Destaques

Google Pixel 4A: como é utilizá-lo em 2024?

Imagem
Depois de experimentar o LG Nexus 5X durante algum tempo, um dos últimos telefones que recebeu este nome, diga-se de passagem (o último Nexus foi o 6P), chegou a vez de voltar a ter em mãos mais um telefone da Google bastante interessante, que é o Pixel 4A. Nesse pequeno artigo, eu gostaria de compartilhar a vocês um pouco da experiência que eu tive em utilizar o Pixel 4A em pleno 2024, contando seus prós e contras e se ainda vale a pena comprar este aparelho tão peculiar que herda características que lembram bastante o iPhone SE. Introdução Para quem não sabe, o Google Pixel 4A é um aparelho desenvolvido pela Google, lançado em 2020 e fabricado pela Foxconn e HTC. Assim como na geração anterior, o Pixel 4A representa uma variação mais acessível da linha Pixel, com menos recursos em relação ao Pixel 4, tais como uma tela menor, uma única câmera principal, um processador mais modesto e um design mais simples, somados a um preço reduzido. É bem provável que a letra A significa "Ace

Dá para jogar bem com a Radeon RX 6500 XT?


Olá pessoas! Em Janeiro desse ano a AMD lançou um modelo de entrada das placas de vídeo da série RX 6000, a Radeon RX 6500 XT, que logo em seguida receberia uma versão ainda mais simples e supostamente mais barata: a Radeon RX 6400. Ambas as GPUs receberam bastante crítica logo após seu lançamento, devido à decisão um tanto quanto inusitada de a fabricante adotar a interface PCI Express 4.0 com apenas 4 linhas de comunicação (x4), que na prática causou um "estrangulamento" na comunicação da placa com os demais componentes, especialmente quando utilizada em PCI Express 3.0, situação onde a taxa de transmissão cai para a metade. 

Principais especificações técnicas da GPU. Fonte: TechPowerUp GPU-Z.

Pois bem! O tempo passou e os fabricantes de placas-mãe lançaram diversos modelos compatíveis com os processadores Intel Tiger Lake e Alder Lake de décima primeira e décima segunda gerações, respectivamente, com suporte ao PCI Express 4.0. Na prática, a utilização do barramento mais recente causa melhorias no desempenho, principalmente em jogos que exigem maior quantidade de memória VRAM (você pode conferir uma bateria de testes mais completa aqui). 

Recentemente, adquiri uma Radeon RX 6500 XT ITX da PowerColor. A placa possui algumas particularidades como o formato ITX, bastante compacto, e um sistema de refrigeração composto por uma única ventoinha de 90 milímetros, mas que mostra ser bastante competente e silenciosa, graças a tecnologia Mute Fan, que desliga a ventoinha inteligentemente quando a GPU opera abaixo de 60 graus. Você pode conferir alguns testes de jogos logo abaixo:








Resumidamente, a Radeon RX 6500 XT era um modelo que a princípio não fazia muito sentido, custando R$2200 reais durante o seu lançamento e entregando performance igual ou inferior a uma RX 5500 XT em alguns cenários. Porém, atualmente é possível encontrá-la na faixa dos mil reais, custando o mesmo - ou até menos - que uma RX 6400 e uma GTX 1650, porém entregando mais desempenho, principalmente quando instalada em uma configuração com suporte ao PCI Express 4.0. 

Se você possui uma bancada com suporte ao PCIe 3.0, talvez a RX 6400 e 6500 XT não sejam boas opções e a GTX 1650 GDDR6 conseguirá entregar melhores resultados. Caso contrário, você terá em mãos uma GPU que entregará performance igual ou superior a uma GTX 1650 Super, custando menos.

E aí, vocês acham que dá para jogar bem com uma RX 6500 XT? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares