Destaques

Google Pixel 4A: como é utilizá-lo em 2024?

Imagem
Depois de experimentar o LG Nexus 5X durante algum tempo, um dos últimos telefones que recebeu este nome, diga-se de passagem (o último Nexus foi o 6P), chegou a vez de voltar a ter em mãos mais um telefone da Google bastante interessante, que é o Pixel 4A. Nesse pequeno artigo, eu gostaria de compartilhar a vocês um pouco da experiência que eu tive em utilizar o Pixel 4A em pleno 2024, contando seus prós e contras e se ainda vale a pena comprar este aparelho tão peculiar que herda características que lembram bastante o iPhone SE. Introdução Para quem não sabe, o Google Pixel 4A é um aparelho desenvolvido pela Google, lançado em 2020 e fabricado pela Foxconn e HTC. Assim como na geração anterior, o Pixel 4A representa uma variação mais acessível da linha Pixel, com menos recursos em relação ao Pixel 4, tais como uma tela menor, uma única câmera principal, um processador mais modesto e um design mais simples, somados a um preço reduzido. É bem provável que a letra A significa "Ace

Como verificar se existem caracteres em Javascript


Olá pessoal! Uma validação muito comum utilizada em algum momento durante o desenvolvimento de projetos é a necessidade de verificar a existência de caracteres dentro de uma caixa de texto em um formulário, por exemplo. Essa confirmação é necessária quando temos um campo onde o usuário deve incluir somente números como em um CPF, um CEP ou telefone, por exemplo. O Javascript permite abordar esse problema de várias maneiras, como através do uso da função includes( ), que permite retornar um valor booleano conforme a condição de caracteres estabelecida, mas nem sempre isso resolve o nosso problema.


É aí que o isNaN( ) entra em ação!

Diferente, do includes( ), o isNaN( ) é uma função presente no Javascript que determina se um valor é ou não um NaN (Not a Number), ou seja, se o valor é ou não um número. Você pode conferir a documentação da função aqui. Esta função também pode ser útil para determinar outras situações, como por exemplo saber se um determinado valor é indefinido (undefined) ou mesmo para substituir os operadores de igualdade em uma expressão lógica. Mas, de modo geral, isNan( ) retornará false se o valor for numérico e true se não for numérico.


Um caso de uso

Considere o exemplo a seguir. Imagine que temos um formulário onde o usuário deve informar a altura do esterno em centímetros. Nesse caso, o usuário deve digitar somente números, que podem ser reais ou inteiros. Mas e se forem inseridos caracteres?

Fonte: Meu Bike Fit.

O código em Javascript seria algo mais ou menos assim:

const calcularAltura = (altura) => {

    if (esterno.length === 0) {     //Nenhum valor foi inserido.

        return alert('Erro! Campo em branco!');

    } else if (isNaN(esterno) {     //Existe(m) caractere(s)

        return alert('Erro! Formato inválido!');

    } else {

    return alert('A altura do esterno vale: ' + esterno + 'centímetros);

    }

}

Ao pressionar um botão, a função calcularAltura( ) seria executada. Caso seja inserido qualquer caractere na caixa de texto, como por exemplo se executarmos calcularAltura('112b'), a função retornará formato inválido, reduzindo a chance de surgirem erros:

Porém, para todos os valores numéricos, a condição será satisfeita e ele retornará o resultado correto:

isNaN( ) é uma função que, apesar de ser bastante simples, poderá ser muito útil no dia a dia, resolvendo problemas que o includes( ) poderá não ser capaz, ou não ser tão simples como na abordagem do isNan( ). E devido a sua natureza booleana, ela também poderá ser útil em casos contrários, onde desejamos que apenas caracteres sejam inseridos.


E é isso aí. Até mais!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares