Destaques

Lenovo Thinkplus GM2 Pro: unboxing e primeiras impressões

Imagem
Olá pessoal! O Lenovo Thinkplus Livepods GM2 Pro são fones de ouvido intra auriculares exclusivos do mercado chinês que possuem tecnologia TWS, conexão Bluetooth 5.3, modo gamer, proteção IPX5 e bateria de até 5 horas de duração. Ele aparece com certa frequência em promoções no AliExpress, Mercado Livre ou mesmo na Shopee, por isso eles despertaram o meu interesse em adquirí-los. Nesse vídeo eu gostaria de deixar registrado o meu unboxing e quais foram as primeiras impressões que eu tive com esses fones de ouvido da Lenovo. Link para compra do Lenovo Thinkplus GM2 Pro: https://shope.ee/5fRQbLfNol

Como reduzir os travamentos e aumento de temperatura no Dell G3 3579 e modelos similares



Há algum tempo eu tive em mãos o notebook da Dell, modelo G3 3579 que originalmente vem equipado com o processador Intel Core i7 8750H, 8GB de memória RAM, HD de 1TB e placa de vídeo nVidia Geforce GTX 1050 Ti. O notebook gamer tem como destaque as altas temperaturas alcançadas pelo processador durante os jogos e demais atividades que exigem muito processamento, como renderizações de vídeos e projetos arquiteturais, sendo muito comum que ele sofra travamentos em jogos e até mesmo reinicie por conta das altas temperaturas. Nesse post eu gostaria de mostrar a vocês que há uma solução simples que não exige nenhuma modificação, tanto física quanto lógica, vamos lá?

Introdução

Mesmo que pareça um tanto óbvio, gostaria de explicar um pouco sobre qual é a causa desse problema que afeta toda a linha G3, não apenas na variação com processador Core i7, como também na variação com processador Core i5 8300H e demais versões, inclusive nas gerações posteriores, como a linha G3 3590 que também sofre com problemas de superaquecimento e a linha mais recente, a G15, que melhorou bastante nesse quesito, mas vira e mexe aparecem usuários relatando problemas de superaquecimento na versão com Core i7 11800H.

Dell G3 3590 aberto

Dell G3 3579 aberto

O que acontece é que o sistema de refrigeração ativo, composto por dois heatpipes e duas ventoinhas, não são capazes de dissipar o calor gerado pelo processador + GPU dedicado, principalmente pelo processador, que possui um TDP máximo de 45 Watts e costuma funcionar em toda a sua plenitude, mesmo batendo os 90 graus. Portanto, a minha hipótese é que a combinação dissipador ineficiente, mais processador com TDP mal configurado, fazem com que tanto o i5 quanto o i7 sofram com problemas de temperatura sem muita dificuldade.

Como resolver?

Para isso, a solução que eu encontrei é bastante simples e não exige nenhuma modificação no notebook, com perda pouco significativa de desempenho em alguns jogos e cenários onde não exige tanto poder de processamento. 

Qual é a "mágica", afinal? Desativar o Turbo Boost!



Para quem não sabe, o Intel Turbo Boost é uma tecnologia que já está presente há bastante tempo em alguns processadores da marca, onde basicamente ele aumenta automaticamente a frequência de clock do processador incrementando o multiplicador em situações onde exigem maior demanda de processamento e reduz em situações opostas, melhorando a eficiência energética e performance do mesmo. Porém, ela tem um custo, que é o aumento de temperatura.

No caso do Intel Core i7 8750H, que está presente nesse notebook, ele possui clock base de 2,21Ghz e clock máximo de até 4,1Ghz com o Turbo Boost em ação. Porém, quando ele está funcionando em seu máximo potencial, a CPU passa a operar de 30 Watts de TDP, em clock base, para 45 Watts em Turbo Boost, fazendo com que o sistema superaqueça demasiadamente e cause travamentos ou desligamentos repentinos. Portanto, desativar esse recurso pode ser uma opção simples, fácil e que reduzirá ou mesmo eliminará esses problemas, com baixo impacto na performance. 

Como desativar o Turbo Boost

Para desativar o Intel Turbo Boost é bem simples! Basta ligar o computador, acessar o SETUP, pressionar a tecla F2 e acessar a opção Performance. Lá descemos até a opção Intel Turbo Boost e desmarcamos a opção à direita. Por fim, clicamos em Apply, logo abaixo, e reiniciamos o computador:


Com isso, teremos desativado o Intel Turbo Boost e o precessador passará a operar apenas na frequência base, que no caso do i7 8750H vale 2,21Ghz e consome 30W de TDP.

Resultados

Após a desativação do recurso, realizei alguns testes de estresse de CPU no AIDA64 para medir a temperatura com o Turbo Boost ativado e desativado, respectivamente:

Teste de stress com o Turbo Boost ativado

Teste de stress com o Turbo Boost desativado

Como podemos ver, a CPU não passou dos 70 graus celsius em carga máxima (100% de uso contínuo rodando a 2,21Ghz), durante alguns minutos a 30 graus de temperatura ambiente e nenhuma base de refrigeração, enquanto que ao ativarmos o Turbo Boost ele quase passou dos 90 graus. Esse é um resultado mais que satisfatório que pode resolver a maioria dos problemas de travamentos em jogos relacionado ao superaquecimento do processador.

Teste de benchmark com o Turbo Boost ativado

Teste de benchmark com o Turbo Boost desativado

Em relação ao desempenho, o i7 8750H atingiu cerca de 35.518 pontos no teste de CPU chamado CPU Queen do AIDA64 com o Turbo Boost desativado, enquanto que o i7 chegou a 58.056 pontos com o recurso ativado, um aumento bastante expressivo de 63,46 por cento. Isso significa que a ausência do Turbo Boost em cenários onde exige alta demanda de processamento, como em uma renderização de vídeo, por exemplo, o notebook funcionará por bastante tempo sem problemas de temperatura, mas com uma redução considerável no desempenho. 

Por outro lado, em cenários onde a carga de CPU nem sempre é alta, como em alguns jogos, será possível notar os benefícios da desativação desse recurso, com um jogo rodando de forma mais fluída com menos stutterings ou quaisquer travamentos oriundos do superaquecimento. Isso acontece porque quando a CPU ultrapassa a barreira dos 90 graus, ele sofre o que é chamado de CPU Throttling, onde a CPU sofre um undervolt e o clock é reduzido para dimunuir a temperatura. O problema é que nesse caso a CPU vai trabalhar numa frequência que muitas vezes é menor do que a própria frequência base, por isso os travamentos acontecem.

Conclusão

Se você está tendo problemas de altas temperaturas durante os jogos e atividades diárias e não foi possível solucionar mesmo realizando uma limpeza no notebook, aplicando uma pasta térmica melhor ou mesmo adquirindo uma base de refrigeração, pode ser que essa alternativa seja a luz no fim do túnel depois de tantas tentativas fracassadas. Desativar o Turbo Boost é simples, fácil e não oferece risco algum ao processador. Pelo contrário, por causa das temperaturas dos núcleos reduzidas, a vida útil do componente tenderá a aumentar.

Essa é a solução mais simples e direta que encontrei que qualquer usuário pode fazer quando necessário e que não exige nenhum uso de ferramentas como algumas que realizam undervolt e exigem certo cuidado e conhecimento ao manusear, por exemplo. Espero que tenha ajudado e é isso! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares