Destaques

Google Pixel 4A: como é utilizá-lo em 2024?

Imagem
Depois de experimentar o LG Nexus 5X durante algum tempo, um dos últimos telefones que recebeu este nome, diga-se de passagem (o último Nexus foi o 6P), chegou a vez de voltar a ter em mãos mais um telefone da Google bastante interessante, que é o Pixel 4A. Nesse pequeno artigo, eu gostaria de compartilhar a vocês um pouco da experiência que eu tive em utilizar o Pixel 4A em pleno 2024, contando seus prós e contras e se ainda vale a pena comprar este aparelho tão peculiar que herda características que lembram bastante o iPhone SE. Introdução Para quem não sabe, o Google Pixel 4A é um aparelho desenvolvido pela Google, lançado em 2020 e fabricado pela Foxconn e HTC. Assim como na geração anterior, o Pixel 4A representa uma variação mais acessível da linha Pixel, com menos recursos em relação ao Pixel 4, tais como uma tela menor, uma única câmera principal, um processador mais modesto e um design mais simples, somados a um preço reduzido. É bem provável que a letra A significa "Ace

Salvar Senhas no Google Chrome é Seguro? Conheça os Riscos

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Dicas da Net.

Para acessar cada serviço ou conta que usamos on-line, precisamos de uma senha, certo? Internet banking, redes sociais, e-mail e sites de compras são alguns exemplos, só para começar. Mas, o que fazer para memorizar todas essas senhas?

O Google Chrome oferece o recurso de armazenamento de senhas que é muito popular entre os usuários, mas será que guardar esse tipo de informação no navegador é realmente seguro?

Quer entender quais são os riscos? Neste post falaremos sobre como este mecanismo funciona e se salvar senhas no navegador pode comprometer a segurança dos seus dados. Continue lendo!


Como é Feito o Armazenamento?

Quando você insere uma nova senha em um site, o Google Chrome oferece uma opção para guardar essa informação. Caso você clique na opção “salvar”, sempre que entrar neste mesmo site, o navegador completará automaticamente os campos de login e senha. 

Você pode ativar ou desativar essa função a qualquer momento. Basta seguir esses passos:

  1.     Abra o Google Chrome;
  2.     Clique em “Configurações” no canto superior direito;
  3.     Clique em “Senhas”;
  4.     Clique em ativar ou desativar a opção “Oferecer para salvar senhas”.


Como as Senhas são Salvas e Sincronizadas?

O Google Chrome salva as senhas de acordo com a sua escolha: quando você opta por aceitar, o navegador armazena as informações em um banco de dados próprio. 

Caso a sincronização no Chrome esteja ativa, as senhas são salvas diretamente na sua conta do Google e disponibilizadas em todos os dispositivos que estejam logados nesta mesma conta (tablet, smartphone, computador, etc). 

Para ver, exportar ou excluir esses dados, siga os passos a seguir:

  1.     Abra o Google Chrome;
  2.     Clique em “Configurações”;
  3.     Vá até a opção “Senhas”;

    Aparecerá uma lista com todos os logins e senhas salvos no navegador. Você poderá gerenciar, mover ou excluir esses dados.


Quais são os Riscos e como Proteger meus Dados?

Mesmo que o Chrome salve os dados com criptografia, ainda assim é possível que hackers e cibercriminosos tenham acesso à essas informações, utilizando malwares que podem descriptografar as senhas e transformá-las em textos simples, prontas para serem roubadas.

Uma solução eficaz é manter sempre o melhor antivírus Windows instalado e atualizado em seu computador, diminuindo assim os riscos de ter suas senhas e outros dados captados através de malwares, trojans e outras ameaças on-line.


Como você faz para proteger suas senhas salvas no navegador? Compartilhe conosco nos comentários!


Imagens: Unsplash (Nathana Rebouças) | Unsplash (Benjamin Dada).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares