Indexação do Blogger no Google - Tutorial - Dicas da Net

Dicas da Net

Tudo sobre o Mundo da Tecnologia.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Indexação do Blogger no Google - Tutorial

 

Indexação do blogger no Google é imprescindível para que seu blog tenha visitas, então nada mais do que você ajudar o Google boot a rastrear e indexar as paginas e atualizações do do seu blog mais rapidamente. Além de otimizar suas postagens e outros aspectos do seu blog, é importante estreitar os laços entre ele os mecanismos de busca. Para isso existem as Webmasters Tools, ferramentas fornecidasindexação do blogger no google pelos sites de pesquisa que facilitam a indexação do seu conteúdo. Como sabemos, o Google é atualmente o mecanismo de busca mais usado no mundo; por isso, faz-se necessário ter seu conteúdo indexado e bem avaliado por ele. Para tanto, vamos aprender a integrar as Webmasters Tools do Google, com o Blogger/Blogspot.

Primeiramente devemos ativar a Ferramenta para Webmaster (ou Webmasters Tools), devemos ativa-las no Blogger. Para isso acesse a Página de Ativação e clique no botão Ativar Ferramentas para Webmasters.

ferramentas do webmaster tools

Logo apos, você será levado à página inicial das Ferramentas para Webmasters do Google. Se os seus blogs já estiverem listados, você poderá passar para a próxima etapa. Caso contrário, resta esperar até que eles apareçam na lista (pode levar cerca de 24 horas).

2 - sitemap para google Agora, clique em seu blog na lista de sites adicionados. Em seguida, clique na opção Configurações do site na barra lateral para expandí-la. Depois clique no item Sitemaps.

Você será levado à um página que lista os sitemaps (mapas do site) adicionados. Os robôs de indexação consultam estes sitemaps como uma forma de ter acesso mais fácil e rápido às páginas do site.

No caso do Blogger, o sitemap utilizado é o Feed das postagens. Com ele, os mecanismos de busca poderão indexar cada nova postagem com maior rapidez, apenas verificando seu feed.

3- Para adicionar um sitemap clique no botão Enviar um Sitemap.

enviar um sitemap

Aqui você deverá indicar o endereço do sitemap. Se você utiliza o Feed padrão do Blogger, insira o seguinte endereço:

atom.xml

Se você utiliza redirecionamento de feed, através do Feedburner ou outro serviço, digite o seguinte endereço:

atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=100

Por padrão, este sitemap indicará apenas as últimas 100 postagens no seu blog para os robôs de indexação. Se você quiser aumentar o número de postagens, altere a parte em vermelho pelo número de postagens desejado (o máximo é 500). Observe que quanto maior for o número de postagens, mais tempo levará a indexação.

Porém, se você tiver um alto número de postagens, e não quiser ser prejudicado quanto à velocidade de indexação, poderá manter dois (ou mais) sitemaps, como no exemplo:

atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=100

atom.xml?redirect=false&start-index=101&max-results=500

Para você adicionar os 2 sitemaps acima – um de cada vez –, as 100 primeiras postagens serão indexadas mais rapidamente, enquanto as próximas 500 serão indexadas com um intervalo maior de tempo (o que não é um problema, já que postagens mais antigas só precisam ser reindexadas no caso de uma alteração ou atualização em seu conteúdo). Se você precisar adicionar um terceiro sitemap, some as partes em vinho e laranja do sitemap anterior e coloque o resultado na parte em vinho do novo sitemap. Por exemplo, num terceiro sitemap do exemplo acima, a parte em vinho seria 601.

Fonte do tutorial Ice Breaker

Um comentário:

  1. Puxa, procurei e não encontrei a opção "Participar deste site".

    =/

    ResponderExcluir

Tire suas dúvidas, deixe um comentário!