta a dúvida de que o que estamos vendo realmente é daquela forma ou não.

Então quer dizer que este produto é uma Dellcepção? Mas é claro que não! Apesar dele pecar um pouco nos detalhes mencionados, ele ainda pode ser uma opção muito boa para quem busca um monitor para propósito geral e não pretende exigir muito. Afinal, ele foi desenvolvido justamente para isso. Pessoas que trabalham com planilhas, desenvolvedores ou estudantes poderão fazer bom uso deste belo equipamento, uma vez que eles terão em mãos um belo monitor com um painel que dificilmente apresentará problemas como artefatos visuais e dead pixels, muito comuns em monitores baratos.

Se você está procurando economizar, saiba que existem outros monitores que poderão entregar resultados melhores. O MSI Optix G241V E2, por exemplo, poderá ser uma opção mais interessante para quem busca um monitor barato para games ou mesmo quem trabalha com design, graças à sua gama de cores elevada. Para quem busca produtividade, poderá render melhores resultados com o LG 25UM58G, por exemplo, que custa praticamente o mesmo preço, mas entrega uma tela maior, com melhor qualidade e proporção ultra wide.

Agora, se você for um usuário não tão exigente que simpatiza a marca, o Dell S2421HN poderá ser uma opção interessante sim. Você terá em mãos um equipamento que, apesar de pecar em alguns aspectos, ainda entregará uma base sólida, com qualidade aceitável, design moderno e uma pós-venda que divide opiniões. Apesar de alguns usuários relatarem problemas ao acionar a garantia, ela ainda consegue ser uma das melhores entre os fabricantes por oferecer 3 anos de suporte, garantia contra dead pixels e troca imediata do monitor caso ocorra algum defeito.

Então é isso pessoal! Essa foi a experiência que eu tive durante essa semana utilizando o aparelho. Espero que ela tenha ajudado de alguma forma e caso você possua um, não deixe de relatar suas experiências também, pois assim você ajudará as pessoas a decidir se vale a pena ou não.

Até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares