Destaques

Google Pixel 4A: como é utilizá-lo em 2024?

Imagem
Depois de experimentar o LG Nexus 5X durante algum tempo, um dos últimos telefones que recebeu este nome, diga-se de passagem (o último Nexus foi o 6P), chegou a vez de voltar a ter em mãos mais um telefone da Google bastante interessante, que é o Pixel 4A. Nesse pequeno artigo, eu gostaria de compartilhar a vocês um pouco da experiência que eu tive em utilizar o Pixel 4A em pleno 2024, contando seus prós e contras e se ainda vale a pena comprar este aparelho tão peculiar que herda características que lembram bastante o iPhone SE. Introdução Para quem não sabe, o Google Pixel 4A é um aparelho desenvolvido pela Google, lançado em 2020 e fabricado pela Foxconn e HTC. Assim como na geração anterior, o Pixel 4A representa uma variação mais acessível da linha Pixel, com menos recursos em relação ao Pixel 4, tais como uma tela menor, uma única câmera principal, um processador mais modesto e um design mais simples, somados a um preço reduzido. É bem provável que a letra A significa "Ace

AMD lança novas placas de vídeo Radeon RX 5500


Recentemente, a AMD anunciou mais uma (uma não, duas!) nova placa de vídeo que ocupa o segmento das placas básica-intermediárias: estamos falando da Radeon RX 5500 e RX 5500M. De acordo com a AMD, a RX 5500 foi projetada para oferecer ótimo custo-benefício e desempenho suficiente para rodas os jogos mais atuais em qualidade 1080p. Curiosamente, o prefixo 50 da família RX 5000 faz referência à celebração dos 50 anos da companhia.


A GPU terá a mais recente microarquitetura RDNA que sucede a GCN presente em diversos modelos da linha, e promete alta eficiência, resposta rápida e alta qualidade nos jogos. Dessa vez teremos um chip gráfico produzido em 7 nanômetros FinFET pela TSMC, totalizando 6.4 bilhões de transistores, além do suporte ao barramento PCI Express 4.0. No momento, teremos ao menos dois modelos: a RX 5500, destinado aos Desktops, e a RX 5500M para Notebooks. De acordo com alguns canais especialistas no assunto e alguns testes realizados pela própria AMD, esta GPU terá poder de fogo suficiente para concorrer diretamente com a GeForce GTX 1650, embora a Radeon RX 570 já possuía poder para tal. A figura a seguir mostra as principais especificações técnicas:


Como podemos observar, a versão mobile da GPU possui algumas reduções sutis nos clocks, assim como a redução de 50 por cento da quantidade de memória VRAM, totalizando 8GB GDDR6 para a versão Desktop e 4GB na versão para computadores portáteis,ambas acessando uma interface de 128 bits a incríveis 14Ghz, atingindo uma taxa de transferência teórica máxima de até 224GB/s. E com relação à dissipação térmica, teremos uma TBP (Typical Board Power) de até 150W na versão para Desktop e 110W na versão para notebooks, exigindo assim uma fonte de alimentação de pelo menos 550W de potência real.

Também estarão presentes algumas tecnologias, como a Radeon™ Image Sharpening, a Radeon™ Anti-Lag technology, FidelityFX e a premium VR, garantindo maior qualidade de renderização de objetos, diminuição do tempo de resposta dos frames em jogos e o suporte à realidade virtual, além das tecnologias mais conhecidas, tais como o AMD FreeSync e FreeSync 2 HDR.


Algumas fabricantes como a MSI já estão trabalhando em novos Notebooks equipados com a nova placa, como é o caso do MSI Alpha 15 A3DDK, considerado como o primeiro laptop gamer equipado com uma GPU de 7 nanômetros, que no caso é a AMD Radeon RX 5500M. Ele será equipado com a CPU AMD Ryzen 7 série H de segunda geração, até 64GB de memória RAM DDR4, tela de 15.6 polegadas FullHD IPS de até 240Hz entre outros atributos. Outras fabricantes pretendem implementar a nova GPU em sua linha de laptops ainda este ano.

Fonte: AMD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares