Destaques

Google Pixel 4A: como é utilizá-lo em 2024?

Imagem
Depois de experimentar o LG Nexus 5X durante algum tempo, um dos últimos telefones que recebeu este nome, diga-se de passagem (o último Nexus foi o 6P), chegou a vez de voltar a ter em mãos mais um telefone da Google bastante interessante, que é o Pixel 4A. Nesse pequeno artigo, eu gostaria de compartilhar a vocês um pouco da experiência que eu tive em utilizar o Pixel 4A em pleno 2024, contando seus prós e contras e se ainda vale a pena comprar este aparelho tão peculiar que herda características que lembram bastante o iPhone SE. Introdução Para quem não sabe, o Google Pixel 4A é um aparelho desenvolvido pela Google, lançado em 2020 e fabricado pela Foxconn e HTC. Assim como na geração anterior, o Pixel 4A representa uma variação mais acessível da linha Pixel, com menos recursos em relação ao Pixel 4, tais como uma tela menor, uma única câmera principal, um processador mais modesto e um design mais simples, somados a um preço reduzido. É bem provável que a letra A significa "Ace

Como instalar o VirtualBox no Fedora 36


Olá pessoal! Como dito anteriormente, a equipe do Fedora Project lançou recentemente a versão 36 do sistema operacional, que trouxe uma série de melhorias e novidades em relação à versão anterior. Entretanto, houve alguns casos - como o meu - onde o VirtualBox acabou sendo desinstalado durante o processo de atualização do Fedora 35 para o 36, ação a qual o próprio sistema decidiu durante o processo, a fim de evitar problemas de incompatibilidade com a aplicação. Com base nessa situação, eu gostaria de mostrar a vocês como instalamos novamente o VirtualBox para a última versão do sistema operacional do pinguim. Vamos lá?


Primeiro passo

Antes de começar, é necessário manter os pacotes atualizados. Para isso, precisamos abrir um terminal e executar o comando abaixo com acesso privilegiado (root):

sudo dnf -y upgrade

Após o término, poderá ser necessário reiniciar o computador.


Segundo passo

Dentro do terminal, agora precisamos instalar as dependências necessárias para o correto funcionamento do VirtualBox. Então executamos o primeiro comando abaixo, teclamos ENTER:

sudo dnf -y install @development-tools

Em seguida executamos o comando abaixo:

sudo dnf -y install kernel-headers kernel-devel dkms elfutils-libelf-devel qt5-qtx11extras


Terceiro passo

Após a instalação das dependências, é necessário adicionar o repositório da aplicação. Para isso vamos até o diretório a seguir:

cd /etc/yum.repos.d/

Dentro desse diretório precisamos criar um arquivo de repositório. Para isso, vamos criar um novo arquivo chamado virtualbox.repo. Você pode utilizar o editor de sua preferência, mas eu recomendo fortemente o gedit.

sudo gedit virtualbox.repo

Dentro desse novo arquivo, vamos adicionar as linhas conforme a imagem abaixo:

[virtualbox] name=Fedora $releasever - $basearch - VirtualBox baseurl=http://download.virtualbox.org/virtualbox/rpm/fedora/36/\$basearch enabled=1 gpgcheck=1 repo_gpgcheck=1 gpgkey=https://www.virtualbox.org/download/oracle_vbox.asc

Se você possui versões anteriores do Fedora, é possível conferir o repositório adequado aqui.

Quarto passo

Após salvamos o novo arquivo criado, voltamos ao terminal para importarmos a chave do VirtualBox:

sudo dnf search virtualbox

Pressione Y quando teminar e tecle ENTER.

Quinto passo

Agora podemos finalmente instalar o VirtualBox. Para isso, basta executar o comando abaixo via terminal:

sudo dnf install VirtualBox-6.1

Confirme pressionando Y quando solicitado:

... Transaction Summary ============================================================== Install 9 Packages Total download size: 125 M Installed size: 279 M Is this ok [y/N]: y

Sexto passo

Por fim, vamos adicionar o usuário do sistema ao grupo vboxusers executando os três comandos abaixo em sequência (digite o primeiro e tecle ENTER, o segundo e tecle ENTER e assim por diante):

sudo usermod -a -G vboxusers $USER

newgrp vboxusers

id $USER

Se tudo correu bem até aqui, significa que o VirtualBox foi instalado com sucesso e está pronto para funcionar! Para abrir, basta procurá-lo na grade de programas ou simplesmente digitar virtualbox dentro de um terminal.


E é isso! Espero que tenha ajudado e até a próxima!


Fonte: Computing for Geeks.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares