Destaques

Como reduzir os travamentos e aumento de temperatura no Dell G3 3579 e modelos similares

Imagem
Há algum tempo eu tive em mãos o notebook da Dell, modelo G3 3579 que originalmente vem equipado com o processador Intel Core i7 8750H, 8GB de memória RAM, HD de 1TB e placa de vídeo nVidia Geforce GTX 1050 Ti. O notebook gamer tem como destaque as altas temperaturas alcançadas pelo processador durante os jogos e demais atividades que exigem muito processamento, como renderizações de vídeos e projetos arquiteturais, sendo muito comum que ele sofra travamentos em jogos e até mesmo reinicie por conta das altas temperaturas. Nesse post eu gostaria de mostrar a vocês que há uma solução simples que não exige nenhuma modificação, tanto física quanto lógica, vamos lá? Introdução Mesmo que pareça um tanto óbvio, gostaria de explicar um pouco sobre qual é a causa desse problema que afeta toda a linha G3, não apenas na variação com processador Core i7, como também na variação com processador Core i5 8300H e demais versões, inclusive nas gerações posteriores, como a linha G3 3590 que também sofre

Como evitar os efeitos ghosting e burn-in no seu Smartphone


Olá pessoal! Uma questão que recebeu maior atenção nos últimos anos foram os efeitos ghosting e burn-in. Muitas pessoas acreditam que os dois efeitos significam a mesma coisa, o que é mentira. O efeito ghosting surge quando a tela exibe rastros durante o movimento enquanto que o burn-in ocorre quando alguma imagem levemente opaca sobrepõe a tela durante o uso, é como se os pixels estivessem "queimados". Esses dois efeitos são bastante comuns e relativamente fáceis de acontecer, e como prevenir é melhor do que remediar, eu gostaria de deixar algumas dicas sobre como evitar esse tipo de problema. Vamos lá?

Ao contrário do que muitos pensam, o efeito ghosting e burn-in estão presentes há bastante tempo, desde a época das televisões e dos monitores que utilizavam a tecnologia CRT (Tubo de Raios Catódicos), aquelas telas que possuíam um grande tubo que projetava a imagem através de feixes de elétrons e que normalmente causavam uma pequena descarga eletro estática ao tocar. Essas telas também sofriam desse problema, assim como qualquer tipo de display moderno ainda está sujeito a passar por esse problema caso ele seja utilizado de forma inadequada.


Evite imagens estáticas e brilho no máximo

Um dos fatores que mais contribuem para o deterioramento precoce de uma tela são o brilho no máximo e as imagens estáticas. A combinação de ambos pode ser catastrófica para o display. Portanto evite deixar o aparelho durante longos períodos com a tela ligada exibindo imagens ou vídeos estáticos, (sem movimento) com o brilho no máximo. Deixar o brilho médio e a tela ligada por 2 minutos no máximo são algumas formas de evitar esse problema.


Ative o tema escuro, se disponível

Essa é outra forma de evitar que os efeitos ocorram, embora ela seja mais benéfica em telas OLED ou AMOLED, pois exibir a cor preta estaticamente em painéis IPS, PLS ou TFT também pode causar o burn-in, uma vez que o preto representa os pixels desligados em telas OLED/AMOLED enquanto que em telas IPS/PLS/TFT o preto representa filtros polarizadores em ação recebendo carga elétrica, tornando-o opaco e bloqueando a passagem de luz. Em suma, ativar o tema escuro não faz muita diferença em telas que não sejam AMOLED e OLED e pode até mesmo causar o mesmo efeito.


Desative a barra de navegação, se necessário

Em modelos mais antigos de Smartphones Android, era comum a barra de navegação possuir aparência escura, estática e sem transparência. Isso causou alguns problemas nas telas dos aparelhos, principalmente em telas OLED/AMOLED. Felizmente a partir da versão 4.4 do Android (KitKat) a barra de navegação passou a ser transparente ou ficar oculta em tela cheia. Caso seu aparelho seja muito antigo, considere instalar um aplicativo de barra de navegação que permita torná-lo transparente ou oculto de forma inteligente.


Evite a exposição prolongada ao sol

O Sol também pode ser um aliado contra a preservação das telas. Exposições prologadas e altas temperaturas podem alterar as características do display e consequentemente causar o burn-in. Portanto evite deixar o aparelho diretamente ao sol por muito tempo ou dentro de ambientes muito quentes como dentro de um carro em um dia quente de verão, por exemplo.


E se a tela já estiver com problemas?

Apesar dos efeitos ghosting e burn-in representarem problemas físicos na tela, dependendo do grau que o dano atingiu, ainda é possível tentar contornar a situação de alguma forma. Uma alternativa comumente procurada é através de aplicativos que tentam "ressuscitar" a tela através de estimulos visuais, ou seja, exibindo as cores RGB na tela para forçar os pixels a exibir as cores com menor diferenciação, de modo a remover ou reduzir o efeito ghosting.

Para tentar reduzir ou eliminar, dependendo do nível do dano causado, eu desenvolvi um aplicativo chamado Burn-in Fix que busca reduzir os efeitos causados pelo burn-in ou ghosting no display. Ele está disponível na Play Store e pode ser baixado aqui.

Caso a tela ainda apresente problemas, infelizmente não há muito o que fazer além de encaminhar o aparelho a uma assistência técnica de confiança. Lá ele será melhor avaliado por profissionais qualificados que analisarão o que realmente está acontecendo com a tela do seu celular.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares