Tutorial Samsung Galaxy Atualizaçao Jelly Bean - Dicas da Net

Dicas da Net

Tudo sobre o Mundo da Tecnologia.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Tutorial Samsung Galaxy Atualizaçao Jelly Bean

Tutorial de atualização para Samsung Android Galaxy Jelly Bean para os modelos (o Galaxy S II, Galaxy Note, Galaxy S Advance, Galaxy S II LTE, Galaxy Chat, Galaxy Ace 2, Galaxy Beam, Galaxy Ace Plus, Galaxy Mini 2 e Galaxy S Duo -, 4 tablets - Galaxy Tab 2 7.0, Galaxy Tab 7.0 Plus, Galaxy Tab 2 10.1, Galaxy Note 10.1 - e um serviço chamado Galaxy Music.)


Atualização Galaxy Jelly Bean












O por que desse tutorial  da nova versão Android Galaxy

 
Para pessoas que queiram (Dicas da Net ensina a você mesmo fazer) experimentar as novidades do update da Jelly Bean e optaram por não atualizar manualmente o seu sistema até então. A atualização é homologada e assistida pela própria Samsung e não interfere na garantia do aparelho.

Instruções importantes para atualização Galaxy 4.1.1 da Samsung dos modelos citados acima:

1) Leia toda a FAQ abaixo e faça backup de seus dados antes de executar o procedimento;
2) Baixe o software do Kies e instale no seu computador;
3) Abra o Kies e permita-o fazer suas atualizações. Se o Kies pedir para reiniciar o computador, faça-o antes de prosseguir;
4) Conecte o cabo USB do PC ao smartphone e aguarde uns 20 segundos para ele ser reconhecido;
5) Se o GS3 for reconhecido e existir uma atualização disponível para ele, o Kies já irá abrir uma janela informando e perguntando se deseja continuar; Se o smartphone não for reconhecido, desinstale completamente o Kies, reinicie o computador e reinstale-o;
6) Uma vez que a conexão com o GS3 seja bem sucedida, permita que o Kies continue com a instalação indicada;
7) O processo deve demorar cerca de 20 minutos e o GS3 irá reiniciar ao término dela. Uma vez reiniciado, desconecte o cabo USB;
8) A primeira carga do sistema é mais lenta, quando o dispositivo recriará os caches. Aguarde pacientemente o boot e siga as informações no menu;
9) A instalação terá finalizado quando você tiver acesso ao menu do aparelho. Neste ponto, aconselha-se fortemente a fazer um factory reset (em Config. > Fazer o backup e redefinir > Restaurar padrão de fábrica) para deixar o telefone com as configurações de fábrica.

Abaixo alguns screenshots para dar uma idéia do processo pelo Kies:

2 - Baixando Kies

2 - Baixando Kies.png (192.81 KiB)

3 - Abrindo Kies

3 - Abrindo Kies

3 - Conectando o GS3

4 - Conectando o GS3.png

5 - Sem atualizacao

5 - Sem atualização:

6 - Firmware disponivel para download

6 - Firmware disponível para download

9 - Apos atualizacao


FAQ 
 

01) O que é a Jelly Bean (Android Samsung)?


R: É a mais nova versão do Android (4.1.x). Lançada oficialmente em Julho de 2012, ela finalmente ficou disponível para o Galaxy S3. Sua atualização se dará em lotes, entre Setembro e Novembro deste ano.

02) O que a Jelly Bean traz de novo?

R: Algumas novidades e ajustes. Se quiser dar uma olhada mais a fundo das novas funções, entre nesta página da Let´s Go Droid. Para uma visão mais técnica das diferenças entre versões de Android, sugiro uma visita à página da Wikipedia (texto em inglês).

03) O que é o Kies?

R: É o software oficial da Samsung para atualizações e sincronização de dados entre o PC e o Galaxy S3. É ele quem irá te assistir nesta transição.

04) Onde faço download do Kies?
R: No site oficial da Samsung você encontrará disponível a versão para Windows e Mac OS. Nesta página também poderá visualizar um tutorial sobre o uso do Kies.

05) Qual é a mais nova versão do Kies disponível?
R: No momento do lançamento da Jelly Bean para o GS3, v2.3.3.12085_7_5. Mas não se preocupe com isso, quando entrar no Kies ele irá sugerir a atualização para a última versão disponível, e durante esse procedimento, irá reinstalar os drivers do Windows necessários.

06) Porque eu preciso atualizar meu sistema?
R: Não precisa! Mas é interessante atualizar, porque novas atualizações trazem correções de bugs e geralmente novas funções.

07) Quem pode instalar a atualização via Kies?
R: Todo os donos de GS3 utilizando stock ROM (firmware original da Samsung), atualizado ou não. Mesmo os usuários que atualizaram manualmente a ROM (stock) via Odin ou instalaram kernel/modem (custom) vão poder atualizar. O próprio Kies vai te informar se você está apto ou não para receber tal atualização ao executá-lo.

08) Quando entro no Kies ele me informa "O seu dispositivo não suporta atualizações de software através do Kies." R: Muitos usuários se desesperam neste ponto.  Entenda que o processo de atualização automática requer paciência, e quando seu lote for disponibilizado ele lhe permitirá a atualização. Cheque a possibilidade de atualização (em Configurações > Sobre o dispositivo > Atualização de software > Atualizar), pois o GS3 sempre tentará atualizar inicialmente over-the-air (via FOTA). No caso de tentativa falha, o atualizador habilitará a condição para o Kies reconhecê-lo como apto a receber o firmware - mas você tem que ter recebido esta notificação da Samsung dizendo que há uma atualização disponível! Se não recebeu, o Kies realmente não terá nada para fazer - ainda!

09) Entrei no Kies para tentar atualizar e meu GS3 sequer foi reconhecido/problema de conexão. R: Aguarde um minuto, muitas vezes o Windows ainda está atualizando os drivers. Lembre-se de destravar a tela de bloqueio - se você utilizar uma - ao conectar o cabo USB. Se não for reconhecido, desconecte o cabo USB, aguarde 10 segundos e conecte-o novamente. Talvez conectar em uma outra porta USB possa ajudá-lo. Se ainda assim o Kies não o reconhecer, seus drivers não estão instalados adequadamente. Deinstale o Kies completamente, reinicie o computador e reinstale-o.

10) Quanto tempo demora a atualização? R: Depende da velocidade da sua conexão. O Kies vai baixar a ROM inteira (aprox. 775 MB) e realizar o upload para o seu smartphone. Um assistente de instalação vai te mostrar o progresso do procedimento, que deve demorar entre 15 e 30 minutos.

11) Quais os cuidados que devo ter antes de iniciar a atualização?
R: Ler este texto inteiro com atenção, se certificar de que sua bateria disponível está acima dos 50% e não interromper o processo uma vez que ele se inicie. Esgotamento da bateria ou interrupção do procedimento antes do término dele pode "brickar" permanentemente o seu smartphone.

12) Qual a diferença de fazer esta atualização pelo Kies e fazer automaticamente pela wi-fi (procedimento conhecido como FOTA)? R: Nenhuma. O produto final das duas atualizações é o mesmo. A atualização via wi-fi é mais cômoda, mas geralmente um pouco mais demorada. Em alguns casos a FOTA não funciona adequadamente e o usuário precisa recorrer ao Kies.

13) Preciso fazer backup? Como fazê-lo?
R: Atualizações automáticas são muito tranquilas e em teoria manteriam todos os seus apps, dados, configurações. Mas como durante a transição entre as versões do Android é recomendado voluntariamente apagar tudo, aconselha-se a fazer backup (a não ser, é claro, que você não se importe de recomeçar do zero). Existem maneiras que ensinam a fazer backup aqui no site tem ensinando você a salvar todos suas confirgurações. 

Outra alternativa é utilizar a cópia de segurança do próprio Kies (que não é o mesmo nível de backup do TB, mas é o suficiente para copiar os contatos, calendário, tarefas, mensagens, S Memo, registro de chamadas, aplicações, músicas, fotos, vídeos, preferências, toques, configurações de rede, informações da conta de e-mail).

14) Quando entro no Kies, abaixo de informações do firmware, a minha versão do firmware atual é diferente da que você mostra no screenshot do tutorial (I9300XXBLH1/I9300OXFBLH1/I9300XXLH1/I9300XXBLH1). Posso fazer a atualização assim mesmo?
R: Sim! Dependendo de onde você comprou o celular, de qual operadora você utiliza, se já fez ou não outra atualização antes dessa, esse código será diferente, não se preocupe.

15) Meu GS3 não foi comprado no Brasil e não é o GT-I9300. Posso atualizar assim mesmo?
R: Sim, poderá, assim que o firmware dele estiver disponível. Todos os modelos alternativos (SGH-T999, SGH-I747, SHV-E210, SGH-N064, SCH-R530, SCH-I535, SPH-L710, GT-I9305) serão eventualmente atualizados para a Jelly Bean.

16) Eu fiz o procedimento de root. Se eu atualizar pelo Kies perco o root?
R: Sim, perde, como em qualquer atualização de ROM. Eu vou colocar vários metodos de fazer root no seu aparelho. Não sabe o que é root leia esse post aqui.

17) E se eu (re)fizer root após o update, vou poder continuar atualizando automaticamente pelo Kies depois?
R: Sim!

18) Perco a garantia se fizer atualização automática?
R: Não. Todos os updates automáticos são homologados pela Samsung em conjunto com a sua operadora de telefonia (no caso das ROMs de operadoras).

19) Não curti a Jelly Bean (v4.1.1)! Posso voltar para o Ice Cream Sandwich (v4.0.4)? R: Sim, mas não utilizando ferramentas oficiais. Pode realizar esta troca como qualquer outra troca de ROM extra-oficialmente tutoriais que vou adicionar aqui no site.

20) Meu vizinho comprou o celular no mesmo lugar que eu e o dele já atualizou, o meu não! E agora?
R: Aguarde! A atualização se dá por lotes, e às vezes demora 3 ou 4 semanas depois de que outros já a tenham feito. Dependendo da localidade do firmware instalado, isso pode ser bem rápido ou demorar meses.

21) Com que frequência sai uma atualização oficial nova?
R: Depende da necessidade de alteração pela Samsung. Mas do jeito que a Samsung tem se comportado ultimamente, você pode esperar uma atualização (menor) pelo menos uma vez a cada 2 meses. Atualizações maiores, com mudança de versão do Android (como esta da Jelly Bean), acontecem mais ou menos uma vez por ano.

22) Se eu desistir deste update e preferir fazê-lo manualmente (ou inserir uma ROM diferente), existe algum tutorial para isso? R: Claro!

23) Qual o risco de dar problema fazendo a atualização automática?
R: Se você ler cautelosamente cada linha escrita ali e seguir os procedimentos corretamente, ZERO.

24) Meu celular veio dos EUA (ou qualquer outra localidade) e fizeram desbloqueio dele antes de vir pra cá. Se atualizar a ROM, o bloqueio voltará?
R: Não.

25) Um determinado app parou de funcionar depois do update!
R: É comum. Dependendo do que foi atualizado, pode ser que dê zica em uma coisa ou outra. Desinstale e reinstale o app ou limpe o cache de dados deste determinado app. Em última instância, contacte o desenvolvedor do aplicativo, pode ser que ele ainda não seja compatível com a Jelly Bean.

26) Preciso apagar meus dados? Ouvi dizer que devo fazer wipe de cache, Dalvik´s ou ainda full wipe, isso é verdade?
R: Para a atualização da Jelly Bean, sugiro que faça um factory reset após o término do procedimento - outros caches serão limpos automaticamente pelo atualizador. . É importante ressaltar que ao fazer o factory reset você irá perder seus apps, configurações etc. Você não é obrigado, mas é de bom senso fazê-lo, para evitar que resquícios da outra ROM afetem o desempenho da nova.

27) Esta atualização vai alterar o consumo da minha bateria ou performance do aparelho?
R: Toda troca de ROM altera o comportamento do seu Galaxy S3. O novo firmware é projetado para trazer uma melhor experiência com o usuário, mas muitas vezes alguns pontos deixam a desejar.

29) Não estou tendo sucesso fazendo esta atualização! Porque não consigo mandar uma MP para você pedindo ajuda? R: Porque isso é um fórum para debater ideias, não é assistência técnica gratuita. Exponha seu problema neste tópico que alguém virá te ajudar!
Fonte: Forum galaxy s3

18 comentários:

  1. Meu amigo eu tenho a versao da sansung de galaxy beam(gt-i8530), sabe me informar se ja tem atualiza para ele e onde encontro pois no mneu nao achei

    ResponderExcluir
  2. Não consigo atualizar pelo kies o firmwware nem pelo próprio telemóvel pelo kies diz que nao e compatível e pelo Samsung falha porque será ???e Samsung S 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mil desculpas pela demora, se você não conseguiu tenta baixar e fazer via download mode - pelo SD - cartão de memoria. O tutorial do Root é praticamente igual.

      Excluir
  3. Muito bom. Eu só não entendi o seguinte, tem como eu instalar o Jelly Bean em um celular que tem o IceCream sem perder tudo instalado? Aplicativos e tudo mais? (Mesmo que eu não faça a restauração de fabrica, vou perder tudo?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonic olha o ICECREAM é uma android (programa) o jelly beam é uma atualização do android (a ultima). E não você não vai perder nada a não ser o ROOT - Caso tenha feito. contatos, jogos, programas, etc.. tudo fica no aparelho.

      Excluir
  4. Tenho Galaxy Sduos, hoje pediu atualização, porém, até 99% foi rapido, e agora esta em 99% desde as 16:00, liguei na samsung e falaram que é normal demorar. Pesquisei e não encontrei nada sobre esta demora. Estou achando estranho. Meu Firmware atual é o 4.0.4. Isso esta correto???
    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  5. Julio cesar provalmente houve um problema com a conexão no final da instalação, ou o você não tinha memoria suficiente. Caso você não tenha feito o backup, instale vai kies ou sd. (aqui tem tutorial - Root - também serve).

    ResponderExcluir
  6. Ola, atualizei o meu Galaxy S Duos no sábado dia 23/03/13, só que após a atualização a Galeria de imagens, aplicativo padrão, não abre mais, somente aparece a mensagem "Sem espaço suficiente. Exclua itens desnecessários tais como softwares baixados, imagens, vídeos e documentos" antes funcionava perfeitamente e espaço tem de sobra no dispositivo como no SD. O que será q aconteceu? Desde ja agradeço...

    ResponderExcluir
  7. ola tenho um galaxy sII e a camera frontal

    mosra uma mensagem de erro ao abrir?

    o que ser´1??

    desde já obrigado!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. É tudo muito bonito, mas a Samsung esqueceu-se do Kies para Linux. Vergonhoso...

    ResponderExcluir
  9. Comprei a uns dias o galaxy beam e show no entanto quando faço a marcação de um numero de telefone e carrego na tela no verde de ligar a começa a acender e apagar durante a ligação e a pessoa do outro lado nao me escuta.. sera algum erro do telefone? So tenho o celular a uns 3 dias... Ou e do sistema android??

    ResponderExcluir
  10. O Galaxy Ace Plus tem att para 4.1 mesmo ? :S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente sim, pois eles vai atualizando aparelho por aparelho, pois as configurações do hardware são diferentes.

      Excluir
  11. No meu Kies não apareceu a versão Jelly Beam para meu galaxy ace plus! Ainda vai chegar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique ligado que logo logo deve estar chegando amiga.

      Excluir
  12. mano, meu samsung beam tá com jelly bean graças a tú.
    Ficou lindasso mas e agora pra fazer root?
    Tem jeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é claro, é o mesmo procedimento de qualquer root, é só seguir os passos de como fazer root no android.

      Excluir

Tire suas dúvidas, deixe um comentário!