Destaques

Lenovo Thinkplus GM2 Pro: unboxing e primeiras impressões

Imagem
Olá pessoal! O Lenovo Thinkplus Livepods GM2 Pro são fones de ouvido intra auriculares exclusivos do mercado chinês que possuem tecnologia TWS, conexão Bluetooth 5.3, modo gamer, proteção IPX5 e bateria de até 5 horas de duração. Ele aparece com certa frequência em promoções no AliExpress, Mercado Livre ou mesmo na Shopee, por isso eles despertaram o meu interesse em adquirí-los. Nesse vídeo eu gostaria de deixar registrado o meu unboxing e quais foram as primeiras impressões que eu tive com esses fones de ouvido da Lenovo. Link para compra do Lenovo Thinkplus GM2 Pro: https://shope.ee/5fRQbLfNol

iPhone 6S em 2021: ainda vale a pena?


Pois é, galera! Apesar da idade que o smartphone da Apple carrega, ainda é bastante comum encontrarmos por aí - seja no Mercado Livre, Facebook ou OLX - pessoas vendendo ou comprando este aparelho da maçã, que mesmo com 6 anos de idade (sim, ontem (26) completou seis anos que o iPhone 6S foi lançado), ainda consegue entregar um Hardware muito competente para o uso geral e alguns jogos inclusive. Então será que ainda vale a pena adquirir este "velho" aparelho em pleno 2021? É isso que eu gostaria de discutir nesse post!

Para entender melhor essa questão, acabei adquirindo este modelo na versão com 64GB de armazenamento interno na cor prata para utilizá-lo como um Smartphone secundário. Depois de alguns dias manuseando o telefone foi possível observar algumas vantagens e desvantagens em utilizar o iPhone 6S em 2021, além de tirar algumas conclusões se ainda vale a pena ou não investir em um aparelho da geração passada, na minha opinião, é claro.

As principais especificações técnicas do aparelho incluem:

  • Processador: Apple A9 (Twister) de dois núcleos a 1.84Ghz;
  • Memória: 2 GB de memória RAM;
  • Armazenamento: 16 a 128GB;
  • Tela: IPS Retina de 4.7 polegadas de resolução 1334 por 750 pixels (16:9);
  • Câmeras: traseira de 12MP e frontal de 5MP, ambas com abertura f/2.2;
  • Bateria: Li-ion com capacidade de até 1715mAh;
  • Sistema Operacional: IOS 15;
  • Dimensões: 138.3 x 67.1 x 7.1 milímetros;
  • Peso: 143 gramas.

O iPhone 6S estava disponível nas cores ouro rosa, dourado, cinza espacial e prata, que foi a cor que escolhi. A seguir vou deixar algumas impressões que considerei vantagens e desvantagens em utilizar o aparelho nos dias atuais.


Vantagens

Sistema Operacional atualizado

Por mais que seja incomum em dispositivos Android, isso ocorre frequentemente em aparelhos da maçã. O iPhone 6S recebeu há pouco tempo a versão 15 do IOS, a mesma versão que equipa modelos mais novos - e mais caros - como os iPhones 7, 8, X, 11, 12 entre tantos outros modelos. Mesmo com um aparelho de 6 anos de idade em mãos ainda é possível utilizar a última versão do IOS. É claro que provavelmente esta será a última atualização do 6S, mas é muito interessante observar que em pleno 2021 ainda termos acesso a última versão em um aparelho que está ficando cada vez mais velho.



Desempenho acima da média

O Hardware "obsoleto" do 6S ainda tem fôlego para rodar bastante coisa! Jogos como o Alphalt 8, PUBG Mobile, Dead Trigger 2, Real Racing 3 entre outros não tão leves ainda conseguem rodar muito bem nele, algumas vezes até melhor que muitos aparelhos intermediários de entrada de 2021. Isso é o resultado de todo o ecossistema bem otimizado da empresa.


À esquerda temos as pontuações do iPhone 6S, enquanto à direita temos as pontuações do Samsung Galaxy S9+ utilizando o Antutu v9.0.3. Os resultados mostram que o iPhone 6S oferece um desempenho inferior em alguns componentes como a CPU e a GPU, porém o cenário é invertido quando observamos a pontuação da memória e da interface gráfica (UX), atingindo um placar geral muito próximo. Dessa forma, os testes sintéticos mostram que o iPhone 6S consegue "chegar perto" do topo de linha da marca sul coreana de 2018.


Boa qualidade fotográfica

É claro que estou considerando a época em que ele pertence, seria muito injusto comparar a qualidade fotográfica com os aparelhos atuais. Na época o iPhone 6S fotografava muito bem, tanto com a câmera frontal quanto a traseira. Para termos uma comparação mais justa, eu realizei um pequeno teste entre o 6S e o LG Nexus 5X, pois ambos foram aparelhos flagship lançados em 2015, quase que no mesmo mês.


À esquerda temos a imagem capturada pelo iPhone 6S, enquanto que à direita temos a imagem capturada pelo LG Nexus 5X, ambos em modo automático e com o HDR ativado e nenhum filtro ou ajuste de compensação ev ativado. É possível observar neste pequeno teste que a câmera do 6S conseguiu capturar mais detalhes e corrigir melhor a iluminação em comparação ao Nexus 5X, embora ambos consigam reproduzir boa qualidade e cores bem próximas.


Design compacto

Para quem não gosta de aparelhos grandes e busca por modelos menores, o iPhone 6S pode ser uma boa opção, assim como seus irmãos mais novos, como o 7, 8, SE e o 12 mini. Apesar de possuir aquele design de alguns anos atrás com bastante bordas, ele ainda consegue entregar uma aparência harmônica e um tamanho satisfatório, que não é tão grande nem tão pequeno assim, sendo razoavelmente fino, leve e fácil de transportar.

iPhone 6S (esquerda) e Samsung Galaxy A30 (direita)

Desvantagens

Bateria que dura pouco

Sim, não há como negar. Mesmo na sua época, a bateria do 6S já durava muito pouco. É como aquele ditado: para descarregar, basta estar ligado. No uso diário, em nenhum momento a bateria passou das 4 horas de tela. Na verdade não me lembro de algum dia ter chegado a "tudo" isso. Realmente a autonomia dele é péssima. Em uso leve, escrevendo no Whatsapp, ouvindo música ou assistindo vídeos no YouTube, ela até que aguenta o tranco. Mas basta abrir algum jogo mais pesado ou mesmo usar a câmera e você verá a porcentagem cair quase que a cada minuto de uso. Claro que no meu caso a bateria está com 84 por cento de saúde, mas o resultado não é muito diferente.


Design escorregadio

Bem... Se você deparou com uma enxurrada de aparelhos com a tela quebrada, saiba que boa parte disso se deve ao seu design com o acabamento em alumínio. Ele é muito bonito e bem feito, porém  é extremamente liso, além de seus cantos arredondados quase que "pedirem" para escorregar de suas mãos. É preciso muita coragem para manusear este aparelho no dia a dia sem capinha, película e medo de derrubar.



Conclusão

Atualmente é possível encontrar este modelo à venda com preços bastante interessantes. Para quem deseja um Smartphone compacto que ainda ofereça bom conjunto de Hardware e que entregue ótimo desempenho para o uso cotidiano, mas sem exageros, e não está disposto a gastar muito dinheiro em outras opções como o Samsung Galaxy S10E ou o iPhone SE (segunda geração) por exemplo, pode ser que o iPhone 6S ou mesmo o 7 sejam opções interessantes por entregar bom desempenho geral, mesmo com o peso da idade. 

Será que vale a pena utilizar o iPhone 6S em pleno 2021? A resposta é sim, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes. Para quem não se importa com um design menos moderno, poderá colher bons resultados com os modelos 6S, 7 ou mesmo 8. Também é importante estar ciente de que esses aparelhos não entregarão boa autonomia de bateria, dificilmente chegando a um dia de uso. Mas se isso não for um problema, vá em frente!

Se possível evite versões de 16 ou 32GB de memória interna, pois são capacidades muito limitadas para os dias atuais.

E por fim, por tratar-se de aparelhos usados, é importante ter bastante cuidado ao adquiri-los. Procure saber o histórico do aparelho à venda (o que ou quais componentes foram trocados, se é de único dono e se tudo está funcionando normalmente). 

Espero ter ajudado de alguma forma. Qualquer dúvida ou sugestão deixe nos comentários. 

Valeu!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares