Destaques

Google Pixel 4A: como é utilizá-lo em 2024?

Imagem
Depois de experimentar o LG Nexus 5X durante algum tempo, um dos últimos telefones que recebeu este nome, diga-se de passagem (o último Nexus foi o 6P), chegou a vez de voltar a ter em mãos mais um telefone da Google bastante interessante, que é o Pixel 4A. Nesse pequeno artigo, eu gostaria de compartilhar a vocês um pouco da experiência que eu tive em utilizar o Pixel 4A em pleno 2024, contando seus prós e contras e se ainda vale a pena comprar este aparelho tão peculiar que herda características que lembram bastante o iPhone SE. Introdução Para quem não sabe, o Google Pixel 4A é um aparelho desenvolvido pela Google, lançado em 2020 e fabricado pela Foxconn e HTC. Assim como na geração anterior, o Pixel 4A representa uma variação mais acessível da linha Pixel, com menos recursos em relação ao Pixel 4, tais como uma tela menor, uma única câmera principal, um processador mais modesto e um design mais simples, somados a um preço reduzido. É bem provável que a letra A significa "Ace

Como escolher o tamanho da bicicleta


Olá pessoal! Uma dúvida que eu mesmo já tive e também presenciei muitas vezes com alguns amigos e colegas que pedalam ou que começaram a se aventurar nas trilhas, na cidade ou nas estradas é a respeito da escolha do tamanho do quadro ideal ao comprar uma nova bicicleta. Afinal, existe mesmo um tamanho de quadro ideal ou é pura bobagem? A resposta é sim e é isso que eu gostaria de falar neste post!


E para você que entrou no mundo do ciclismo, eu o convido a conhecer o Meu Bike Fit! Ele é um aplicativo para Android que busca corrigir sua postura na bicicleta para melhorar a qualidade das pedaladas e evitar possíveis lesões. Clique aqui e conheça o Meu Bike fit!

Introdução

As bicicletas possuem marcas, modelos e tamanhos variados. A escolha do tamanho ideal é muito importante, pois uma escolha incorreta pode trazer consequências desagradáveis que vão desde o desconforto nos pedais, perda de desempenho e a combinação de ambos pode resultar em até mesmo desanimar o ciclista e induzi-lo à desistência de continuar praticando a atividade física.


Assim como roupas e calçados, as bicicletas também possuem tamanhos variados. Geralmente esses tamanhos são rotulados como S, M, L ou XL, assim como P, M ou G ou ainda 15, 17, 19 ou 21 polegadas em bicicletas fora de estrada (MTB) e 42, 44, 46, 48, 50 ou 52 centímetros em bicicletas de estrada (Speed). Alguns fabricantes e lojistas ainda possuem o hábito de considerar apenas essa medida como parâmetro de escolha. Mas essa é uma decisão incorreta.


Essas medidas levam apenas em consideração o comprimento do tubo do selim, local onde encaixamos o canote do selim, porém mais importante que essa medida é o comprimento do top tube efetivo, que é a distância "virtual" entre o centro do tubo do selim e o centro da caixa de direção, o qual pode se estender até o centro da mesa. Essa medida determina a inclinação do ciclista sobre a bicicleta e medidas incorretas podem acarretar em perda de desempenho e dores ou formigamentos nas mãos e desconforto na região lombar.

Comprimento do top tube horizontal + mesa

Fazendo os cálculos

Antes de comprar uma bicicleta, é preciso considerar a medida do top tube efetivo, pois ele  (assim como o stack e o reach) é mais importante que o tamanho do quadro em si. Um quadro S de uma marca/modelo X poderia servir perfeitamente da mesma forma que um tamanho M de uma marca/modelo Y. Para calcular o comprimento do top tube efetivo basta utilizar a fórmula a seguir:

CompTopTubeMesa = ((tronco + braço) ÷ 2) + 4

onde braço representa o comprimento do braço que vai da região mediana da mão até a axila e tronco representa a diferença entre a altura do esterno e do cavalo. Portanto, para calcular o tronco, basta subtrair a altura do esterno com a altura do cavalo:

Para calcular o tronco, basta subtrair a altura do esterno pela altura do cavalo

E assim teremos o comprimento do top tube efetivo ideal. Essa fórmula foi desenvolvida por Greg LeMond e é muito utilizada entre os profissionais do Bike Fit. Com o comprimento em mãos, basta escolher o tamanho do quadro que atenda essa medida. Para entender melhor, vamos citar um exemplo:

Suponhamos que uma pessoa tenha 170 centímetros de altura, esterno de 140 centímetroscavalo de 80 centímetros e que seu braço meça 60 centímetros. Utilizando a fórmula de LeMond teremos:

CompTopTubeMesa = (((140 - 80) + 60) ÷ 2) + 4

Assim, concluímos que nesse caso o comprimento do top tube efetivo (top tube + mesa) vale 64 centímetros. Por exemplo, uma Scott Scale 940 tamanho M com mesa de 40 milímetros poderia servir perfeitamente assim como a mesma bicicleta no tamanho S com uma mesa de 65 milímetros, pois ambas atingiriam o mesmo comprimento do top tube desejado, que é 64 centímetros:

Geometria da Scott Scale 940 2021

Conclusão

Durante a escolha da bicicleta, fique atendo às suas medidas do Bike Fit, principalmente a medida do top tube ideal para você. O tamanho do quadro será mais relevante para determinar o comportamento que a bicicleta proporcionará e quanto o canote ficará exposto do que a questão de servir ou não. 

Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários. 

Um abraço e bons pedais!

Fonte: Bikemagazine.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares