Destaques

Google Pixel 4A: como é utilizá-lo em 2024?

Imagem
Depois de experimentar o LG Nexus 5X durante algum tempo, um dos últimos telefones que recebeu este nome, diga-se de passagem (o último Nexus foi o 6P), chegou a vez de voltar a ter em mãos mais um telefone da Google bastante interessante, que é o Pixel 4A. Nesse pequeno artigo, eu gostaria de compartilhar a vocês um pouco da experiência que eu tive em utilizar o Pixel 4A em pleno 2024, contando seus prós e contras e se ainda vale a pena comprar este aparelho tão peculiar que herda características que lembram bastante o iPhone SE. Introdução Para quem não sabe, o Google Pixel 4A é um aparelho desenvolvido pela Google, lançado em 2020 e fabricado pela Foxconn e HTC. Assim como na geração anterior, o Pixel 4A representa uma variação mais acessível da linha Pixel, com menos recursos em relação ao Pixel 4, tais como uma tela menor, uma única câmera principal, um processador mais modesto e um design mais simples, somados a um preço reduzido. É bem provável que a letra A significa "Ace

Resolvendo o problema de inicialização do Asus EEE Pad Transformer



Adquiri há alguns anos este tablet. Na época ele acompanhava o Android Honeycomb 3.0, um sistema que era relativamente novo e exclusivo aos tablets. Não demorou muito e a Asus lançou a atualização para o Android Ice Cream Sandwish versão 4.0.3. Foi aí que o problema começou.

Algumas pessoas começaram a reclamar de não conseguir ligar mais o aparelho algum tempo depois de realizar a atualização. Infelizmente eu fui uma delas.
O tablet funcionava direitinho, mesmo depois de atualizá-lo, mas depois que eu, curiosamente, tentei ligar o tablet com os botões Power e Volume Up juntos a fim de carregar um possível painel de recuperação, o estrago foi feito! Depois disso, toda vez que eu tentava ligá-lo, aparecia na tela o desenho de uma bateria fraca e nada além disso. A única forma de ligar era conectando-o à tomada. Apenas dessa forma ele ligava e inicializava normalmente, mas não é sempre que temos uma tomada por perto, não é mesmo?! A seguir um vídeo demonstrará o problema.




Procurei durante meses em fóruns, sites de busca, YouTube, mas nunca achei a solução. Inclusive entrei em contato com a central de atendimento da Asus, mas nem mesmo eles conseguiram solucionar. Me aconselharam a enviar o aparelho à assistência técnica ou com o vendedor para trocar, mas eu não quis, queria saber por que isto acontece.
Mesmo assim, não perdi as esperanças e vasculhei na Internet alguma maneira para, pelo menos, conseguir ligá-lo sem precisar conectar à tomada. E voilá! Descobri na tentativa e erro que certas ROMS modificadas funcionam normalmente, exceto as ROMS do Android ICS.
A solução para este problema é parcial, uma vez que resolve o problema de não ligar fora da tomada, mas infelizmente funciona com poucas versões do Android, fato que não pode agradar algumas pessoas.


IMPORTANTE: 
Este procedimento é por sua conta e risco. Eu não me responsabilizo por quaisquer danos ao dispositivo. Ciente disto, vamos colocar a mão na massa!  Para executar este método, é necessário atender certos requisitos:
  • O tablet precisa estar rooteado ( se não souber como realizar o root, acesse o link Rooteando o Asus EEE Pad Transformer);
  • Ele também precisa de um console de recuperação ( para instalar um console de recuperação, acesse o link CWM Recovery, instale o app e nele instale o console de recuperação);
  • Ter em mãos a ROM customizada Prime! na versão 1.6. É estritamente importante que seja esta versão. Para realizar o download, acesse Este link e baixe através do torrent.


Antes de começar, eu aconselho deixar o tablet conectado à tomada, uma vez que ele será reiniciado no final do processo. Se não estiver, ainda aparecerá o ícone da bateria fraca.

1° Passo: é muito importante realizar o backup de seus dados uma vez que tudo será perdido;

2° Passo: copie a ROM para um cartão microSD e insira no tablet;

3° Passo: acesse o painel de recuperação do CWM Recovery. Para isto, você precisará executar o app e clicar em Reboot into Recovery;

4° Passo: Dê wipe em data/factory reset, cache partition e dalvik cache (em advanced);

5° Passo: Instale a ROM que está no cartão microSD ( acessando a opção install zip from sdcard).

Depois que terminar, reinicie o tablet, aguarde alguns minutos e pronto! Depois de ajustar as definições iniciais do sistema (linguagem, data/hora do sistema, acesso à Internet, conta Google etc) você perceberá que será possível reiniciar, desligar e ligar o Transformer sem aquele problema bastante chato. 
É possível, também, realizar estes passos com outras ROMS para teste, e caso der erro, basta reinstalar a ROM Prime. Eu realizei estes procedimentos com inúmeras ROMS e descobri que é possível utilizá-lo sem erro de inicialização com as custom ROM Prime! versão 2.1, Paranoid Android, Team EOS e algumas versões do Android Jelly Bean do CyanogenMod. Esta foi a minha dica. Espero que tenha ajudado. Um abraço!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares