Como tornar o FireFox mais rapido e seguro - Dicas da Net

Dicas da Net

Tudo sobre o Mundo da Tecnologia.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Como tornar o FireFox mais rapido e seguro

Como tornar o Mozila Firefox mais rapido e seguro para navegar na internet

Um dos grandes problemas do Firefox é o grande consumo de memória na versão desktop, o que faz com que o sistema fique mais lento, prejudicando a navegação e experiência do internauta. Existem várias formas de minimizar e  reduzir este problema no navegador da Mozilla. Agora vejas As dicas desse simples e fácil tutorial do Dicas Da Net.

firefox22_auto-block-third-party-ad-cookies

1 - Atualize o seu navegador


Certifique-se que está usando a versão mais recente do browser. O Firefox possui problemas de vazamento conhecidos, o que significa que o programa não devolve a memória que parou de usar. Existe um esforço constante da Mozilla para reduzir estas falhas, o que faz com que as novas atualizações sejam mais eficientes.

Reinicie o browser
O consumo de memória tende a crescer com o tempo. Por isso, é recomendado reiniciar o navegador de vez em quando, para que ele "devolva" um pouco da memória retida.

Verifique a memória virtual utilizada



memoria_virtual


Verifique suas configurações de memória virtual. Às vezes, a quantidade disponível no sistema é muito baixa, o que prejudica o desempenho do Firefox. Confira como mudar o tamanho da memória virtual neste tutorial.


Tome cuidado por onde 'navega'

Tome cuidado com sites que possuem muitas imagens, porque elas requerem uma grande quantidade de memória. Por padrão, o Firefox guarda estes arquivos não comprimidos durante um tempo, o que pode resultar em melhor velocidade ao custo de maior uso de memória. Caso existam muitas imagens grandes na memória ao mesmo tempo, o programa pode exaurir os recursos do computador e fechar sem aviso.

Uma das soluções possíveis para este problema é reduzir o tempo em que estas imagens ficarão armazenadas. Para fazer isto, digite 'about:config' na barra de endereços e modifique a variável image.mem.min_discard_timeout_ms. Por padrão, ela está programada para 120.000 (120 segundos), mas o ideal é reduzir este valor para algo como 10.000 (10 segundos).

2 - Remova extensões desnecessárias



As vezes alguns plugins ou extensões que mostram tipos específicos de conteúdo, como Java ou Flash, podem consumir muita memória e atrapalhar no desempenho do navegador, especialmente em versões antigas. Caso seja necessário removê-las, clique no botão do Firefox -> Complementos -> Plugins, selecione a plugin desejado e clique em Desativar.

firefox-plugins1



Descubra a quantidade de memória usada


firefox1

4 – limpe o Cache do seu navegador para melhorar o desempenho


Abra o navegador e vá até em ferramentas:

limpar cache 1
e logo Opções

limpar cache 3

Na Aba Avançado no lado direito superior:

limpar cache 2

E depois vá na Aba Rede


limpar cache 4

E logo depois em cache de conteúdo, clique no botão limpar Agora:

limpar cache 5

Com essas dicas você com certeza irá usurfruir o melhor do seu navegador FireFox.



O Firefox também possui uma ferramenta que mostra a quantidade de memória utilizada.

Para acessá-la é simples:

- basta digitar "about:memory" (sem aspas) na barra de endereços. Lá onde você digita o endereço da web (www.endereço.com.br).

No final da tela, existem algumas opções como a “Minimize memory usage”, que libera uma parcela da memória utilizada.

Pronto! Agora você é só recorrer a uma ou algumas destas dicas para que fazer com que o navegador da raposa consuma menos do seu HD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire suas dúvidas, deixe um comentário!