DLNA: Compartilhe tudo do seu Notebook Smartphone Notebook Tablet - Dicas da Net

Dicas da Net

Tudo sobre o Mundo da Tecnologia.

sábado, 1 de março de 2014

DLNA: Compartilhe tudo do seu Notebook Smartphone Notebook Tablet

DLNA você sabe o que é isso? Já pensou se existisse um padrão que tornasse seu televisor compatível com fotos e vídeos enviados do celular, sem precisar de fios e configurações? Aqui na minha casa eu baixos os filmes em full hd, blue ray, musicas e meu computador fica no escritório a pelo menos 15 metros e eu veja no minha smart tv sem uso de qualquer tipo de fio, graças ao Wi-fi e a tecnologia DLNA.

dlna notebook - smartphone - camera - tablet

E que além disso o pen drive inserido no Blu-ray fizesse o caminho contrário, mandando músicas para o telefone móvel?

Curiosamente, essa tecnologia existe e vai além do que eu citei aqui: ela se chama DLNA (Digital Living Network Alliance), um padrão desenvolvido por um grupo de empresas para tornar essa conectividade em rede entre eletrônicos possível.

Tudo que você precisa é ter dispositivos certificados pela DLNA, além de uma rede doméstica com ou sem fios – o DLNA usa a rede para trocar informações.  Essa modo de compartilhamento é tudo que você precisa ter para facilitar a sua vida em casa, vejo as fotos, vídeos, arquivos direto do meu tablet, telefone, notebook direto na TV e ainda posso controlar minha TV pelo meu dispositivos móveis.

E o que dá para fazer com isso de DLNA?


A lista é bem interessante:

  • Encontrar e reproduzir filmes: vídeos armazenados em um servidor NAS que pode atuar como central de mídia vão direto para a TV da sala

  • Enviar e exibir fotos: uma câmera com DLNA habilitado envia fotos para o televisor, que mostra as imagens.

  • Encontrar, exibir e enviar música: assim como os filmes, vale para música também. Um dispositivo portátil, como um celular, pode achar as músicas no PC e enviar para o home theater da sala.

  • Enviar fotos para arquivo: do mesmo modo que as músicas, as fotos de uma câmera vão direto para o servidor NAS para backup.

  • Imprimir fotos: por Wi-Fi, suas fotos novas vão direto da câmera para a impressora, sem intermediários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire suas dúvidas, deixe um comentário!