Destaques

Mancer Twilight - unboxing e primeiras impressões

Imagem
Já faz algum tempo que eu estava atrás de novos fones de ouvido, e foi quando comecei a pensar na possibilidade de adquirir um headphone ao invés de fones de ouvido auriculares ou mesmo TWS. Porém, como não sou um usuário muito exigente, não estava disposto a gastar muito com isso, tendo em vista que existem headphones realmente caros por aí. Foi então que eu considerei a possibilidade de adquirir os fones de ouvido da Mancer, modelo Twilight, que se posiciona como um dos modelos mais baratos da marca. Pois bem, eu adquiri e gostaria de deixar minhas impressões a respeito desse headphone baratinho com cabo e RGB. Introdução Como dito anteriormente, o Mancer Twilight é o headphone com cabo (sim, ele não é Bluetooth) mais barato da marca. Você pode encontrá-lo na Shopee, Amazon ou mesmo no Mercado Livre. Esse modelo eu adquiri na loja da Pichau com uma promoção bastante interessante. Ele é um headphone feito inteiramente em plástico, com cabo e um LED RGB em ambos os lados, além de um mi

Dá para jogar bem com a Radeon RX 6500 XT?


Olá pessoas! Em Janeiro desse ano a AMD lançou um modelo de entrada das placas de vídeo da série RX 6000, a Radeon RX 6500 XT, que logo em seguida receberia uma versão ainda mais simples e supostamente mais barata: a Radeon RX 6400. Ambas as GPUs receberam bastante crítica logo após seu lançamento, devido à decisão um tanto quanto inusitada de a fabricante adotar a interface PCI Express 4.0 com apenas 4 linhas de comunicação (x4), que na prática causou um "estrangulamento" na comunicação da placa com os demais componentes, especialmente quando utilizada em PCI Express 3.0, situação onde a taxa de transmissão cai para a metade. 

Principais especificações técnicas da GPU. Fonte: TechPowerUp GPU-Z.

Pois bem! O tempo passou e os fabricantes de placas-mãe lançaram diversos modelos compatíveis com os processadores Intel Tiger Lake e Alder Lake de décima primeira e décima segunda gerações, respectivamente, com suporte ao PCI Express 4.0. Na prática, a utilização do barramento mais recente causa melhorias no desempenho, principalmente em jogos que exigem maior quantidade de memória VRAM (você pode conferir uma bateria de testes mais completa aqui). 

Recentemente, adquiri uma Radeon RX 6500 XT ITX da PowerColor. A placa possui algumas particularidades como o formato ITX, bastante compacto, e um sistema de refrigeração composto por uma única ventoinha de 90 milímetros, mas que mostra ser bastante competente e silenciosa, graças a tecnologia Mute Fan, que desliga a ventoinha inteligentemente quando a GPU opera abaixo de 60 graus. Você pode conferir alguns testes de jogos logo abaixo:








Resumidamente, a Radeon RX 6500 XT era um modelo que a princípio não fazia muito sentido, custando R$2200 reais durante o seu lançamento e entregando performance igual ou inferior a uma RX 5500 XT em alguns cenários. Porém, atualmente é possível encontrá-la na faixa dos mil reais, custando o mesmo - ou até menos - que uma RX 6400 e uma GTX 1650, porém entregando mais desempenho, principalmente quando instalada em uma configuração com suporte ao PCI Express 4.0. 

Se você possui uma bancada com suporte ao PCIe 3.0, talvez a RX 6400 e 6500 XT não sejam boas opções e a GTX 1650 GDDR6 conseguirá entregar melhores resultados. Caso contrário, você terá em mãos uma GPU que entregará performance igual ou superior a uma GTX 1650 Super, custando menos.

E aí, vocês acham que dá para jogar bem com uma RX 6500 XT? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares