Destaques

Lenovo Thinkplus GM2 Pro: unboxing e primeiras impressões

Imagem
Olá pessoal! O Lenovo Thinkplus Livepods GM2 Pro são fones de ouvido intra auriculares exclusivos do mercado chinês que possuem tecnologia TWS, conexão Bluetooth 5.3, modo gamer, proteção IPX5 e bateria de até 5 horas de duração. Ele aparece com certa frequência em promoções no AliExpress, Mercado Livre ou mesmo na Shopee, por isso eles despertaram o meu interesse em adquirí-los. Nesse vídeo eu gostaria de deixar registrado o meu unboxing e quais foram as primeiras impressões que eu tive com esses fones de ouvido da Lenovo. Link para compra do Lenovo Thinkplus GM2 Pro: https://shope.ee/5fRQbLfNol

Como instalar o VirtualBox no Fedora 36


Olá pessoal! Como dito anteriormente, a equipe do Fedora Project lançou recentemente a versão 36 do sistema operacional, que trouxe uma série de melhorias e novidades em relação à versão anterior. Entretanto, houve alguns casos - como o meu - onde o VirtualBox acabou sendo desinstalado durante o processo de atualização do Fedora 35 para o 36, ação a qual o próprio sistema decidiu durante o processo, a fim de evitar problemas de incompatibilidade com a aplicação. Com base nessa situação, eu gostaria de mostrar a vocês como instalamos novamente o VirtualBox para a última versão do sistema operacional do pinguim. Vamos lá?


Primeiro passo

Antes de começar, é necessário manter os pacotes atualizados. Para isso, precisamos abrir um terminal e executar o comando abaixo com acesso privilegiado (root):

sudo dnf -y upgrade

Após o término, poderá ser necessário reiniciar o computador.


Segundo passo

Dentro do terminal, agora precisamos instalar as dependências necessárias para o correto funcionamento do VirtualBox. Então executamos o primeiro comando abaixo, teclamos ENTER:

sudo dnf -y install @development-tools

Em seguida executamos o comando abaixo:

sudo dnf -y install kernel-headers kernel-devel dkms elfutils-libelf-devel qt5-qtx11extras


Terceiro passo

Após a instalação das dependências, é necessário adicionar o repositório da aplicação. Para isso vamos até o diretório a seguir:

cd /etc/yum.repos.d/

Dentro desse diretório precisamos criar um arquivo de repositório. Para isso, vamos criar um novo arquivo chamado virtualbox.repo. Você pode utilizar o editor de sua preferência, mas eu recomendo fortemente o gedit.

sudo gedit virtualbox.repo

Dentro desse novo arquivo, vamos adicionar as linhas conforme a imagem abaixo:

[virtualbox] name=Fedora $releasever - $basearch - VirtualBox baseurl=http://download.virtualbox.org/virtualbox/rpm/fedora/36/\$basearch enabled=1 gpgcheck=1 repo_gpgcheck=1 gpgkey=https://www.virtualbox.org/download/oracle_vbox.asc

Se você possui versões anteriores do Fedora, é possível conferir o repositório adequado aqui.

Quarto passo

Após salvamos o novo arquivo criado, voltamos ao terminal para importarmos a chave do VirtualBox:

sudo dnf search virtualbox

Pressione Y quando teminar e tecle ENTER.

Quinto passo

Agora podemos finalmente instalar o VirtualBox. Para isso, basta executar o comando abaixo via terminal:

sudo dnf install VirtualBox-6.1

Confirme pressionando Y quando solicitado:

... Transaction Summary ============================================================== Install 9 Packages Total download size: 125 M Installed size: 279 M Is this ok [y/N]: y

Sexto passo

Por fim, vamos adicionar o usuário do sistema ao grupo vboxusers executando os três comandos abaixo em sequência (digite o primeiro e tecle ENTER, o segundo e tecle ENTER e assim por diante):

sudo usermod -a -G vboxusers $USER

newgrp vboxusers

id $USER

Se tudo correu bem até aqui, significa que o VirtualBox foi instalado com sucesso e está pronto para funcionar! Para abrir, basta procurá-lo na grade de programas ou simplesmente digitar virtualbox dentro de um terminal.


E é isso! Espero que tenha ajudado e até a próxima!


Fonte: Computing for Geeks.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares