Destaques

Como reduzir os travamentos e aumento de temperatura no Dell G3 3579 e modelos similares

Imagem
Há algum tempo eu tive em mãos o notebook da Dell, modelo G3 3579 que originalmente vem equipado com o processador Intel Core i7 8750H, 8GB de memória RAM, HD de 1TB e placa de vídeo nVidia Geforce GTX 1050 Ti. O notebook gamer tem como destaque as altas temperaturas alcançadas pelo processador durante os jogos e demais atividades que exigem muito processamento, como renderizações de vídeos e projetos arquiteturais, sendo muito comum que ele sofra travamentos em jogos e até mesmo reinicie por conta das altas temperaturas. Nesse post eu gostaria de mostrar a vocês que há uma solução simples que não exige nenhuma modificação, tanto física quanto lógica, vamos lá? Introdução Mesmo que pareça um tanto óbvio, gostaria de explicar um pouco sobre qual é a causa desse problema que afeta toda a linha G3, não apenas na variação com processador Core i7, como também na variação com processador Core i5 8300H e demais versões, inclusive nas gerações posteriores, como a linha G3 3590 que também sofre

Como fazer dual boot com o Zorin OS 16


O Zorin OS 16 recebeu certa notoriedade nas últimas semanas devido a sua nova atualização que incorporou uma série de melhorias visuais e funcionais, mantendo a mesma facilidade de uso, o que acabou atraindo mais usuários que têm vontade de se aventurar no mundo dos sistemas operacionais de código aberto. Pensando nisso, gostaria de fazer este pequeno tutorial para mostrar como é possível instalar o Zorin OS no computador junto com o Windows, técnica conhecida como dual boot. Vamos lá?



Para começar, é necessário ter em mãos os requisitos a seguir:

  • Um pen drive ou cartão SD de pelo menos 4GB;
  • Um programa de gravação de imagens de disco. Eu recomendo o Rufus;
  • Uma imagem de instalação do Zorin OS. Para baixar a versão Core clique aqui ou para baixar a versão Lite clique aqui.


Antes de começar, também é importante fazer um backup dos dados no Windows caso surja algum problema. Se por ventura houver algum problema de boot com o Windows, é possível restaurar a partição de inicialização dessa forma. Vale lembrar que eu não me responsabilizo por qualquer dano que possa causar. Portanto esteja ciente em fazer isso por sua conta e risco.


Primeira etapa

Com o pen drive ou cartão SD em mãos, crie uma mídia de instalação utilizando o Rufus. Escolha o dispositivo que pretende gravar, o local onde a imagem de instalação está em SELECIONAR e clique em INICIAR:


Um aviso desse tipo surgirá. Clique em Sim:


O programa exibirá uma nova mensagem de confirmação para gravar a imagem no formato .iso. Clique em OK:


Por fim, confirme clicando em OK para formatar a unidade e aguarde:


Segundo etapa

Com a mídia de instalação criada, é hora de dar boot a partir dela. Configure na UEFI para que o sistema dê boot a partir dela como na imagem a seguir, por exemplo:


Após dar boot pelo dispositivo de instalação, escolha a primeira opção (Try or install Zorin OS) e aguarde. Em seguida, escolha o idioma de instalação e clique em Instalar o Zorin OS.


Em seguida, selecione o layout de teclado apropriado e clique em Continuar:


A próxima tela pede para conectar-se a uma rede Wi-fi, caso seja possível:


Em seguida, o assistente perguntará se deseja instalar as atualizações e drivers de vídeo, além de permitir que o sistema faça parte do censo, que gerará alguns dados estatísticos à desenvolvedora. É recomendável deixar as opções como estão, apesar de demorar mais.


A seguir, o assistente perguntará qual será o tipo de instalação. Selecione Opção avançada:


Agora precisamos criar duas partições para o sistema: uma partição SWAP do tipo SWAP e uma RAÍZ do tipo EXT4 e ponto de montagem /. Com bastante cuidado para não excluir as partições do Windows, crie estas duas partições selecionando um espaço livre e clicando em +. É recomendável que a partição SWAP tenha ao menos a metade da memória RAM do computador ou mais.

IMPORTANTE: antes de prosseguir, selecione a partição a qual o Zorin deve instalar o carregador de inicialização. Ela deve ser a mesma partição de inicialização do Windows (geralmente possui o rótulo Windows Boot Manager) conforme a imagem abaixo. Após escolher a partição de inicialização, clique em Instalar agora.


A seguir o assistente pede para escolher o fuso horário. Selecione o fuso horário adequado e clique em Continuar:


Por fim, basta preencher os dados de acesso conforme a imagem abaixo, clicar em Continuar e aguardar a instalação terminar:


Se tudo correr bem, o assistente vai solicitar a reinicialização do sistema. Clique em Reiniciar agora, aguarde ele informar o momento certo para remover o pen drive, remova quando for solicitado e aguarde:


Uma tela de dual boot semelhante a essa surgirá:


Aperte ENTER e aguarde:


Se você chegou até aqui, parabéns! O seu computador agora possui o dual boot entre o Windows e o Zorin OS.


E é isso! Espero que tenha gostado. Abraços e até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares