Destaques
Como escolher o tamanho da bicicleta
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Olá pessoal! Uma dúvida que eu mesmo já tive e também presenciei muitas vezes com alguns amigos e colegas que pedalam ou que começaram a se aventurar nas trilhas, na cidade ou nas estradas é a respeito da escolha do tamanho do quadro ideal ao comprar uma nova bicicleta. Afinal, existe mesmo um tamanho de quadro ideal ou é pura bobagem? A resposta é sim e é isso que eu gostaria de falar neste post!
Introdução
As bicicletas possuem marcas, modelos e tamanhos variados. A escolha do tamanho ideal é muito importante, pois uma escolha incorreta pode trazer consequências desagradáveis que vão desde o desconforto nos pedais, perda de desempenho e a combinação de ambos pode resultar em até mesmo desanimar o ciclista e induzi-lo à desistência de continuar praticando a atividade física.
Assim como roupas e calçados, as bicicletas também possuem tamanhos variados. Geralmente esses tamanhos são rotulados como S, M, L ou XL, assim como P, M ou G ou ainda 15, 17, 19 ou 21 polegadas em bicicletas fora de estrada (MTB) e 42, 44, 46, 48, 50 ou 52 centímetros em bicicletas de estrada (Speed). Alguns fabricantes e lojistas ainda possuem o hábito de considerar apenas essa medida como parâmetro de escolha. Mas essa é uma decisão incorreta.
Essas medidas levam apenas em consideração o comprimento do tubo do selim, local onde encaixamos o canote do selim, porém mais importante que essa medida é o comprimento do top tube efetivo, que é a distância "virtual" entre o centro do tubo do selim e o centro da caixa de direção, o qual pode se estender até o centro da mesa. Essa medida determina a inclinação do ciclista sobre a bicicleta e medidas incorretas podem acarretar em perda de desempenho e dores ou formigamentos nas mãos e desconforto na região lombar.
Comprimento do top tube horizontal + mesa |
Fazendo os cálculos
Antes de comprar uma bicicleta, é preciso considerar a medida do top tube efetivo, pois ele (assim como o stack e o reach) é mais importante que o tamanho do quadro em si. Um quadro S de uma marca/modelo X poderia servir perfeitamente da mesma forma que um tamanho M de uma marca/modelo Y. Para calcular o comprimento do top tube efetivo basta utilizar a fórmula a seguir:
CompTopTubeMesa = ((tronco + braço) ÷ 2) + 4
onde braço representa o comprimento do braço que vai da região mediana da mão até a axila e tronco representa a diferença entre a altura do esterno e do cavalo. Portanto, para calcular o tronco, basta subtrair a altura do esterno com a altura do cavalo:
Para calcular o tronco, basta subtrair a altura do esterno pela altura do cavalo |
E assim teremos o comprimento do top tube efetivo ideal. Essa fórmula foi desenvolvida por Greg LeMond e é muito utilizada entre os profissionais do Bike Fit. Com o comprimento em mãos, basta escolher o tamanho do quadro que atenda essa medida. Para entender melhor, vamos citar um exemplo:
Suponhamos que uma pessoa tenha 170 centímetros de altura, esterno de 140 centímetros, cavalo de 80 centímetros e que seu braço meça 60 centímetros. Utilizando a fórmula de LeMond teremos:
CompTopTubeMesa = (((140 - 80) + 60) ÷ 2) + 4
Assim, concluímos que nesse caso o comprimento do top tube efetivo (top tube + mesa) vale 64 centímetros. Por exemplo, uma Scott Scale 940 tamanho M com mesa de 40 milímetros poderia servir perfeitamente assim como a mesma bicicleta no tamanho S com uma mesa de 65 milímetros, pois ambas atingiriam o mesmo comprimento do top tube desejado, que é 64 centímetros:
Comentários
Postar um comentário