Dell S2421HN: unboxing e primeiras impressões


Saudações pessoal! Já faz algum tempo que estou em busca de um novo monitor para substituir o meu bom e velho LG W2253V, que já começou a apresentar sinais de "velhice" como linhas verticais que surgem dependendo do que é exibido na tela e desligamentos repentinos. Não foi à toa que eu achei uma boa ideia escrever um pouco a respeito das melhores opções de monitores por até 1200 reais. Afinal, eu também estava em busca de um! Depois de vários meses (quase anos) pensando em qual pegar, me arrisquei e escolhi o Dell S2421HN, modelo relativamente novo que a Dell lançou ano passado. 


Introdução

Como existem poucos vídeos em português falando a respeito desse monitor e praticamente nenhum unboxing/análise/review publicado de forma textual, resolvi então deixar um pouco das minhas impressões a respeito desse belo monitor, o qual depois de algum tempo pretenderei estender em posts futuros para deixar minha análise/review e finalmente concluir se ele vale a pena ou não, segundo minhas impressões de uso. Bem, sem mais delongas, vamos ao que interessa!


Fonte: Padi UMKM.

Este monitor foi anunciado oficialmente dia 15 de Junho de 2021 aqui no Brasil. Ele faz parte da série S (Consumer), uma linha de entrada da marca que situa-se entre as séries E e P, e é destinado ao uso corporativo como escritórios, escolas ou estabelecimentos comerciais, por exemplo, trazendo o necessário para o uso básico, mas sem abrir mão da qualidade. Resumidamente, ele é um monitor para uso geral que traz tecnologia IPS, tela de 23.8 polegadas em resolução FullHD, bordas finas e taxa de atualização de até 75Hz. Você pode conferir maiores detalhes aqui.

  • Tamanho da tela: 23,8 polegadas;
  • Tipo de painel: IPS LED;
  • Proporção: 16:9;
  • Resolução nativa: Full HD (1920 x 1080 pixels a 75Hz);
  • Distância entre pixel: 0,2745 mm x 0,2745 mm;
  • Brilho: 250 cd/m² (típico);
  • Relação de contraste: 1.000: 1 (típico);
  • Tempo de resposta: Normal: 8ms (gtg) / Rápido: 5ms (gtg) / Extremo: 4ms (gtg);
  • Suporte a cores: 16,7 milhões de cores (99% sRGB);
  • Conexões: 2x HDMI 1.4 e 1 saída de áudio de 3,5 mm;
  • Ajustes de inclinação: -5 ° / 21 °;
  • Dimensões com suporte: 53,7x 41,15x 15,24 cm;
  • Peso: 3,4Kg;
  • Preço sugerido: R$ 1.249,00.

Na época eu pensei seriamente em adquirir outra opção. O Samsung série T350, o LG MP400B e o LG 24ML600M, além do Philips 242V8A foram algumas das opções que eu cogitei adquirir na época, mas depois de pesquisar um pouco em alguns fóruns, encontrei muitos usuários relatando os mesmos problemas, como vazamentos de luz, IPS glowing, dead pixels (Philips) e linhas verticais dependendo das cores que são exibidas na tela. Esses relatos me deixaram com um pouco de receio e serviram de motivação para eu procurar outras opções. 

Foi então que eu lembrei dos monitores da Dell, que mesmo não sendo as melhores opções do mercado, ainda possuem um índice de reclamação menor em relação aos modelos mencionados, em especial ao modelo S2421HN, que apesar de ser relativamente novo, já está há quase um ano no mercado. Será que ele é realmente bom para o que foi proposto ou será apenas uma "Dellcepção"? Bom, espero que não, mas é isso que pretendo descobrir daqui para frente!


O que vem na caixa

O Dell S2421HN vem embalado em uma caixa de papelão simples que pode sofrer variações dependendo da região (existe uma variação que vem embalada em uma caixa branca bem bonita por sinal). Nela temos um cabo HDMI, um certificado de garantia, um guia rápido, uma base na cor prata, um "pescoço" na mesma cor, que é encaixado na base, uma tampa para esconder a furação VESA, um cabo de força comum em fontes ATX (este modelo possui fonte interna) e, é claro, o monitor propriamente dito. Todas as peças são revestidas em plástico na cor prata com partes internas em metal.

O Dell S2421HN acompanha cabos de força e HDMI 1.4

Este monitor possui duas conexões HDMI 1.4, permitindo conectar dois dispositivos ao mesmo tempo, sem gerar a concorrência quando temos somente uma porta HDMI, além de uma saída de som de 3,5 milímetros para conectar uma caixinha de som, um headset ou mesmo um fone de ouvido, por exemplo. Ele também possui uma conexão VESA 100x100 milímetros, permitindo fixá-lo em um suporte de parede ou mesmo um suporte articulado, ampliando assim as possibilidades de ajustes, que são escassas, uma vez que ele possui apenas ajuste de inclinação da tela.

Todas as peças de encaixe são de metal revestidas em plástico

A montagem é realmente simples e não há necessidade de utilizar quaisquer ferramentas ou acessórios. Basta encaixar o "pescoço" à base, apertar o parafuso emabaixo com o auxílio de uma borboleta e, por fim, encaixar o gancho do pescoço ao monitor até ouvir uma espécie de click. O monitor acompanha uma tampa traseira na mesma cor para esconder as furações da conexão VESA e dar acabamento.


Primeiras impressões

De todas as impressões iniciais que eu tive, certamente a mais marcante foi o design. Apesar de poder desagradar alguns, o monitor definitivamente não é feio. Eu diria que ele é mais bonito ao vivo do que nas imagens ilustrativas. O acabamento é bom, não há nenhum tipo de rebarba, tudo encaixa satisfatoriamente bem e, apesar de ser um monitor básico, em nenhum momento ele transmitiu aquela sensação de fragilidade em seus componentes como costumamos ver em monitores mais baratos. Ele possui bordas laterais e superior de apenas 5 milímetros que dão uma sensação muito curiosa, pois temos um corpo com as mesmas dimensões de um monitor convencional de 22 polegadas, porém com 23.8 graças às bordas finas.

As bordas têm a metade da largura do LG 25UM58G

Aqui deixo duas ressalvas de design que particularmente não me agradaram. A primeira está relacionada com as suas dimensões. É um monitor ligeiramente alto, com distância entre base e tela de aproximadamente 10,6 centímetros. A altura pode ser ideal para mesar mais baixas, mas pode não agradar as mais altas, justamente pelo fato de não haver ajustes de altura da base. Não que seja ruim, mas se estiver pensando em adquirir este modelo, considere este parâmetro também para garantir a ergonomia em seu ambiente de trabalho.

A segunda ressalva que encontrei está relacionada à posição de encaixe  dos cabos posicionados na vertical. Apesar desse formato permitir que os cabos não dobrem, é particularmente um incômodo quando desejamos encaixar um cabo HDMI adicional ou mesmo um saída de som P2, por exemplo. Mas tem coisas muito legais também. A base desse monitor é ótima! Ela é realmente pequena comparada ao tamanho do monitor, e mesmo assim o conjunto demonstrou bastante firmeza, ocupando pouco espaço na mesa.

Apesar de pequena, a base é leve e bastante firme

E por fim vamos falar rapidamente das primeiras impressões que eu tive a respeito da qualidade de imagem. Como qualquer painel IPS, espere bons ângulos de visão aqui também, principalmente os verticais, que parecem ser melhores que os horizontais, onde a imagem tendeu a escurecer gradualmente além dos 160 graus. Não foi identificado nenhum pixel queimado durante os testes de cores RGB (graças a Deus!) e nenhuma outra deformidade visual como o bleeding (vazamento de luz nas alterais) e o IPS glowing, muito comuns em monitores de baixo custo. A princípio gostei da qualidade de imagem. Ela não "salta nossos olhos", mas é bem bonita.

Apesar de apresentar bons ângulos de visão, a tela tende a escurecer em ângulos mais acentuados

A densidade de pixels não é tão ruim como eu imaginava para uma tela de quase 24 polegadas em resolução FullHD. Confesso que eu esperava menos dela, mas fui surpreendido positivamente. O meu antigo LG W2253V possui uma tela de 21.5 polegadas e resolução FullHD, o que proporciona aproximadamente 102 pixels por polegada, contra 93 pixels por polegada do Dell S2421HN. É muito difícil notar qualquer diferença de densidade entre eles, mas para eu não dizer que não há diferença alguma, se ela existe, então é muito pouco perceptível, menos do que imaginamos.

A baixa densidade de pixels não incomoda tanto assim


Conclusão

Ainda é muito cedo para dizer se o Dell S2421HN é realmente um bom monitor, mas as primeiras impressões que este modelo proporcionou foram bastante positivas. Ele possui alguns pontos que poderiam melhorar como a posição dos conectores e a altura da base, mas seus pontos positivos superam os negativos. Seu preço está muito próximo de outros monitores que são entitulados como gamers de entrada, o que não é o caso desse modelo. Se o seu foco é games, eu não indicaria este modelo por possuir maior tempo de resposta e uma taxa de atualização que não surpreende, além da ausência de uma conexão DisplayPort.

Mas se você procura um monitor para uso misto, seja em um escritório ou mesmo para estudar, trabalhar ou ainda realizar atividades que não exigem tanto de um monitor, mas sem gastar muito, então certamente você terá em mãos um monitor muito interessante que se custasse um pouco menos poderia até mesmo ser uma das melhores opções - ou talvez a única - disponíveis dentro da sua faixa de preço. Pelo mesmo preço é possível adquirir o MSI Optix G241V E2, por exemplo, que é uma opção mais adequada para jogos.

Espero que tenha ajudado de alguma forma. Em breve postarei maiores detalhes a respeito dessse monitor conforme o uso.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

iPhone 6S em 2021: ainda vale a pena?

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares

Como obter as imagens em destaque da tela de bloqueio do Windows 10

Como transformar o cartão SD em memória interna

Como recolocar uma película de Smartphone/Tablet sem deixar resíduos

Como obter o Packet Tracer gratuitamente

Melhores Apps para Escrita

Como instalar o Chrome OS Flex no PC

Como fazer dual boot com o Zorin OS 16