Como Personalizar o seu Blog/Comunidade no diHITT - Dicas da Net

Dicas da Net

Tudo sobre o Mundo da Tecnologia.

domingo, 16 de novembro de 2008

Como Personalizar o seu Blog/Comunidade no diHITT

Tutorial completo de como personalizar o seu Blog/Comunidade no diHITT


Neste artigo vamos ver como personalizar a nossa comunidade no diHITT. Você deve ter se perguntado para que servem as comunidades num site que agrega notícias e a resposta é simples, nelas podemos juntar todas as informações que desejamos e temos uma forma de contato direto com os leitores que estão participando.

As comunidades são simples e muito parecidas com as do Orkut, porém não tem a função fórum e enquetes, porém por ela é possível obter todas as informações sobre o autor e seu blog, já que ela é ligada diretamente a ele.



O que podemos personalizar na nossa comunidade?



Eu diria que podemos personalizar quase tudo e deixá-la com a nossa cara, bastante ter um pouco de paciência e ler este tutorial com calma. A personalização não exige muitos conhecimentos de design, programação, HTML, CSS e, se não quiser, não é necessário saber mexer em imagens.



Como personalizar?


A personalização é feita de uma maneira muito simples, e como disse acima sem necessidade de conhecimentos de design, CSS, edição de imagens ou programação.



Entrando na Comunidade e Configurando os dados principais


Para entrar na sua comunidade é necessário que você vá em Blogs > Meus blogs







Depois procure a comunidade do seu blog na lista e clique no link Comunidade






Ao abrir a sua comunidade, ela deve estar com o padrão do diHITT, ou seja, em laranja e branco.



Configurando os dados principais do blog e Comunidade


Então para configurarmos devemos clicar em Configurar






A partir daqui vamos configurar os dados principais do seu blog e comunidade do DiHITT, essas alterações não afetam em nada o seu blog externo. Os dados já deverão estar preenchidos, porém alguns deles podem estar em branco e, caso você deseje, devem ser preenchidos para que esteja completo o cadastro.






Nome do Blog: O nome ou Título principal do Blog, normalmente é utilizado o mesmo nome do blog externo.

Sub-Titulo: É uma descrição rápida do blog. Não se deve usar um texto muito longo, tendo em vista que é rápida.

Apelido: O apelido é um endereço de internet para que as pessoas possam acessar o seu blog no diHITT e para os que não usam o blog do diHITT, mas cadastrou o seu Feed, este link leva para a comunidade. É importante verificar se o endereço que está cadastrado tem o seu nome de usuário (login), caso não tenha modifique para que fique mais simples de usar.

URL: Este espaço é para que você coloque o endereço externo do seu blog.

URL do Feed: Espaço destinado para que você informe a url do Feed/RSS do seu blog.

Descrição: Este espaço e para que você coloque a descrição completa do seu blog.

Categoria: Basta escolher a categoria que o seu blog se encaixa e seleciona-la



Tendo certeza que os dados estão corretos, clique em Enviar



Personalizando as cores do Blog e Comunidade do diHITT


Importante: As alterações feitas aqui somente terão efeito dentro do DiHITT e não vai mudar em nada o seu blog externo.


Para alterarmos as cores devemos clicar em Cores no menu de configuração do blog ou comunidade (para acessar você pode usar o item Entrando na Comunidade e Configurando os dados principais, deste tutorial.





Agora é importante que possamos ir em etapas, pois cada um dos processos configura uma parte do Blog/Comunidade. Outra coisa importante é que você abra a comunidade em outra janela do navegador para que veja as alterações que está fazendo.



Para começar é necessário selecionar a opção “Utilizar cores e imagens personalizadas” em Personalizando Blog/Comunidade, senão nenhuma alteração feita será adicionada.





1. Cabeçalho


Para começar a personalização em si, iniciaremos pelo cabeçalho. Ele é a parte superior onde se encontra o nome do Blog.






Imagem no cabeçalho: Esta opção lhe dá a oportunidade de utilizar uma imagem no cabeçalho (com um logotipo) ou a utilização de um banner substituindo o cabeçalho em CSS, mas para isso você terá que enviar uma imagem de 900×150. É importante que a opção “Utilizar imagem no cabeçalho” esteja marcada.

Titulo no cabeçalho: Essa opção permite que você exiba ou não o nome do blog. Essa opção é muito útil para que deseje usar uma imagem.

Cor de fundo: Essa opção você pode determinar a cor do fundo do cabeçalho.

Cor do texto: Nessa opção você determina a cor do texto (Título e Subtítulo)




Observação: As cores serão dispostas com o código hexadecimal correspondentes a elas, porém o sistema dispõe de uma caixa de cores para que você possa escolher e modificar.



Ao terminar de configurar o cabeçalho clique no Enviar e atualize a outra janela para ver como ficou a sua configuração, caso não tenha ficado como você queria faça novamente.



2. Fundo


Agora, vamos configurar o fundo da comunidade/Blog. O fundo compreende toda a área lateral e as áreas do centro onde não há texto.







Cor do fundo: Essa opção é onde você determina a cor que será utilizada no fundo

Imagem de fundo: Essa opção permite que você possa usar uma imagem no fundo do blog, para enviar a imagem basta clicar em escolher imagem. Essa função só estará ativa quando estiver marcada a opção “Utilizar imagem de fundo?”. A opção exibir lado a lado fará com que as imagens sejam posicionadas lado a lado, preenchendo o fundo do blog/comunidade.

Obs.: o tamanho do arquivo da imagem pode influenciar no carregamento do blog/comunidade.

Cor da borda: essa opção permite que você configure a cor da borda que é utilizada para separação do cabeçalho, fundo e áreas de texto. Ela só estará ativa se estiver marcada a opção “Mostrar borda?”




Ao terminar de configurar o fundo clique no Enviar e atualize a outra janela para ver como ficou a sua configuração, caso não tenha ficado como você queria faça novamente.



3. Texto


Agora, vamos configurar o fundo da comunidade/Blog. O fundo compreende toda a área lateral e as áreas do centro onde não há texto.







Cor do texto: É onde você determina a cor que o texto será exibida.

Cor dos links: É onde você determina a cor que os links serão exibidos.

Cor do fundo do texto: É onde você determina a cor que ficará no fundo da área de texto.




Ao terminar de configurar o texto, clique no Enviar e atualize a outra janela para ver como ficou a sua configuração. Caso não tenha ficado como você queria faça novamente.



4. Botão


Agora, vamos configurar o botão da comunidade/Blog. O botão, na verdade, é o ícone onde ficam os votos e o botão para votar.






Cor do Botão: É onde se determina a cor principal do botão, porém ele não assume a cor que você colocou, pois ele utiliza transparência. Para acertar a cor serão necessários vários testes.

Cor do Texto: É onde se determina a cor do texto interno do botão.




Ao terminar de configurar o Botão, clique no Enviar e atualize a outra janela para ver como ficou a sua configuração. Caso não tenha ficado como você queria faça novamente.


Conteúdo retirado thebest.blog.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire suas dúvidas, deixe um comentário!