Destaques

Lenovo Thinkplus GM2 Pro: unboxing e primeiras impressões

Imagem
Olá pessoal! O Lenovo Thinkplus Livepods GM2 Pro são fones de ouvido intra auriculares exclusivos do mercado chinês que possuem tecnologia TWS, conexão Bluetooth 5.3, modo gamer, proteção IPX5 e bateria de até 5 horas de duração. Ele aparece com certa frequência em promoções no AliExpress, Mercado Livre ou mesmo na Shopee, por isso eles despertaram o meu interesse em adquirí-los. Nesse vídeo eu gostaria de deixar registrado o meu unboxing e quais foram as primeiras impressões que eu tive com esses fones de ouvido da Lenovo. Link para compra do Lenovo Thinkplus GM2 Pro: https://shope.ee/5fRQbLfNol

Como alterar o nome do pacote do projeto em React Native CLI


Olá pessoal! Muitas pessoas, assim como eu, que estão no início da jornada do desenvolvimento em React/React Native, em algum momento pode ter se deparado com um problema muito comum que ocorre quando precisamos ou apenas desejamos alterar o nome do pacote do nosso projeto em React Native, também chamado de Package Name, que nada mais é uma das formas de identificação única que o nosso projeto recebe para ser utilizado durante a publicação em uma loja compatível. Geralmente ele possui um nome do tipo com.nomedoapp e eu gostaria de mostrar a vocês uma maneira bem simples de alterar, vamos lá? 


Mas afinal, por que e quando mudar?

Antes de colocarmos a mão na massa, é importante sabermos - caso ainda não saiba - por que e quando devemos mudar o nosso package name. Assim como um ID, o package name é uma identificação única em formato de nome onde cada aplicativo hospedado em uma loja compatível precisa ter. Ou seja, existe apenas um aplicativo chamado com.facebook.katana na PlayStore ou apenas um aplicativo chamado com.whatsapp, por exemplo. 

Portanto, é necessário mudarmos o nome do nosso package name quando existe algum aplicativo na loja que desejamos publicar com o mesmo nome ou quando apenas desejamos alterar o nome, seja porque o nome padrão gerado não é adequado ou simplesmante digitou errado.


E como podemos alterar no React Native?

Algumas pessoas recomendam utilizar o Android Studio para alterar o package name através da fatoração, uma vez que é necessário alterar vários arquivos com o novo nome. Mas existe um meio bem mais simples de resolver através da instalação de um módulo que já realiza essa fatoração automaticamente. Ele se chama react-native-rename e pode ser instalado via npm.

IMPORTANTE
Para que este módulo funcione corretamente, é necessário que o projeto esteja conectado a um repositório no GitHub, caso contrário ele poderá não funcionar e informar erros do tipo: This is not a git repository ou fatal: not a git repository (or any of the parent directories): .git.

Para instalar é muito simples: basta acessar a pasta raíz do projeto, abrir um terminal neste local e instalar o módulo através do comando abaixo:

npm install -g react-native-rename

Após a instalação concluir, no mesmo terminal, renomeamos o nome do pacote do nosso projeto da seguinte forma:

react-native-rename nomeDoProjeto -b com.mycompany.app

onde na flag "NomedoProjeto" inserimos o mesmo nome de quando criamos o novo projeto com o comando react-native init "nomeDoProjeto" e  na segunda flag "com.mycompany.app" adicionamos o novo nome do pacote, teclamos ENTER e aguardamos o processo concluir.

Depois basta iniciar novamente o projeto e o novo package name foi alterado com sucesso. Essa é uma das maneiras mais simples de alterar o package name do projeto em React Native CLI quando necessário, sem a necessidade de realizar nenhum tipo de fatoração ou mesmo alteração manual, buscando arquivo por arquivo.


Bônus: alterando o nome de exibição

O react-native-rename também permite alterar o nome de exibição do aplicativo, isto é, aquele nome que é exibido na tela de aplicativos do Android. Para isso, basta digitarmos o seguinte comando em um terminal dentro do diretório raiz do projeto:

react-native-rename "Nome do Meu App"

Fonte: Npmjs.

Para quem utiliza o Expo CLI existe uma maneira bem mais simples que não exige nenhuma instalação adicional, mas isso é assunto para outro post! Espero que eu tenha ajudado de alguma forma e até a próxima!


Fonte: NPMJS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares