Destaques

Como reduzir os travamentos e aumento de temperatura no Dell G3 3579 e modelos similares

Imagem
Há algum tempo eu tive em mãos o notebook da Dell, modelo G3 3579 que originalmente vem equipado com o processador Intel Core i7 8750H, 8GB de memória RAM, HD de 1TB e placa de vídeo nVidia Geforce GTX 1050 Ti. O notebook gamer tem como destaque as altas temperaturas alcançadas pelo processador durante os jogos e demais atividades que exigem muito processamento, como renderizações de vídeos e projetos arquiteturais, sendo muito comum que ele sofra travamentos em jogos e até mesmo reinicie por conta das altas temperaturas. Nesse post eu gostaria de mostrar a vocês que há uma solução simples que não exige nenhuma modificação, tanto física quanto lógica, vamos lá? Introdução Mesmo que pareça um tanto óbvio, gostaria de explicar um pouco sobre qual é a causa desse problema que afeta toda a linha G3, não apenas na variação com processador Core i7, como também na variação com processador Core i5 8300H e demais versões, inclusive nas gerações posteriores, como a linha G3 3590 que também sofre

Testando a câmera esportiva Navcity NG100 Plus


Olá pessoal!
Recentemente adquiri uma câmera esportiva da marca Navcity, modelo NG100 Plus. Essa foi a minha primeira câmera esportiva e um ponto que chamou bastante a minha atenção foi o seu baixo custo, levando em consideração que existem vários modelos que custam acima dos 1500 (mil e quinhentos) reais, a NG100 Plus pode chegar a custar até 15 vezes menos que isso, uma diferença e tanto! Mas será que ele consegue entregar uma qualidade aceitável dentro de seu preço? É isso que gostaria de dizer a vocês nesta postagem.




Primeiras impressões

Para quem não conhece, a Navcity é uma marca nacional conhecida por entregar equipamentos de baixo custo tais como aparelhos de GPS, Smartphones, celulares e câmeras esportivas. A NG100 Plus é um modelo de entrada destinado àqueles que desejam gravar suas viagens ou esportes radicais, por exemplo, mas sem gastar muito. Ela possui as principais especificações:

Marca: Navcity
Modelo: NG100 Plus
Resolução de vídeo: até 4K (3840x2160p a 30 quadros por segundo)
Resolução de foto: até 16MP em formato 4:3
Lente: grande angular de 140º com acabamento anti-reflexo
Bateria: removível de Li-ion e capacidade de 900mAh
Funções: câmera, filmadora, câmera lenta e Webcam
Preço estimado: R$99,90 (Magazine Luiza)

Externamente, temos uma tela de 2 polegadas em resolução QVGA (320x240), um botão de disparo/confirmação, dois botões de seleção de funções/zoom, um botão Power/seletor de Modos de cena, um microfone, um pequeno auto falante e LEDs indicadores de estado. Também temos um compartimento para a bateria removível e uma entrada microUSB 2.0, além de um slot para cartões microSD de até 64GB. Ela mede aproximadamente 5,9 x 4,1 x 2,98 centímetros, pesando apenas 66 gramas. São dimensões muito comuns para câmeras desse tipo. Ela também possui um acabamento texturizado nas laterais que lembra borracha - mas não é. A câmera leva cerca de 3 segundos para ligar ou desligar.


O que vem na caixa

Dentro da caixa temos um guia rápido em português, uma caixa de estanque que suporta até 30 metros de profundidade e outros acessórios, como dois adaptadores para fixação em capacetes de moto ou bicicleta, um suporte para guidão de bicicleta ou equivalente, um suporte para tripé ou monopé e um cabo USB. Ela não acompanha um bastão de selfie, embora o mesmo é mencionado na caixa do produto.


Bateria

A câmera possui uma bateria recarregável de íons de lítio com capacidade de até 900mAh. Para carregá-la, basta conectá-la à porta USB do computador ou em qualquer carregador de celular de até 5V e 1A. O tempo de carregamento leva algumas horas para terminar e quanto à autonomia, realizei alguns testes de gravação em diversas resoluções que variaram entre 720p ao 4K. Nessa situação, a bateria aguentou gravar por cerca de 40 minutos. Provavelmente ela poderá durar mais tempo caso a gravação ocorra somente em 720p.


Fotografia

A câmera também permite fotografar com resolução de até 16MP. É possível selecionar outros tamanhos, como 12MP, 8MP, 5MP e 2MP, mas todos em formato 4:3. Ela possui alguns recursos, como o time lapse, fotos sequenciais e o disparador automático de até 30 segundos. As imagens geradas possuem uma granulação excessiva mesmo em baixo ISO, principalmente quando fotografamos à noite. A qualidade lembra muitas vezes a de Smartphones da geração passada, como o Samsung Galaxy S, o LG Optimus Black entre outros Aparelhos Android de 8 anos atrás. Nas imagens a seguir podemos ver um exemplo de fotografia de 8MP durante o dia e a noite.




Gravação de vídeo

Quanto à gravação de vídeos, existe uma ampla gama de opções. Podemos escolher entre 720p a 30, 60 ou 120 quadros por segundo,  1080p a 30 ou 60 quadros, 1520p ou 2.7K a 30 quadros e 2160p ou 4K a 30 fps. Também é possível gravar em time lapse, câmera lenta a 720p a 120fps ou 1080p a 60fps que permitem criar vídeos interessantes. Também é possível ajustar alguns parâmetros como a detecção de movimento e o ângulo da lente para mais aberto ou fechado. Infelizmente ela não possui foco automático nem estabilização digital e tampouco óptica (embora nenhuma câmera nessa faixa de preço tenha esses recursos). Curiosamente, quando gravamos a 60 quadros por segundo, os vídeos capturados são completamente diferentes daqueles a 30. O balanço de branco, a compensação de luz, o fator ISO, a saturação de cores, tudo muda.

Quando gravamos em qualquer resolução a 60 frames por segundo, a imagem tende a ser mais escura, borrada e com cores mais frias, enquanto que as gravações a 30 quadros a imagem torna-se mais nítida, mais clara, com cores mais saturadas e, consequentemente, mais granulada. Já as gravações em 4K tornam-se um completo caos. Temos muito ruído, baixa nitidez e cores extremamente saturadas, o que em algumas situações torna-se praticamente impossível gravar nessa resolução de forma decente. É possível até mesmo enxergar uma espécie de "mancha" pixelizada na tela que surge aleatoriamente durante as gravações. No vídeo a seguir, podemos ver um pequeno exemplo da qualidade em 1080p a 30 quadros por segundo filmado durante o dia. Ele está codificado em MP4 devido ao tamanho original ultrapassar o limite de upload deste Blogger. A propósito, os vídeos da NG100 Plus são gerados utilizando a codificação H.264, portanto a qualidade geral tende a ser discretamente melhor na codificação original além do tamanho ser consideravelmente maior.



Em vídeos gravados a 1080p e 30 frames por segundo, como o vídeo acima, temos um espaço ocupado na memória de cerca de 500MB a cada 2 minutos de gravação. Em 1080p a 60 quadros esse número quase dobra e em 4K temos um aumento de cerca de 20 por cento em relação ao 1080p a 30 quadros devido a alta compressão do codificador.


Conclusão

Custando menos de 100 reais, a Navcity NG100 Plus, dentro de suas limitações, é uma câmera que entrega recursos interessantes custando muito pouco. Não é uma GoPro, mas a qualidade de gravação é bem aceitável para uma câmera dessa faixa de preço. O ajuste de exposição automático muitas vezes atuou melhor que alguns modelos concorrentes como a SJCAM SJ4000 que sofre problemas de compensação de luz e cores com tons excessivamente azuladas em algumas situações. Não é o caso dessa câmera. Dos modos de gravação testados, o mais adequado para esta câmera, ou seja, aquele que entrega melhor qualidade, são os modos 1080p ou 720p, ambos a 30 quadros por segundo, em 4K é praticamente impossível filmar com qualidade mínimamente aceitável. Infelizmente ela não possui conexão Wi-fi - e isso faz muita falta - mas por menos de 50 reais a mais é possível adquirir o modelo NG200W que possui tal conexão. Em breve postarei alguns vídeos testando a câmera mais a fundo.

