Destaques

Google Pixel 4A: como é utilizá-lo em 2024?

Imagem
Depois de experimentar o LG Nexus 5X durante algum tempo, um dos últimos telefones que recebeu este nome, diga-se de passagem (o último Nexus foi o 6P), chegou a vez de voltar a ter em mãos mais um telefone da Google bastante interessante, que é o Pixel 4A. Nesse pequeno artigo, eu gostaria de compartilhar a vocês um pouco da experiência que eu tive em utilizar o Pixel 4A em pleno 2024, contando seus prós e contras e se ainda vale a pena comprar este aparelho tão peculiar que herda características que lembram bastante o iPhone SE. Introdução Para quem não sabe, o Google Pixel 4A é um aparelho desenvolvido pela Google, lançado em 2020 e fabricado pela Foxconn e HTC. Assim como na geração anterior, o Pixel 4A representa uma variação mais acessível da linha Pixel, com menos recursos em relação ao Pixel 4, tais como uma tela menor, uma única câmera principal, um processador mais modesto e um design mais simples, somados a um preço reduzido. É bem provável que a letra A significa "Ace

Como migrar um projeto em Expo para React Native


Olá pessoal, tudo bem? Durante o desenvolvimento de aplicações mobile em React Native, pode ser comum alguns desenvolvedores preferirem, a princípio, criar aplicações utilizando o ferramenta Expo CLI, pois ela facilita algumas partes mais complexas do código nativo, permitindo aos desenvolvedores dedicarem mais tempo ao projeto e menos nas configurações do código nativo. Porém, como o Expo não permite a integração de API's nem a execução de códigos nativos, pode chegar em um momento onde será necessário migrar o projeto em Expo CLI para React Native CLI.


Como fazer?

Para realizar a migração, o processo é muito simples, desde que o projeto esteja funcionando e executando o processo de build normalmente, sem erros. Tudo o que precisa fazer é executar o comando abaixo dentro de um terminal no diretório raíz do projeto:

expo eject

Após executar este comando, o Expo perguntará qual será o nome do pacote do projeto. Digite o nome desejado e tecle Enter:


Ao final do processo, dois diretórios serão criados: android e ios se for o caso, além de outros arquivos necessários:


Como executar?

Após a conversão do projeto em Expo CLI para React Native CLI, é possível executar como se fosse um projeto em código nativo. Para isso, abra dois terminais dentro do diretório raíz do projeto e execute os mesmos comandos normalmente utilizados no React Native CLI: 

Para iniciar o projeto

npm start

Para executar em um ambiente de teste

npx react-native run-android (Android)

npx react-native run-ios (IOS)


E se eu quiser reverter a migração?

Infelizmente não há uma forma de desfazer a conversão. Porém, caso seja necessário retornar o projeto para o Expo, o processo não é tão complicado assim. Basta criar um projeto em branco (expo init nomedoprojeto), instalar as dependências utilizadas (adicione o arquivo package.json existente e instale as dependências com o comando habitual, como o npm install por exemplo) e adicionar os arquivos adicionados no projeto, realizando as alterações necessárias como o mapeamento da navegação de telas etc. Afinal, é um projeto em branco recebendo dados de um projeto existente.

E é isso! 

Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida, sugestão ou comentário, coloque aqui embaixo. 

Até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares