Destaques

Lenovo Thinkplus GM2 Pro: unboxing e primeiras impressões

Imagem
Olá pessoal! O Lenovo Thinkplus Livepods GM2 Pro são fones de ouvido intra auriculares exclusivos do mercado chinês que possuem tecnologia TWS, conexão Bluetooth 5.3, modo gamer, proteção IPX5 e bateria de até 5 horas de duração. Ele aparece com certa frequência em promoções no AliExpress, Mercado Livre ou mesmo na Shopee, por isso eles despertaram o meu interesse em adquirí-los. Nesse vídeo eu gostaria de deixar registrado o meu unboxing e quais foram as primeiras impressões que eu tive com esses fones de ouvido da Lenovo. Link para compra do Lenovo Thinkplus GM2 Pro: https://shope.ee/5fRQbLfNol

Testando a câmera esportiva Navcity NG100 Plus


Olá pessoal!
Recentemente adquiri uma câmera esportiva da marca Navcity, modelo NG100 Plus. Essa foi a minha primeira câmera esportiva e um ponto que chamou bastante a minha atenção foi o seu baixo custo, levando em consideração que existem vários modelos que custam acima dos 1500 (mil e quinhentos) reais, a NG100 Plus pode chegar a custar até 15 vezes menos que isso, uma diferença e tanto! Mas será que ele consegue entregar uma qualidade aceitável dentro de seu preço? É isso que gostaria de dizer a vocês nesta postagem.




Primeiras impressões

Para quem não conhece, a Navcity é uma marca nacional conhecida por entregar equipamentos de baixo custo tais como aparelhos de GPS, Smartphones, celulares e câmeras esportivas. A NG100 Plus é um modelo de entrada destinado àqueles que desejam gravar suas viagens ou esportes radicais, por exemplo, mas sem gastar muito. Ela possui as principais especificações:

Marca: Navcity
Modelo: NG100 Plus
Resolução de vídeo: até 4K (3840x2160p a 30 quadros por segundo)
Resolução de foto: até 16MP em formato 4:3
Lente: grande angular de 140º com acabamento anti-reflexo
Bateria: removível de Li-ion e capacidade de 900mAh
Funções: câmera, filmadora, câmera lenta e Webcam
Preço estimado: R$99,90 (Magazine Luiza)

Externamente, temos uma tela de 2 polegadas em resolução QVGA (320x240), um botão de disparo/confirmação, dois botões de seleção de funções/zoom, um botão Power/seletor de Modos de cena, um microfone, um pequeno auto falante e LEDs indicadores de estado. Também temos um compartimento para a bateria removível e uma entrada microUSB 2.0, além de um slot para cartões microSD de até 64GB. Ela mede aproximadamente 5,9 x 4,1 x 2,98 centímetros, pesando apenas 66 gramas. São dimensões muito comuns para câmeras desse tipo. Ela também possui um acabamento texturizado nas laterais que lembra borracha - mas não é. A câmera leva cerca de 3 segundos para ligar ou desligar.


O que vem na caixa

Dentro da caixa temos um guia rápido em português, uma caixa de estanque que suporta até 30 metros de profundidade e outros acessórios, como dois adaptadores para fixação em capacetes de moto ou bicicleta, um suporte para guidão de bicicleta ou equivalente, um suporte para tripé ou monopé e um cabo USB. Ela não acompanha um bastão de selfie, embora o mesmo é mencionado na caixa do produto.


Bateria

A câmera possui uma bateria recarregável de íons de lítio com capacidade de até 900mAh. Para carregá-la, basta conectá-la à porta USB do computador ou em qualquer carregador de celular de até 5V e 1A. O tempo de carregamento leva algumas horas para terminar e quanto à autonomia, realizei alguns testes de gravação em diversas resoluções que variaram entre 720p ao 4K. Nessa situação, a bateria aguentou gravar por cerca de 40 minutos. Provavelmente ela poderá durar mais tempo caso a gravação ocorra somente em 720p.


Fotografia

A câmera também permite fotografar com resolução de até 16MP. É possível selecionar outros tamanhos, como 12MP, 8MP, 5MP e 2MP, mas todos em formato 4:3. Ela possui alguns recursos, como o time lapse, fotos sequenciais e o disparador automático de até 30 segundos. As imagens geradas possuem uma granulação excessiva mesmo em baixo ISO, principalmente quando fotografamos à noite. A qualidade lembra muitas vezes a de Smartphones da geração passada, como o Samsung Galaxy S, o LG Optimus Black entre outros Aparelhos Android de 8 anos atrás. Nas imagens a seguir podemos ver um exemplo de fotografia de 8MP durante o dia e a noite.




Gravação de vídeo

Quanto à gravação de vídeos, existe uma ampla gama de opções. Podemos escolher entre 720p a 30, 60 ou 120 quadros por segundo,  1080p a 30 ou 60 quadros, 1520p ou 2.7K a 30 quadros e 2160p ou 4K a 30 fps. Também é possível gravar em time lapse, câmera lenta a 720p a 120fps ou 1080p a 60fps que permitem criar vídeos interessantes. Também é possível ajustar alguns parâmetros como a detecção de movimento e o ângulo da lente para mais aberto ou fechado. Infelizmente ela não possui foco automático nem estabilização digital e tampouco óptica (embora nenhuma câmera nessa faixa de preço tenha esses recursos). Curiosamente, quando gravamos a 60 quadros por segundo, os vídeos capturados são completamente diferentes daqueles a 30. O balanço de branco, a compensação de luz, o fator ISO, a saturação de cores, tudo muda.

Quando gravamos em qualquer resolução a 60 frames por segundo, a imagem tende a ser mais escura, borrada e com cores mais frias, enquanto que as gravações a 30 quadros a imagem torna-se mais nítida, mais clara, com cores mais saturadas e, consequentemente, mais granulada. Já as gravações em 4K tornam-se um completo caos. Temos muito ruído, baixa nitidez e cores extremamente saturadas, o que em algumas situações torna-se praticamente impossível gravar nessa resolução de forma decente. É possível até mesmo enxergar uma espécie de "mancha" pixelizada na tela que surge aleatoriamente durante as gravações. No vídeo a seguir, podemos ver um pequeno exemplo da qualidade em 1080p a 30 quadros por segundo filmado durante o dia. Ele está codificado em MP4 devido ao tamanho original ultrapassar o limite de upload deste Blogger. A propósito, os vídeos da NG100 Plus são gerados utilizando a codificação H.264, portanto a qualidade geral tende a ser discretamente melhor na codificação original além do tamanho ser consideravelmente maior.



Em vídeos gravados a 1080p e 30 frames por segundo, como o vídeo acima, temos um espaço ocupado na memória de cerca de 500MB a cada 2 minutos de gravação. Em 1080p a 60 quadros esse número quase dobra e em 4K temos um aumento de cerca de 20 por cento em relação ao 1080p a 30 quadros devido a alta compressão do codificador.


Conclusão

Custando menos de 100 reais, a Navcity NG100 Plus, dentro de suas limitações, é uma câmera que entrega recursos interessantes custando muito pouco. Não é uma GoPro, mas a qualidade de gravação é bem aceitável para uma câmera dessa faixa de preço. O ajuste de exposição automático muitas vezes atuou melhor que alguns modelos concorrentes como a SJCAM SJ4000 que sofre problemas de compensação de luz e cores com tons excessivamente azuladas em algumas situações. Não é o caso dessa câmera. Dos modos de gravação testados, o mais adequado para esta câmera, ou seja, aquele que entrega melhor qualidade, são os modos 1080p ou 720p, ambos a 30 quadros por segundo, em 4K é praticamente impossível filmar com qualidade mínimamente aceitável. Infelizmente ela não possui conexão Wi-fi - e isso faz muita falta - mas por menos de 50 reais a mais é possível adquirir o modelo NG200W que possui tal conexão. Em breve postarei alguns vídeos testando a câmera mais a fundo.

Você pode conferir logo abaixo alguns vídeos que eu realizei com a câmera durante algumas trilhas por onde eu passei:





Comentários

  1. Olá! Tenho uma dúvida.
    Como conectar ela ao PC, pra uso como webcam? A minha, quando colocada em modo PC/CÂMERA ela reinicia. Saberia me dizer se é somente dessa forma, pra fazer o reconhecimento dela no Pc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Comigo aconteceu o mesmo problema. Entrei em contato com a NavCity mas infelizmente eles nunca me retornaram. Eu acredito que essa função, apesar de existir, não funciona ou não é compatível com o Windows/exige algum driver específico.

      Excluir
    2. Alguma novidade sobre esse problema?

      Excluir
    3. Provavelmente não. Como eu disse em um dos comentários, já tentei resolver este problema buscando em fóruns e contatando a própria Navcity, mas eu acabei desistindo e ignorei este problema. A câmera no geral é legal, ainda mais por custar apenas 100 reais, mas tem esse inconveniente.

      Excluir
    4. Eu testei ela em um notebook com Intel Dual Core, 3 GB de RAM em Windows 7 sem problemas. O incoveniente é ela não ter software que poderia acrescentar melhorias e fazer teste de funcionamento. Se a sua reinicia, era melhor devolver ou trocar

      Excluir
    5. Felizmente no meu caso era um problema de atualização. Após a atualização do Windows para a 20H2 a câmera passou a funcionar como Webcam.

      Excluir
  2. Eu recebi hoje a minha e estou exatamente com o mesmo problema. Se não resolverem vou devolver o produto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nagib. Provavelmente eles não resolverão este problema, pois já tentei entrar em contato várias vezes falando sobre isso e eles me ignoraram, e então eu desisti. Mas caso você consiga, por favor sinta-se livre para compartilhar essa informação.

      Excluir
    2. Tambem tive o mesmo problema ao colocar como Webcam, mas resolvi instalando todas as atualizações do windows 10 ate chegar na versão 1909, 20h1 ou 20h2 ja pega a camera. Senão atualizar o windows ate uma dessas versões ao conectar a camera e ativar pc camera, ela ficara reiniciando sempre. outra coisa não espere pela atualização automatica do windows 10, force as atualizações senão ele sempre dirá que vc está com a ultima atualização em dia e não conseguira instalar a camera, se não me engano eu consegui fazer a camera pegar instalando essa atualização do windows 10 - (kb4568831).

      Espero ter ajudado!

      Excluir
    3. Realizei alguns testes e constatei que a versão do Windows 10 2004 de compilação 19041.388 não funciona. A câmera continua reiniciando o tempo todo. Porém, a versão anterior, a 1909 de compilação número 18363.959 funciona 100%! Basta conectar a câmera, escolher a opção Webcam e abrir o aplicativo de câmera do Windows 10. Depois, basta alternar entre a webcam do notebook e a NavCity, se necessário, clicando no botão superior direito do app.

      Excluir
    4. Boa Ricardo, não queria desatualizar o windows 10 pra versões anteriores e fiquei na dúvida de comprar a câmera. Então a ideia é instalar atualizações cumulativas das edições anteriores, que não vem normalmente na versão 2004, e assim você consegue o mesmo efeito de plugar a câmera em uma versão anterior. Boa Ricardo !!

      Excluir
    5. Porém aqui disse que a versão não pode ser instalada em meu computador, alguma ideia sobre isso ?

      Excluir
    6. Talvez por ter instalado ela direto, vou começar a atualizar desde as primeiras.

      Excluir
    7. Você pode tentar baixar a ISO 1904 do Windows 10 e formatar o PC com ela.

      Excluir
  3. Olá, amigo! Qual o programa que você usa para fazer os seus vídeos com a gravação dessa câmera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu utilizei o Kdenlive, um editor de vídeos de código aberto parecido com o Sony Vegas. Mas já gravei alguns com o Sony Vegas também, o qual eu gosto bastante por ser mais leve que o Adobe Premiere.

      Excluir
  4. Comprei essa câmera pra minha filha, fizemos uns vídeos e fotos, mas na hora de passar pro pc estou tendo dificuldades. Quando conecto ela aparece DADOS BACKUP (F:) mas quando entro não tem nenhuma foto ou vídeos. O que esta dando errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! No seu caso a câmera consegue gravar alguma foto ou vídeo no cartão SD? Caso isso não esteja acontecendo, pode ser que é preciso formatar o cartão. Isso aconteceu comigo algumas vezes e consegui resolver formatando o cartão no Windows em FAT32.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares