Como ajustar o capacete de bicicleta corretamente

O capacete é um item importante e obrigatório para qualquer ciclista, pois ele protege uma das regiões mais vitais do corpo humano, que é a cabeça. O ajuste incorreto deste acessório pode causar problemas de segurança e, em alguns casos, pode até mesmo não proteger o ciclista como deveria.


Portanto, veja a seguir algumas dicas de como ajustar o capacete corretamente para uma pedalada mais segura e confortável.

Escolha o tamanho ideal

Assim como as vestimentas, os capacetes também possuem diversos tamanhos. Geralmente eles são classificados em siglas como S, M, L ou XL, ou ainda P, M e G, e correspondem ao comprimento da circunferência da região da têmpora. Um capacete grande pode prejudicar a atividade assim como um capacete pequeno pode não servir ou mesmo não proteger adequadamente.

Existem ainda capacetes de tamanho único, ou U. Eles possuem dimensões "universais", ou seja, que satisfazem a maior parte dos ciclistas. Escolha aquele que mais se aproxima das suas medidas.

Utilize o formato adequado para a sua prática esportiva


Existem diversos tipos e formatos de capacetes que foram projetados para atender modalidades diferentes do ciclismo. Existem capacetes para BMX, Downhill, Cross Country, Triathlon, Contrarrelógio entre outros. 

Eles possuem formatos, materiais, desenhos e pesos diferenciados bem como podem proteger parcialmente ou completamente a cabeça (full face). Escolha aquele que seja mais adequado para a sua categoria para garantir melhor conforto, segurança e desempenho.

Observe o sistema de ventilação

Vivemos em um país tropical onde a maior parte do ano é quente. Portanto, durante a escolha do novo capacete, leve em consideração o sistema de ventilação. Alguns modemos possuem mais ou menos entradas/saídas de ar.

Para quem costuma pedalar em regiões ou épocas mais quentes, dê preferência aos capacetes que favorecem maior circulação  de ar, isto é, com mais entradas e saídas de ar, e o mais importante: experimente antes de comprar.

Ajuste as alças e travas corretamente


O capacete deve posicionar de modo quase paralelo ao solo ou em um ângulo que seja suficiente para cobrir aproximadamente dois dedos acima das sobrancelhas. O mesmo se aplica para a região abaixo do queixo para permitir que o ciclista abra a boca.

As travas ou presilhas não devem ser apertadas demasiadamente, somente o suficiente para deixar o equipamento firme e sem chacoalhar na cabeça.


Fonte: Bikemagazine.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares

Como recolocar uma película de Smartphone/Tablet sem deixar resíduos

Como obter as imagens em destaque da tela de bloqueio do Windows 10

Como transformar o cartão SD em memória interna

Instalando o Zorin OS no PC

Como fazer dual boot com o Zorin OS 16

Como obter o Packet Tracer gratuitamente

Como corrigir a falha do dual boot do Manjaro após a atualização do Windows

Melhores Apps para Escrita