Destaques

Google Pixel 4A: como é utilizá-lo em 2024?

Imagem
Depois de experimentar o LG Nexus 5X durante algum tempo, um dos últimos telefones que recebeu este nome, diga-se de passagem (o último Nexus foi o 6P), chegou a vez de voltar a ter em mãos mais um telefone da Google bastante interessante, que é o Pixel 4A. Nesse pequeno artigo, eu gostaria de compartilhar a vocês um pouco da experiência que eu tive em utilizar o Pixel 4A em pleno 2024, contando seus prós e contras e se ainda vale a pena comprar este aparelho tão peculiar que herda características que lembram bastante o iPhone SE. Introdução Para quem não sabe, o Google Pixel 4A é um aparelho desenvolvido pela Google, lançado em 2020 e fabricado pela Foxconn e HTC. Assim como na geração anterior, o Pixel 4A representa uma variação mais acessível da linha Pixel, com menos recursos em relação ao Pixel 4, tais como uma tela menor, uma única câmera principal, um processador mais modesto e um design mais simples, somados a um preço reduzido. É bem provável que a letra A significa "Ace

Como converter data em timestamp no Javascript


Olá pessoal! O timestamp ou tempo de carimbo ou ainda marca temporal é uma cadeia de caracteres que denota a hora ou data que certo evento ocorreu. No Javascript o timestamp informa o número de milisegundos decorridos desde 1 de janeiro de 1970 através dos métodos getTime() ou Date.now(). Ou seja, ao invocarmos esses métodos, teremos o resultado em milissegundos entre a data em que a função foi invocada e a data de referência (1 de Janeiro de 1970), permitindo assim estabelecer um formato consistente e de fácil comparação entre duas marcas temporais distintas. Ele pode ser muito útil por exemplo quando desejamos exibir há quantos dias um determinado evento está em execução desde o seu início. 

Nesse post eu gostaria de mostrar como é possível converter uma data qualquer em timestamp para convertermos o resultado em em dias, meses ou anos utilizando o Javascript para utilizar em nossos projetos. É bem simples e eu vou mostrar a vocês.


Primeiro passo

Tudo que precisamos é de uma data a qual desejamos saber o seu valor em timestamp. Então vamos declarar a data a seguir como exemplo:

var data = "26-10-2021";


Segundo passo

Agora vamos dividir a data em três porções utilizando o método split():

var data2 = data.split("-");

Ele retornará um novo array com o dia, mês e ano ocupando uma posição dessa forma:

data2 = ["26", "10", "2021"]


Terceiro passo

Em seguida, vamos criar uma terceira variável que vai receber um novo objeto do tipo Date() com a data escolhida e vamos trocar a ordem dos elementos para ano, mês e dia, a mesma ordem compreendida pelos bancos de dados:

var novaData = new Date(data2[2], data2[1] - 1, data2[0]);

A partir desse momento já podemos exibir o valor da data escolhida em timestamp com a função getTime():

console.log(novaData.getTime());

Com este comando podemos ver no console a data escolhida ("26-10-2021") em timestamp.


Como converter timestamp em data

E se precisarmos fazer o contrário, isto é, se tivermos um valor em timestamp e precisamos converter em um formato de data padrão? É muito simples e vou mostrar!

Suponhamos que temos o seguinte valor em timestamp: 1642123149. Para convertê-lo em data e hora, basta instanciarmos um objeto do tipo Date com este valor:

var data = new Date(1642123149);

Ao executarmos este código em um terminal, teremos a saída a seguir:

Mon Jan 19 1970 21:08:43 GMT-0300 (Horário Padrão de Brasília)


Bônus: como exibir a diferença em dias entre duas datas diferentes

Uma aplicação bastante comum que pode beneficiar do uso do timestamp é saber qual é a diferença de dias entre duas datas distintas. Para isso vamos considerar as datas a seguir:

var data1 = "02-01-2010";

var data2 = "15-11-2015";

Primeiro passo: vamos converter as duas datas em timestamp da seguinte forma:

var dataSplit1 = data1.split("-");

var dataSplit2 = data2.split("-");

Segundo passo: criamos uma terceira variável que vai converter as duas variáveis em timestamp e em seguida subtrair o resultado de dataSplit2 com dataSplit1:

var periodo = ((new Date(dataSplit2[2], dataSplit2[1] - 1, dataSplit2[0])) - (new Date(dataSplit1[2], dataSplit1[1] - 1, dataSplit1[0])));

IMPORTANTE: nesse caso SEMPRE devemos subtrair a data mais recente pela menos recente, nunca o contrário.

Ao executarmos o console, teremos o seguinte resultado: 

185155200000

Terceiro passo: agora vamos converter o resultado em dias. Para isso, basta dividirmos o timestamp por mil, em seguida dividimos por 3600 e por fim dividimos por 24:

console.log(((periodo / 1000) / 3600) / 24);

E assim teremos a diferença em dias entre a data1 e a data2:

2143

Ou seja, passaram 2143 dias entre 02 de Janeiro de 2010 e 15 de Novembro de 2015. 


Espero que tenha ajudado.

Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares