Destaques

Google Pixel 4A: como é utilizá-lo em 2024?

Imagem
Depois de experimentar o LG Nexus 5X durante algum tempo, um dos últimos telefones que recebeu este nome, diga-se de passagem (o último Nexus foi o 6P), chegou a vez de voltar a ter em mãos mais um telefone da Google bastante interessante, que é o Pixel 4A. Nesse pequeno artigo, eu gostaria de compartilhar a vocês um pouco da experiência que eu tive em utilizar o Pixel 4A em pleno 2024, contando seus prós e contras e se ainda vale a pena comprar este aparelho tão peculiar que herda características que lembram bastante o iPhone SE. Introdução Para quem não sabe, o Google Pixel 4A é um aparelho desenvolvido pela Google, lançado em 2020 e fabricado pela Foxconn e HTC. Assim como na geração anterior, o Pixel 4A representa uma variação mais acessível da linha Pixel, com menos recursos em relação ao Pixel 4, tais como uma tela menor, uma única câmera principal, um processador mais modesto e um design mais simples, somados a um preço reduzido. É bem provável que a letra A significa "Ace

Teclado sem fio Logitech MK220: primeiras impressões


Olá pessoal! 

Recentemente eu estava em busca de um novo teclado e mouse sem fio que oferecesse bom custo-benefício para substituir o meu antigo teclado sem fio da Fortrek modelo Slim. Por fim, depois de uma pequena busca na internet e devido a algumas recomendações em alguns sites, acabei adquirindo o Logitech MK220, um modelo que pode entregar bom custo-benefício, acabamento compacto e bateria de longa duração. Será que ele é uma boa opção? É isso que eu gostaria de dizer neste post.


Características

O Logitech MK220 possui as principais especificações técnicas:

  • Teclado ABNT2 com design compacto e resistente a derramamentos;
  • Teclas de perfil baixo com durabilidade de pelo menos 5 milhões de pressionamentos;
  • Suporte de inclinação ajustável;
  • Conexão USB Plug and Play;
  • Mouse com design ergonômico e rastreamento óptico em HD;
  • Interface sem fio, padrão Wi-Fi de 2.4Ghz com tecnologia Logitech Advanced Wireless e alcance de até 10 metros com baixo atraso ou interrupções;
  • Alimentação por pilhas com duração máxima de até 24 meses para o teclado (formato AAA) e 5 meses para o mouse (formato AA);
  • Compatibilidade: Windows XP, Vista, 7, 8 e 10, Chrome OS e Sistemas Operacionais Linux a partir do kernel 2.6;
  • Garantia de hardware de até 3 anos;
  • Preço: R$129,00 (Magazine Luiza).

Conteúdo da caixa

Dentro da caixa temos o teclado Logitech K220 na cor preto. Ele é do tipo Wireless e possui um design compacto no padrão ABNT2. Também acompanha um mouse sem fio de três botões, modelo M150 com tamanho tradicional e design ergonômico. As pilhas são inclusas, sendo que o teclado utiliza duas pilhas AAA enquanto que o mouse duas pilhas AA. Por fim, temos um guia rápido e nada demais.

Utilização

A primeira impressão que eu tive foi em relação ao design compacto do teclado. Ele é bastante leve e pequeno, medindo menos de 38 centímetros, mas pode causar certo estranhamento às pessoas que, assim como eu, estavam acostumadas a digitar em teclados convencionais. Mas é uma questão de tempo até ficarmos acostumados com o posicionamento de algumas teclas como a Home, End, Page Up e Page Down, que ficam localizadas acima do teclado numérico.


Por falar em teclas, elas possuem tamanho satisfatório e são relativamente macias, além de não produzir muito barulho. As impressões negativas diminuem conforme digitamos, principalmente na questão da resposta ao toque. A fabricante garante baixíssimo atraso de resposta, e isso realmente acontece! Digitar no K220 é realmente rápido e consistente, praticamente  não existem atrasos, principalmente quando o - grande - receptor está próximo.

Ele também possui um conjunto de teclas multimídia que facilitam - e muito - o dia a dia. Através do botão Fn, é possível aumentar ou diminuir o volume, avançar, pausar ou retroceder uma música, abrir a calculadora, o player de música, o aplicativo de email entre outras funcionalidades. O compartimento das pilhas fica localizado na região esquerda onde existe uma borda lateral maior no teclado. 


Quanto ao mouse, ele possui três botões convencionais, sendo que o terceiro possui uma roda. Ela é bastante silenciosa, embora os demais botões não são. A pegada é confortável e seu peso avantajado devido ao uso de pilhas AA ajuda a tornar o movimento firme durante o uso. Ele possui sensor óptico infravermelho e funciona bem na maioria das superfícies e a sensibilidade poderá agradar a maioria dos usuários, exceto gamers.


Por fim, falando em bateria, a Logitech inclui 4 pares de baterias alcalinas, sendo duas no formato AA para o mouse e duas no formato AAA para o teclado, garantindo até 24 meses de duração para o teclado e até 5 meses para o mouse desde que a utilização não ultrapasse 2 milhões de digitações por ano. Realmente são números impressionantes, não é mesmo? Infelizmente ainda não utilizei tempo suficiente para verificar essa autonomia, mas faz quase três semanas desde a publicação deste post e elas ainda funcionam maravilhosamente bem!

Conclusão

Não há como negar que o Logitech MK220 oferece um custo-benefício muito interessante. Custando um pouco mais de 100 reais, você terá um conjunto de teclado e mouse de qualidade, com rápida resposta ao toque e excelente duração de bateria, além de ocupar pouco espaço na mesa. Alguns pontos poderiam melhorar como o posicionamento e o tamanho de algumas teclas, como as teclas de direção, que possuem tamanhos assimétricos e pode incomodar algumas pessoas e o mouse que poderia ter os botões silenciosos. 

Além disso, não há muito o que criticar, principalmente se levarmos em consideração que é possível encontrar esse kit em algumas lojas por até 100 reais na promoção. Acredito que ele não seja o melhor conjunto, mas não há como negar que o MK220 entrega excelente custo benefício no geral, por isso recomendo fortemente este produto àquelas pessoas que buscam um kit bom, bonito, que ocupe pouco espaço e não deseja gastar muito com isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares