Melhore seu Sinal Sem Fio Wifi: Tutorial - Dicas da Net

Dicas da Net

Tudo sobre o Mundo da Tecnologia.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Melhore seu Sinal Sem Fio Wifi: Tutorial

A dica de hoje é um tutorial de como você pode melhorar o sinal do seu (sem fio) Wi-Fi com esse tutorial para evitar interferências entre outros aparelhos e dispositivos móveis dentro da sua casa com uma simples configuração no Canal de frequência do seu modem roteador.

O que você não sabe é que por padrão a grande maioria dos modens que tem a tecnologia Wi-fi vem configurado no canal 11 ou 6. Com crescimento dos usuários nesta tecnologia você simplesmente alternar o Canal de frequência do Roteador resolverá grandes problemas que você tem ou terá em interferências na Conexão sem Fio ao usar seu Smartphone, Tablet, Notebook, TV Smart, etc.

Essa configuração é física, então não tem problemas com diferentes plataformas de sistemas operacionais como Windows (XP, 7, 8), Android, Mac (Apple), Linux, pois a configuração é realizada no seu Modem.



Melhore o seu sinal sem fio



O normal é claro que muitas pessoas compram, instalam e deixam suas redes no modo padrão de fábrica, o que pode deixar esses canais muito congestionados. Isso poderá interferir na performance da sua rede. Essa publicação não tem o intuito de ser um tutorial completo de como configurar a sua rede wireless ou de explicar as funções e elementos encontrados nas interfaces de configuração dos roteadores. É na verdade uma dica que irá ajudá-lo a escolher, sem muitos rodeios, o melhor canal para a sua rede usando um software gratuito. É uma leitura para quem tem noção básica de como configurar o roteador, mas não sabe qual seria a melhor escolha de canal.


Melhore seu Sinal Sem Fio Wi-fi com esseTutorial




O melhor canal para a rede nem sempre significa escolher aquele que está vazio. Isso acontece porque as frequências dos canais se sobrepõem. Veja no gráfico abaixo para entender melhor.

imagem01

Quando você escolhe o canal 3 por exemplo, ele irá ocupar a faixa do canal 3, mas também a faixa dos canais 1, 2, 4 e 5.
Desse modo, além de se preocupar em escolher um canal pouco usado, deve-se prestar atenção se os canais vizinhos ao canal escolhido não estão muito ocupados também, e como é lógico quanto menos usuários utilizar o canal, melhor será estabilidade da conexão sem fio (Wi-fi).
Os únicos que não se sobrepõem em suas frequências são o canais 1, 6 e 11, alguns roteadores têm até 14 canais, mas como já dito, o canal 6 geralmente é o que vem pré-configurado de fábrica. Daí a necessidade de verificar se em sua região ele já não está sendo muito usado.
Como fazer isso então?
Alguns roteadores já vem com uma ferramenta que mostram quais redes e quais canais estão ocupados dentro do seu raio de alcance, mas também existem softwares gratuitos que fazem a mesma coisa.

Um exemplo disso é o inSSIDer que você pode baixar através do link abaixo.

Download inSSIDer – Está hospedado no Baixaki

Depois de baixar, instale como você faria com qualquer software comum  e vamos então colocá-lo para funcionar. Verifique se sua placa wireless está selecionada. Veja na imagem abaixo onde você fará isso.



imagem02



Agora clique na aba "2.4 GHz Channels" e clique também no botão "Start" que fica no topo superior direito.
Vão começar aparecer as redes na parte de cima do programa e na parte de baixo um gráfico vai mostrar a intensidade de sinal e a faixa que elas ocupam.



imagem03



Por essa imagem você vê que a minha rede "DicasDaNet" está configurada para o canal 3 ocupando a faixa de 1 a 5 e que nessa faixa há outras redes também.
No meu caso, o programa mostra que as faixas de 8 a 14 estão livres, então decidi colocar a minha rede no canal 13, assim ela vai ocupar a faixa de 11 a 14, longe das demais.



imagem04



Acho que agora já ficou fácil saber qual escolher. Não é tão difícil usando o inSSIDer, é só olhar os gráficos que o programa exibe e mudar o canal no roteador.
Na imagem acima por exemplo, a rede "AQUERONTE" ficaria melhor no canal 8, onde ocuparia as faixas 6 a 10 evitando conflitos com outras redes.

E ai você testou a dica para melhorar o seu sinal Wi-fi (sem fio) da internet ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire suas dúvidas, deixe um comentário!