Como ajustar a escala de interface em navegadores Linux



Requisito: conhecimento prévio sobre terminais e navegação via Linux.

Olá pessoal! Muita gente migrou parcialmente ou totalmente para o universo do pinguim e se deparou com alguns problemas de escala de interface, ou seja, a interface do sistema operacional ou das aplicações não estão se ajustando adequadamente para o tamanho e resolução de tela utilizado. Este problema afeta diversas telas, principalmente as telas que não são de altíssima resolução (conhecidas como HiDPI). Nesse caso as vítimas são computadores/laptops que possuem telas FullHD entre 13 e 15.6 polegadas.

Gnome 3 em uma tela HiDPI sem ajuste.


Isso acontece porque muitas distribuições Linux suportam monitores de baixa ou altíssima resolução, mas não se adaptam muito bem em telas de média resolução, como é o caso das telas citadas anteriormente. 

Para resolver este problema, existem várias formas através do uso de comandos do terminal, softwares de terceiros entre outros métodos que podem não afetar os navegadores. Neste post vou mostrar como amenizar este problema em navegadores populares, como é o caso do Google Chrome e o Mozilla Firefox.

1º Google Chrome

Não é muito difícil acertar o tamanho da interface no Google Chrome. Basta adicionarmos uma linha de comandos dentro do arquivo de inicialização e a mudança ocorrerá ao reexecutá-lo.

Primeiro passo: Procure pelo arquivo de inicialização do navegador. Geralmente possui a sintaxe google-chrome.desktop e normalmente está localizado em /usr/share/applications/ 

Ao encontrá-lo, abra um terminal dentro do diretório e digite o seguinte comando:

sudo gedit google-chrome.desktop



*CASO NÃO POSSUA O EDITOR DE TEXTOS GEDIT, PODERÁ UTILIZAR UM DE SUA PREFERÊNCIA OU MESMO INSTALÁ-LO ATRAVÉS DA CENTRAL DE APLICATIVOS OU VIA TERMINAL (DIGITE NO TERMINAL apt-get install gedit PARA SISTEMAS BASEADOS EM DEBIAN)

Uma janela em modo root abrirá com uma série de linhas de código. procure pela seguinte linha:

Exec=/usr/bin/google-chrome-stable %U

e substitua pela linha seguinte:

Exec=/usr/bin/google-chrome-stable --force-device-scale-factor=n %U

onde N representa o fator de escala. Substitua para qualquer valor fracionário a partir de 1. Por ex: 1.25. Salve o arquivo, feche e abra novamente o nagevador. Repita o passso para outros valores até encontrar um valor adequado para a sua tela.

Em telas FullHD de 15.6 polegadas, o valor de 1.15 ou 1.18 podem ser suficientes para tudo aumentar de forma proporcional e visualmente confortáveis.

Tela do editor de textos com a linha de comando substituída

2º Mozilla Firefox

Para o Firefox, o ajuste é mais fácil que no Chrome e o mesmo se aplica em ambas as plataformas, tanto em Linux quanto em Windows se for o caso.

Basta abrir o navegador e digitar o seguinte comando na barra de endereços:

about:config


Clique no botão I accept the risk! e procure pela opção layout.css.devPixelsPerPx. Altere o campo Value para o valor que julgar mais apropriado.


E é isso! Sua interface em um todo estará maior e mais confortável.

Qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários.

Abraços!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como controlar as músicas do Spotify com a Mi Band 2/3

Como corrigir problemas de conexão Wi-fi no Manjaro Linux ou Fedora

Como controlar a câmera com a MiBand 3/4