Com o surgimento dos Tablets e Phablets, abriu-se uma porta para os aplicativos de edição de texto que até então tinham como foco principal a plataforma móvel, representada pelos Notebooks e Ultrabooks, além dos Desktops. Antes haviam poucos programas do gênero realmente capazes e funcionais. Mas, atualmente o ambiente mudou-se drasticamente, pois aplicativos de edição de texto estão disponíveis aos montes, oferecendo inúmeras opções, recursos, funcionalidades e diferenciais, trazendo ao usuário muitas dúvidas ao escolher o aplicativo correto para suas necessidades. Pensando nisso, selecionei três aplicativos de escrita gratuitos para Android que, em minha humilde opinião, merecem destaque. Confira!
1º - Papyrus
Em primeiro lugar, temos o Papyrus - Natural Note Taking. Ele se destaca em muitos aspectos e funcionalidades, dentre eles:
- Suporta dispositivos de caneta ativos, como a S Pen;
- Motor de gráficos vetoriais, para escrita sem degradação da imagem;
- Permite utilizar os dedos como borracha;
- Permite exportar/compartilhar para os formatos PDF, PNG ou
JPEG;
- Suporte ao recurso Multi-Window, da Samsung;
- Permite anotações em um monitor secundário (Android 4.2+).
Sem dúvidas, este é o aplicativo que mais gostei de utilizar. Com ele, é possível produzir uma infinidade de conteúdos, de forma fluída, simples e funcional. A interface é limpa e direcionada, livre de propagandas. Usuários do Samsung Galaxy Note irão adorar o suporte de caneta ativo, pois é possível escrever com os recursos presentes na S Pen e apagar com os dedos, tornando a escrita mais dinâmica. A seguir você confere os pontos positivos e negativos do app.
Pontos positivos:
- suporte a caneta S Pen;
- Ambiente limpo e direcionado;
Pontos negativos:
- Uma vasta opção de ferramentas de escrita, mas apenas disponível na versão paga;
2º - Write
Em segundo lugar, temos o Write, mais um app bastante interessante para escrever. Confira algumas características:
- Visual simples e direcionado;
- Possui sistema automático de borracha/escrita;
- Permite inserir imagens em documentos;
- Rolagem contínua de documento;
- Desenho sensível à pressão em dispositivos com uma caneta
ativa;
- Muitas ferramentas de personalização;
- Páginas crescem automaticamente quando a escrita se aproxima do fim;
- Permite dividir a tela entre navegador e app;
- Organizar documentos com pastas.
Este programa não deve em nada quando desejamos simplesmente escrever. Ele se assemelha bastante ao Papyrus tanto no visual quanto no modo de usar. Suas ferramentas são direcionadas a apenas a escrita. Mas dois pontos merecem destaque: o Write oferece opções interessantes de personalização. É possível ajustar o tamanho do traço, as cores, a sensibilidade da caneta ativa além de permitir ao usuário criar e salvar a sua própria predefinição de caneta; E quando desejamos apagar algum traço, existe um mecanismo que alterna automaticamente entre borracha e caneta quando a caneta ativa não encosta mais a tela, reduzindo o tempo para executar esta tarefa. Outras ferramentas, como seleção de traços, copiar, cortar, compartilhar/exportar, desfazer, entre outras, também estão presentes, como em outros aplicativos. A seguir você confere os pontos positivos e negativos:
Pontos positivos:
- boa sensibilidade de escrita;
-Suporte a canetas ativas, como a S Pen;
- Interface intuitiva;
Pontos negativos:
- Os traços não são tão suaves.
3º - InkRedible
Em último lugar, mas não menos importante, temos este aplicativo muito interessante conhecido como InkRedible - Handwriting Note. Ele também se destaca em diversos aspectos e funcionalidades,dentre os quais:
- Mecanismo de rejeição da palma da mão e pulso;
- Motor de gráficos vetoriais, para escrita sem degradação
da imagem;
- Interface de usuário simples e funcional;
- Fonte bonita com bordas suaves.
Seja para criar anotações, diários, lembretes ou mesmo desenhos, o InkRedible não deixará a desejar. Com ele, é possível escrever com a palma da mão e o punho encostados sem que haja interferência da caneta Stylus ou SPen. O aplicativo oferece uma infinidade de ferramentas de personalização ( canetas, fundos de tela etc), mas infelizmente estão disponíveis na versão paga. O destaque do programa está em sua tecnologia de escrita, que assemelha - e muito - com uma caneta caligráfica, reproduzindo curvas suaves e bonitas. A seguir você confere os pontos positivos e negativos do app.
Pontos positivos:
- Tecnologia de tinta permite traçados bonitos e suaves;
- É possível utilizar gestos para selecionar itens na tela.
Pontos negativos:
- Não há suporte para canetas S Pen e similares;
- Surgem propagandas no topo da tela, o que pode incomodar;
- Falta mais ferramentas e recursos, estes disponíveis na versão paga.
E aí? Gostaram? Se tiver alguma crítica, dúvida ou sugestão, não
hesite em enviar! Espero que esta pequena seleção os ajude a encontrar o melhor editor de textos para seu Tablet, Phablet ou Smartphone. Um forte abraço e bom feriado!
Comentários
Postar um comentário