Família Moto G5 recebeu atualização para o Oreo



É meus amigos! Estou começando a acreditar em milagres! Depois de muita angústia, ansiedade e desespero, finalmente toda a linha da Motorola Moto G5/G5+/G5S/G5S+ está recebendo a bolacha mais esperada do momento (antes de chegar a torta, é claro!).
Lançado oficialmente em fevereiro do ano passado, a família Moto G de quinta geração originalmente possuía como sistema operacional o Android Nougat na versão 7.1. De lá para cá os modelos receberam diversas atualizações de segurança do sistema, mas somente agora, depois de mais de um ano após seu primeiro lançamento, toda a geração finalmente terá a oportunidade de experimentar novos sabores. Será que valeu a pena esperar tanto por isso? Só o tempo dirá!
Vamos às novidades que o Android 8.1 oferece em relação à anterior:
Modo Picture-in-picture
O recurso já estava presente em alguns aplicativos como o Netflix. Agora com o suporte nativo à função, mais aplicativos poderão se beneficiar desse recurso. Ao assistir um vídeo ou abrir o Google Maps ou qualquer aplicativo compatível com o pip, é  possível mantê-lo aberto em uma pequena miniatura sobre a tela enquanto realizamos outras tarefas.
307114
Novos emojis
Há algum tempo atrás, uma série de emoticons do GBoard estavam incoerentes, como o copo de cerveja meio vazio com espuma, ou o hamburger com o queijo em uma posição não tradicional, entre outros. No Oreo, essas imperfeições foram corrigidas, não apenas elas, mas todos os emojis em si foram repaginados e estão de “cara” nova.
google-beer-emoji-before-after-emojipedia-1060x530
Nova central de configurações
Nessa versão, a Google realizou uma grande faxina e reorganizou as opções de configuração. As mais de 20 opções deram lugar a um pouco mais de uma dúzia delas. Tudo ficou mais fácil e simples, além de receber uma paleta de cores frias e quase monocromáticas onde o gelo acinzentado toma conta da interface. Muitas opções, como “apps e notificações”, “bateria” e “sistema” receberam alterações de conteúdo. Agora elas exibem mais informações na mesma tela. Não existe mais o menu sanduíche presente nas verões anteriores do Android.
android-n-vs-android-o-comparison-oreo-settings-1-w782
Gerenciamento de energia mais inteligente
O gerenciamento de energia ficou mais inteligente. Conforme utilizamos o Smartphone, o sistema monitora a atividade de todos os aplicativos de modo a detectar possíveis drenagens de bateria causadas por algum app “comilão”. Existem algoritmos que dificultam a atividade intensa em segundo plano que alguns aplicativos possam realizar. E caso isso aconteça, ele enviará uma mensagem de notificação. Na prática com alguns dias de uso, percebi que o consumo ficou bem consistente, porém, a diferença entre o 7.1 e 8.1 são praticamente imperceptíveis, pois o Nougat já gerenciava muito bem a energia. Existe muito efeito placebo envolvido, mas não piorou, e é isso que realmente importa.
11152
Nova interface
De modo geral, temos uma interface que ficou mais clara e limpa repleta de pequenas alterações. E embora elas sejam sutis, com elas tudo ficou mais fácil e ágil. Podemos citar a reformulação na central de notificações que recebeu facilidades não existentes em versões anteriores, como exibir a data mesmo sem deslizar completamente a barra de notificações. O fundo ficou levemente transparente e adaptável, ou seja,  dependendo do papel de parede, a interface ficará clara ou escura, conforme a cor  predominante da imagem seja clara ou escura. Agora também é possível visualizar o nível de bateria dos dispositivos Bluetooth emparelhados, tal como acontece nos iPhones, mas apenas com a indicação de bateria. Ao pressionar o botão Power, surge uma nova interface com um botão flutuante na  tela bastante elegante, com as opções “desligar” e “reiniciar” e um fundo que muda de cor de acordo com a cor predominante do fundo em que estiver. A launcher também recebeu algumas mudanças, como a possibilidade de alterar o estilo dos ícones do sistema. Curiosamente a barra de navegação ficou ligeiramente menor que a anterior. O auto preenchimento de contas de usuário para páginas e aplicativos ficou mais inteligente e eficiente, ampliando-se sua atuação.
moto-g5-plua-beta-android-oreo-w782
Fonte: Tecnoblog, adaptado. Disponível em: https://tecnoblog.net/229276/novidades-android-8-1-oreo/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como controlar as músicas do Spotify com a Mi Band 2/3

Como corrigir problemas de conexão Wi-fi no Manjaro Linux ou Fedora

Como controlar a câmera com a MiBand 3/4