Destaques

Google Pixel 4A: como é utilizá-lo em 2024?

Imagem
Depois de experimentar o LG Nexus 5X durante algum tempo, um dos últimos telefones que recebeu este nome, diga-se de passagem (o último Nexus foi o 6P), chegou a vez de voltar a ter em mãos mais um telefone da Google bastante interessante, que é o Pixel 4A. Nesse pequeno artigo, eu gostaria de compartilhar a vocês um pouco da experiência que eu tive em utilizar o Pixel 4A em pleno 2024, contando seus prós e contras e se ainda vale a pena comprar este aparelho tão peculiar que herda características que lembram bastante o iPhone SE. Introdução Para quem não sabe, o Google Pixel 4A é um aparelho desenvolvido pela Google, lançado em 2020 e fabricado pela Foxconn e HTC. Assim como na geração anterior, o Pixel 4A representa uma variação mais acessível da linha Pixel, com menos recursos em relação ao Pixel 4, tais como uma tela menor, uma única câmera principal, um processador mais modesto e um design mais simples, somados a um preço reduzido. É bem provável que a letra A significa "Ace

Como enviar mensagens de notificação no app com Cloud Messaging e Expo CLI


Olá pessoal! O Expo CLI é um Framework que permite o desenvolvimento de aplicativos Android, IOS e Web utilizando o mesmo código em Javascript ou Typescript, assim como ocorre com o React Native CLI, porém de maneira muito mais facilitada. Com ele não é preciso configurar uma série de arquivos e dependências, uma vez que boa parte do processo é realizado automaticamente. Ele possui uma série de ferramentas e bibliotecas nativas que facilitam muito o desenvolvimento de aplicativos. Um deles é o FCM for Push Notifications, que gostaria de abordar nessa postagem.


O FCM (ou Firebase Cloud Messaging) é um recurso disponível na plataforma da Google que permite enviar mensagens de notificação do tipo Push em aplicativos gratuitamente, permitindo enviar notícias ou alertas a todos os usuários/dispositivos com o aplicativo instalado. Para instalar através do Expo CLI é muito simples e vou mostrar a vocês. Eu utilizei o Manjaro Linux como Sistema Operacional, mas o método se aplica a qualquer outro sistema.


Resumo das atividades
- Criar um aplicativo através do Expo-CLI;
- Adicionar um novo projeto no Firebase;
- Criar uma aplicação Android no Firebase;
- Habilitar o FCM for Push Notifications no projeto do Expo;
- Enviar uma notificação de teste.


Primeiro passo

Para começar, vamos criar um novo projeto no Expo-CLI. Para isso, vamos criar uma pasta para o projeto, abrir o prompt de comandos dentro dela e executar o comando a seguir: 


expo init <nome-do-projeto>



Nesse caso eu criei um projeto com o nome app-teste, escolhi a primeira opção (blank), teclei Enter para confirmar e aguardei o processo concluir.


Segundo passo

Enquanto o projeto no Expo é criado, vamos criar um novo projeto no Firebase. Para isso, acesse este link, efetue o login com a sua conta do Google e clique no botão Adicionar projeto.


Em seguida vamos criar um nome para o projeto. Aqui vou chamar de App Teste:


Na próxima tela ele pergunta se deseja ativar o Google Analytics. Vamos deixar como está e clicar em Continuar:


Em seguida o Firebase solicitará uma conta do Google Analytics. Caso você ainda não possua uma, crie uma conta primeiro antes de continuar:


Após criar o projeto, seremos direcionados para a tela principal (dashboard) do Firebase. Vamos então criar um novo app para Android clicando no botão logo abaixo da mensagem "Comece adicionando o Firebase ao seu aplicativo":


Ao clicar nesse botão, serão solicitadas algumas informações como o nome do pacote e o apelido do app. Nessa etapa vamos definir esses dois campos mencionados e clicar em Registrar app.


Na próxima etapa vamos baixar o arquivo de configuração do projeto. Então clicamos em Fazer download do google-services.json e colocamos ele no diretório raíz do projeto:


Nas próximas etapas desse processo não precisaremos copiar nenhum código, então basta apenas clicar em Próximo, Próximo e finalmente Continuar no console. O assistente retornará à tela principal.


Terceiro passo

Agora que o projeto no Expo foi criado, é hora de abri-lo. Para isso eu utilizarei o Visual Studio Code, mas você pode utilizar qualquer editor de sua preferência. Então vamos abrir o editor de código fonte e abrir o projeto nele. Em seguida, vamos acessar o arquivo app.json:


Dentro desse arquivo adicionaremos a entrada a seguir e salvamos o arquivo:


Em seguida, vamos acessar o terminal dentro do diretório raíz do projeto e executar o comando a seguir:


expo push:android:upload --api-key <your-token-here>

onde <your-token-here> pode ser substituída pela chave do servidor Cloud Messaging ou pela chave API do arquivo google-services.json. Vamos copiar a segunda opção:


Após concluir o processo - que é bem rápido - já podemos testar as notificações. Mas primeiro, no mesmo terminal, vamos construir o aplicativo com o comando a seguir:


expo build:android


Será solicitado o nome do pacote. É importante que o nome do pacote seja o mesmo registrado no Firebase:


Em seguida escolhemos a opção apk:


E sequencialmente escolhemos a opção Generate new keystore e aguardamos a conclusão:


Ao finalizar o processo, vamos deparar com uma tela semelhante a esta:


Basta acessar o link de download gerado e baixar o apk.

Quarto passo

Nesse momento já temos condições de enviar uma notificação de teste. Para isso, vamos instalar o aplicativo gerado no celular ou em uma máquina virtual. Aqui vou utilizar o Genymotion:


Agora vamos voltar à tela principal do Firebase e clicar em Cloud Messaging, localizado mais para baixo no menu à esquerda:


E então clicamos no botão Send your first message:


Seremos direcionados ao assistente de criação. Podemos adicionar um título e uma mensagem para as notificações, além de uma imagem de notificação:



Em Segmentação escolhemos a aplicação Android criada e clicamos em Próxima:


A seguir definimos a programação, isto é, quando as notificações serão "disparadas" no aplicativo. Vou escolher a opção Agora:


No próximo passo podemos definir algumas métricas do Google Analytics. Vamos deixar como está:


Por fim, podemos definir alguns ajustes como o som ao receber as notificações e a duração da campanha. Nesse caso vou deixar o som desabilitado e a duração em uma semana:


Clicamos em RevisarPublicar e pronto! Suas notificações serão propagadas no app!


 


E é isso aí! Este foi apenas um teste envolvendo o envio de mensagens de notificação como mensagens de exibição, porém com o FCM também é possível enviar mensagens do tipo Push de acordo com o comportamento do app. Para mais informações acesse a documentação.


Fonte: Expo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares