Destaques

Como ativar a Play Store no Fyde OS

Imagem
Olá pessoal! Algum tempo atrás a gigante da tecnologia lançou o Chrome OS Flex, que foi a tentativa de trazer um sistema operacional de propósito geral leve, bonito e capaz de rodar relativamente bem em computadores modestos. O problema é que, diferente do Chrome OS, o Chrome OS Flex não possui suporte a Play Store, e isso nos impede de instalar aplicativos da loja e tirar maior proveito do sistema. Foi então que uma equipe de desenvolvedores da China criou o Fyde OS, que é uma espécie de Chrome OS modificado com suporte a Play Store, dual boot e compatibilidade com um grande leque de dispositivos que possuem processadores intel e AMD. Mas como nem tudo são flores, recentemente a Play Store parou de funcionar... Pelo menos logo de primeira, exibindo uma mensagem de que o dispositivo não está registrado na lista de dispositivos compatíveis. Se você está passando por esse problema, saiba que existe uma forma de resolver a situação e a solução está aqui nesse vídeo!

Como migrar um projeto em Expo para React Native


Olá pessoal, tudo bem? Durante o desenvolvimento de aplicações mobile em React Native, pode ser comum alguns desenvolvedores preferirem, a princípio, criar aplicações utilizando o ferramenta Expo CLI, pois ela facilita algumas partes mais complexas do código nativo, permitindo aos desenvolvedores dedicarem mais tempo ao projeto e menos nas configurações do código nativo. Porém, como o Expo não permite a integração de API's nem a execução de códigos nativos, pode chegar em um momento onde será necessário migrar o projeto em Expo CLI para React Native CLI.


Como fazer?

Para realizar a migração, o processo é muito simples, desde que o projeto esteja funcionando e executando o processo de build normalmente, sem erros. Tudo o que precisa fazer é executar o comando abaixo dentro de um terminal no diretório raíz do projeto:

expo eject

Após executar este comando, o Expo perguntará qual será o nome do pacote do projeto. Digite o nome desejado e tecle Enter:


Ao final do processo, dois diretórios serão criados: android e ios se for o caso, além de outros arquivos necessários:


Como executar?

Após a conversão do projeto em Expo CLI para React Native CLI, é possível executar como se fosse um projeto em código nativo. Para isso, abra dois terminais dentro do diretório raíz do projeto e execute os mesmos comandos normalmente utilizados no React Native CLI: 

Para iniciar o projeto

npm start

Para executar em um ambiente de teste

npx react-native run-android (Android)

npx react-native run-ios (IOS)


E se eu quiser reverter a migração?

Infelizmente não há uma forma de desfazer a conversão. Porém, caso seja necessário retornar o projeto para o Expo, o processo não é tão complicado assim. Basta criar um projeto em branco (expo init nomedoprojeto), instalar as dependências utilizadas (adicione o arquivo package.json existente e instale as dependências com o comando habitual, como o npm install por exemplo) e adicionar os arquivos adicionados no projeto, realizando as alterações necessárias como o mapeamento da navegação de telas etc. Afinal, é um projeto em branco recebendo dados de um projeto existente.

E é isso! 

Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida, sugestão ou comentário, coloque aqui embaixo. 

Até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares