Fones de ouvido JBL Tune 215BT - Primeiras impressões

Olá pessoal, tudo bem? Há pouco tempo a JBL lançou mais um modelo de fones de ouvido auriculares de "baixo" custo no mercado brasileiro. Trata-se do JBL Tune 215BT , um fone de ouvido intra-auricular de entrada com conexão Bluetooth da família Tune com a tecnologia Pure Bass. Recentemente tive a oportunidade de adquirir um modelo na cor preta e gostaria de deixar um pouco das minhas impressões a respeito deste fone. Vamos la?


Conteúdo da caixa

Este modelo vem em uma caixa de papel convencional (bem bonita, por sinal) com destaque para a tecnologia patenteada Pure Bass Wireless na região frontal, que em teoria garante graves intensos. Dentro da caixa temos os fones de ouvido, um guia rápido, um cartão de garantia, um guia com informações de segurança, um papel em chinês e um cabo USB bem interessante, pois ele possui uma ponta USB tipo C e outra USB tipo A reversível, permitindo conectá-lo em qualquer sentido.


Especificações

Este modelo está disponível nas cores branco e preto, sendo que eu adquiri o modelo na cor preta. As principais especificações técnicas incluem:

JBL Tune 215BT Pure Bass Wireless

  • Tamanho do driver: drivers dinâmicos de 12,5 milímetros de diâmetro
  • Conexão: Bluetooth 5.0 com suporte a conexão multiponto
  • Resposta em frequência: 20 Hz a 20 Khz
  • Sensibilidade do microfone: -25 dBV/Pa a 1 kHz
  • Tipo de fone: intra-auricular do tipo botão com ajuste confortável
  • Bateria: Li-ion de 130mAh de capacidade máxima, carregamento rápido e autonomia de até 16 horas de música
  • Peso: 18,3 gramas
  • Preço: entre R$150 e R$250,00, aproximadamente

O JBL Tune 215BT é um fone sem fio um pouco diferente dos modelos TWS como o Samsung Galaxy Bud ou o Apple AirPod, pois apesar de possuir conexão sem fio, ele possui um fio que conecta os fones. Isso traz algumas vantagens, como por exemplo a maior autonomia de bateria, podendo alcançar até 16 horas de música contínua (existem modelos que ultrapassam 20 horas) e a maior dificuldade de perdê-los, uma vez que o fio repousa sobre a nuca, garantindo uma certa segurança contra quedas acidentais.

Outro ponto interessante é o carregamento rápido, permitindo até uma hora de música com apenas 10 minutos de carregamento, sendo ideal para momentos em que você não gostaria de aguardar todo o tempo necessário que são 2 horas aproximadamente. Outro ponto interessante é a conexão multiponto, permitindo conectá-lo em até dois dispositivos ao mesmo tempo, facilitando a transmissão sonora como músicas e chamadas entre dois dispositivos

Primeiras impressões

Após utilizá-lo durante alguns dias, foi possível observar algumas impressões positivas e negativas em relação aos fones. Vale lembrar que não sou nenhum especialista em som, portanto considere apenas a opinião de um usuário.

Design

O JBL Tune 215BT possui um design em forma de botão que não utiliza aquelas borrachinhas normalmente encontradas nos fones de ouvido TWS. É um design complicado, pois ele não será confortável em qualquer ouvido, principalmente se a região da aurícula for pequena. Felizmente no meu caso eles encaixaram bem, embora após algumas horas de uso deu para sentir um pouco de desconforto no ouvido. Apesar disso, o fio, mesmo que pareça "antiquado" à primeira vista, é confortável e possui comprimento mais que suficiente para acessar os controles de som.

Bateria

Gostei da bateria. Quando eles chegaram a bateria estava em 60 por cento, então utilizei até a bateria esgotar ouvindo música e assistindo séries a uma distância que variou entre 0,5 a 3 metros de distância do celular e notebook e, pasmem: a bateria teve fôlego para mais de 12 horas de autonomia. Após o carregamento - que é feito através de uma porta USB tipo C - ele carregou de 0 a 100 em cerca de 2 horas, foi possível utilizar o produto o dia todo e mais uma pequena parte no dia seguinte, totalizando quase 16 horas, nada mau.

Qualidade sonora

Não dá para negar que os fones reproduzem um som relativamente limpo, pelo menos na minha opinião. Os graves são perceptíveis mas não empolgam, e os agudos são claros. Com o uso de equalizadores, o som ganha um pouco de poder, digamos assim, mas se você veio dos headphones, certamente ficará - muito - decepcionado com a qualidade sonora. Portanto para mim achei apenas aceitável. Já os microfone... Bem, não gostei, pois a captação sonora é realmente baixa, principalmente no Windows, sendo impossível capturar a voz com bom volume. Ele funciona bem em chamadas de voz e no Google Assistente, e só.

Conexão

De acordo com a JBL, o transmissor possui potência de aproximadamente 6dBm. Na prática, foi possível ouvir música sem travamentos a uma distância de até 10 metros livre de obstáculos. Pareá-lo é simples e rápido na maioria dos casos, mas houve situações em que ele simplesmente não conectava. No LG Nexus 5X, por exemplo, os fones parearam uma vez, conectaram duas e misteriosamente parou. Já no Samsung Galaxy A30 isso não aconteceu. Então acredito que exista algum problema de conexão/compatibilidade com o Bluetooth 4.2.

Controles

Gostei dos controles. Eles não são tão confusos de operar e oferecem muitas opções úteis. É possível acessar o Google Assistente, pausar/iniciar uma música, aumentar ou diminuir o volume, avançar ou retroceder uma música, atender/encerrar uma ligação e ativar a conexão multi-ponto ao toque de três botões, além de ligar ou desligar os fones de ouvido. No módulo de controle também existe um LED que informa alguns estados do aparelho como, por exemplo, se ele está ligado ou desligado, se está ou não pareado com algum dispositivo e se a bateria está acabando ou completamente carregada.


Conclusão

Custando um pouco mais de 150 reais na principais magazines, é difícil dizer que o JBL Tune 215BT é o melhor custo beneficio em meio a tantas opções de fones de ouvido no mercado que estão na mesma faixa de preço. Apesar dos pontos negativos, ele não é um fone ruim. A bateria tem capacidade suficiente para aguentar o dia sem a necessidade de carregá-lo constantemente, o som não é tão bom mas é melhor que o encontrado em fones de ouvido simples que acompanham alguns Smartphones. Os detalhes ficam por conta do microfone que possui sensibilidade muito baixa e o formato controverso que pode agradar - ou não - alguns usuários. 

Se você procura um fone de ouvido que não utilize borrachinhas e pretende apenas ouvir música de forma descontraída no trabalho ou durante suas viagens sem muita exigência sonora ou mesmo deseja adquirir um fone para uso secundário, o JBL Tune 215BT é um fone Ok, digamos assim, que entregará boa autonomia, controles interessantes e um custo não tão elevado.

Fonte: JBL.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares

Como recolocar uma película de Smartphone/Tablet sem deixar resíduos

Como obter as imagens em destaque da tela de bloqueio do Windows 10

Como transformar o cartão SD em memória interna

ASUS Prime H310-ER2.0/BR não liga. O que fazer?

Como corrigir a falha do dual boot do Manjaro após a atualização do Windows

Melhores Apps para Escrita

Como obter o Packet Tracer gratuitamente

Instalando o Zorin OS no PC