Você pode conferir logo abaixo alguns vídeos que eu realizei com a câmera durante algumas trilhas por onde eu passei:





Comentários

  1. Olá! Tenho uma dúvida.
    Como conectar ela ao PC, pra uso como webcam? A minha, quando colocada em modo PC/CÂMERA ela reinicia. Saberia me dizer se é somente dessa forma, pra fazer o reconhecimento dela no Pc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Comigo aconteceu o mesmo problema. Entrei em contato com a NavCity mas infelizmente eles nunca me retornaram. Eu acredito que essa função, apesar de existir, não funciona ou não é compatível com o Windows/exige algum driver específico.

      Excluir
    2. Alguma novidade sobre esse problema?

      Excluir
    3. Provavelmente não. Como eu disse em um dos comentários, já tentei resolver este problema buscando em fóruns e contatando a própria Navcity, mas eu acabei desistindo e ignorei este problema. A câmera no geral é legal, ainda mais por custar apenas 100 reais, mas tem esse inconveniente.

      Excluir
    4. Eu testei ela em um notebook com Intel Dual Core, 3 GB de RAM em Windows 7 sem problemas. O incoveniente é ela não ter software que poderia acrescentar melhorias e fazer teste de funcionamento. Se a sua reinicia, era melhor devolver ou trocar

      Excluir
    5. Felizmente no meu caso era um problema de atualização. Após a atualização do Windows para a 20H2 a câmera passou a funcionar como Webcam.

      Excluir
  2. Eu recebi hoje a minha e estou exatamente com o mesmo problema. Se não resolverem vou devolver o produto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nagib. Provavelmente eles não resolverão este problema, pois já tentei entrar em contato várias vezes falando sobre isso e eles me ignoraram, e então eu desisti. Mas caso você consiga, por favor sinta-se livre para compartilhar essa informação.

      Excluir
    2. Tambem tive o mesmo problema ao colocar como Webcam, mas resolvi instalando todas as atualizações do windows 10 ate chegar na versão 1909, 20h1 ou 20h2 ja pega a camera. Senão atualizar o windows ate uma dessas versões ao conectar a camera e ativar pc camera, ela ficara reiniciando sempre. outra coisa não espere pela atualização automatica do windows 10, force as atualizações senão ele sempre dirá que vc está com a ultima atualização em dia e não conseguira instalar a camera, se não me engano eu consegui fazer a camera pegar instalando essa atualização do windows 10 - (kb4568831).

      Espero ter ajudado!

      Excluir
    3. Realizei alguns testes e constatei que a versão do Windows 10 2004 de compilação 19041.388 não funciona. A câmera continua reiniciando o tempo todo. Porém, a versão anterior, a 1909 de compilação número 18363.959 funciona 100%! Basta conectar a câmera, escolher a opção Webcam e abrir o aplicativo de câmera do Windows 10. Depois, basta alternar entre a webcam do notebook e a NavCity, se necessário, clicando no botão superior direito do app.

      Excluir
    4. Boa Ricardo, não queria desatualizar o windows 10 pra versões anteriores e fiquei na dúvida de comprar a câmera. Então a ideia é instalar atualizações cumulativas das edições anteriores, que não vem normalmente na versão 2004, e assim você consegue o mesmo efeito de plugar a câmera em uma versão anterior. Boa Ricardo !!

      Excluir
    5. Porém aqui disse que a versão não pode ser instalada em meu computador, alguma ideia sobre isso ?

      Excluir
    6. Talvez por ter instalado ela direto, vou começar a atualizar desde as primeiras.

      Excluir
    7. Você pode tentar baixar a ISO 1904 do Windows 10 e formatar o PC com ela.

      Excluir
  3. Olá, amigo! Qual o programa que você usa para fazer os seus vídeos com a gravação dessa câmera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu utilizei o Kdenlive, um editor de vídeos de código aberto parecido com o Sony Vegas. Mas já gravei alguns com o Sony Vegas também, o qual eu gosto bastante por ser mais leve que o Adobe Premiere.

      Excluir
  4. Comprei essa câmera pra minha filha, fizemos uns vídeos e fotos, mas na hora de passar pro pc estou tendo dificuldades. Quando conecto ela aparece DADOS BACKUP (F:) mas quando entro não tem nenhuma foto ou vídeos. O que esta dando errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! No seu caso a câmera consegue gravar alguma foto ou vídeo no cartão SD? Caso isso não esteja acontecendo, pode ser que é preciso formatar o cartão. Isso aconteceu comigo algumas vezes e consegui resolver formatando o cartão no Windows em FAT32.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares