Destaques

Lenovo Thinkplus GM2 Pro: unboxing e primeiras impressões

Imagem
Olá pessoal! O Lenovo Thinkplus Livepods GM2 Pro são fones de ouvido intra auriculares exclusivos do mercado chinês que possuem tecnologia TWS, conexão Bluetooth 5.3, modo gamer, proteção IPX5 e bateria de até 5 horas de duração. Ele aparece com certa frequência em promoções no AliExpress, Mercado Livre ou mesmo na Shopee, por isso eles despertaram o meu interesse em adquirí-los. Nesse vídeo eu gostaria de deixar registrado o meu unboxing e quais foram as primeiras impressões que eu tive com esses fones de ouvido da Lenovo. Link para compra do Lenovo Thinkplus GM2 Pro: https://shope.ee/5fRQbLfNol

Como escolher o tamanho da bicicleta


Olá pessoal! Uma dúvida que eu mesmo já tive e também presenciei muitas vezes com alguns amigos e colegas que pedalam ou que começaram a se aventurar nas trilhas, na cidade ou nas estradas é a respeito da escolha do tamanho do quadro ideal ao comprar uma nova bicicleta. Afinal, existe mesmo um tamanho de quadro ideal ou é pura bobagem? A resposta é sim e é isso que eu gostaria de falar neste post!


E para você que entrou no mundo do ciclismo, eu o convido a conhecer o Meu Bike Fit! Ele é um aplicativo para Android que busca corrigir sua postura na bicicleta para melhorar a qualidade das pedaladas e evitar possíveis lesões. Clique aqui e conheça o Meu Bike fit!

Introdução

As bicicletas possuem marcas, modelos e tamanhos variados. A escolha do tamanho ideal é muito importante, pois uma escolha incorreta pode trazer consequências desagradáveis que vão desde o desconforto nos pedais, perda de desempenho e a combinação de ambos pode resultar em até mesmo desanimar o ciclista e induzi-lo à desistência de continuar praticando a atividade física.


Assim como roupas e calçados, as bicicletas também possuem tamanhos variados. Geralmente esses tamanhos são rotulados como S, M, L ou XL, assim como P, M ou G ou ainda 15, 17, 19 ou 21 polegadas em bicicletas fora de estrada (MTB) e 42, 44, 46, 48, 50 ou 52 centímetros em bicicletas de estrada (Speed). Alguns fabricantes e lojistas ainda possuem o hábito de considerar apenas essa medida como parâmetro de escolha. Mas essa é uma decisão incorreta.


Essas medidas levam apenas em consideração o comprimento do tubo do selim, local onde encaixamos o canote do selim, porém mais importante que essa medida é o comprimento do top tube efetivo, que é a distância "virtual" entre o centro do tubo do selim e o centro da caixa de direção, o qual pode se estender até o centro da mesa. Essa medida determina a inclinação do ciclista sobre a bicicleta e medidas incorretas podem acarretar em perda de desempenho e dores ou formigamentos nas mãos e desconforto na região lombar.

Comprimento do top tube horizontal + mesa

Fazendo os cálculos

Antes de comprar uma bicicleta, é preciso considerar a medida do top tube efetivo, pois ele  (assim como o stack e o reach) é mais importante que o tamanho do quadro em si. Um quadro S de uma marca/modelo X poderia servir perfeitamente da mesma forma que um tamanho M de uma marca/modelo Y. Para calcular o comprimento do top tube efetivo basta utilizar a fórmula a seguir:

CompTopTubeMesa = ((tronco + braço) ÷ 2) + 4

onde braço representa o comprimento do braço que vai da região mediana da mão até a axila e tronco representa a diferença entre a altura do esterno e do cavalo. Portanto, para calcular o tronco, basta subtrair a altura do esterno com a altura do cavalo:

Para calcular o tronco, basta subtrair a altura do esterno pela altura do cavalo

E assim teremos o comprimento do top tube efetivo ideal. Essa fórmula foi desenvolvida por Greg LeMond e é muito utilizada entre os profissionais do Bike Fit. Com o comprimento em mãos, basta escolher o tamanho do quadro que atenda essa medida. Para entender melhor, vamos citar um exemplo:

Suponhamos que uma pessoa tenha 170 centímetros de altura, esterno de 140 centímetroscavalo de 80 centímetros e que seu braço meça 60 centímetros. Utilizando a fórmula de LeMond teremos:

CompTopTubeMesa = (((140 - 80) + 60) ÷ 2) + 4

Assim, concluímos que nesse caso o comprimento do top tube efetivo (top tube + mesa) vale 64 centímetros. Por exemplo, uma Scott Scale 940 tamanho M com mesa de 40 milímetros poderia servir perfeitamente assim como a mesma bicicleta no tamanho S com uma mesa de 65 milímetros, pois ambas atingiriam o mesmo comprimento do top tube desejado, que é 64 centímetros:

Geometria da Scott Scale 940 2021

Conclusão

Durante a escolha da bicicleta, fique atendo às suas medidas do Bike Fit, principalmente a medida do top tube ideal para você. O tamanho do quadro será mais relevante para determinar o comportamento que a bicicleta proporcionará e quanto o canote ficará exposto do que a questão de servir ou não. 

Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários. 

Um abraço e bons pedais!

Fonte: Bikemagazine.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares