Como instalar o Google Drive no Linux




Olá pessoal! Muitas pessoas, assim como eu, utilizam o Google Drive para armazenar documentos, fotos e qualquer outro tipo de arquivo na nuvem devido às questões de segurança e acessibilidade que o serviço proporciona. Porém, sabe-se que a Google ainda não disponibilizou uma versão oficial para usuários Linux. Por isso, gostaria de mostrar uma forma possível e funcional de utilizar o Drive no sistema do pinguim.



Para quem não conhece, o Open Drive é um programa que atua como um cliente do Google Drive. Ele funciona de forma bastante semelhante à versão oficial do app. Ele é uma das melhores opções, na minha opinião, permitindo sincronizar todos os arquivos da nuvem para o computador. Ele também permite sincronizar automaticamente na nuvem as alterações realizadas no PC.

Instalação


Existem várias versões do Software: beta, candidate, edge e unofficial. Mas a melhor versão delas, na minha opinião, é a versão disponibilizada pelo próprio gerenciador de pacotes Linux, no caso a versão disponível no diretório AUR do Manjaro Linux. Basta acessar o gerenciador de pacotes, pesquisar por odrive-bin disponível no AUR e instalar.



Também é possível instalar através do terminal do seguinte comando:

pamac install odrive

Para outros sistemas Linux baseados no Debian (Ubuntu, Linux Mint, Deepin, MX Linux entre outros) é possível instalar através do gerenciador de pacotes Snap:

snap install odrive-unofficial

Caso não possua o Snap, é possível adicioná-lo através do gerenciador de pacotes com o comando a seguir:

apt-get install snapd

ou se preferir:

apt install snapd

Feito isso, basta executar o Open Drive. Um ícone na bandeja do sistema aparecerá. Clique com o botão direito e depois clique em Preferences. Uma tela será exibida dessa forma:


A seguir listarei alguns ajustes que devem ser feitos em sequência para iniciar a sincronização:

Account: nessa opção adicionamos a conta do Google que desejamos sincronizar nossos arquivos. Basta clicar no botão com uma seta;

Folder location: aqui definimos qual diretório o odrive deve sincronizar os arquivos. Basta clicar sobre o caminho e escolher ou criar uma pasta;

Permanently delete files or folders: essa opção, caso esteja disponível, permite que as alterações feitas no computador sejam aplicadas na nuvem também;

Por fim, basta clicar em Syncronize e aguardar alguns minutos ou horas, dependendo da quantidade de arquivos e da velocidade de Internet que você possui.

Espero que esta dica seja útil. Qualquer dúvida, é só comentar!
 

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